TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de sustentabilidade

Artigo: Conceito de sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Artigo  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 1

O texto nos revela que a noção de sustentabilidade possui duas origens, sendo elas biológicas e econômicas e nos alerta sobre a crise ambiental que temos enfrentado, sendo ela causada por poluição, inseticidas, consumo demasiado etc...

Diante do que foi exposto no texto ficamos cientes das consequências dessa crise e que precisamos com urgência nos conscientizar sobre a questão DS.

Passo 2

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Ambiental: Sugere que o modelo de produção e consumo seja compatível com a base material em que se assenta a economia, sendo assim trata-se da forma de produzir e consumir garantindo que os ecossistemas se mantenham a sua capacidade de resiliencia.

Econômica: Supõe o aumento da produção e consumo através de recursos naturais(carvão, petróleo e gás).

Social: Acredita que todos os cidadãos precisam ter o mínimo necessário para uma vida digna sem absorver bens, recursos naturais e energéticos que prejudiquem os demais.

Cultural: Acredita que se não houver mudança de valores e comportamento jamais haverá mudança no padrão de consumo, essa dimensão estimula a adoção de novas formas de viver.

Política:

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

-Ambiental

-Econômica

-Social

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Tecnológica: Deposita no homem a capacidade de superação dos limites de recursos naturais.

Mudança radical do padrão de produção e consumo: Fala da mudança do rumo de desenvolvimento, passando assim a decrescer.

Catástrofe: Resultado de uma não resposta da sociedade.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

A melhor maneira de se encontrar saídas para a crise ambiental no momento é a união de governos, organizações e sociedade e assim trabalhar em conjunto para desenvolver estratégias para a resolução dos problemas ambientais.

Conforme descrito no texto é necessário que haja uma mudança de mentalidade na sociedade, e que possamos enxergar a sociedade como um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com