TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepcao historica das politicas sociais brasileiras no periodo de 1960 a 1980 e o servico social

Por:   •  31/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 A saúde pública no Brasil....................................................................................

2.1.1 O surgimento de reforma sanitária  no Brasil..............................................

2.1.1.1 O Brasil e o sistema único de saúde.........................................................

2.1.1.1.1 A atenção básica a saúde no Brasil.......................................................

2.1.1.1.1.1 O SUS e suas contradições.................................................................4

CONCLUSÃO..............................................................................................................7

REFERENCIAS ...........................................................................................................8



  1. INTRODUÇÃO

A saúde publica no Brasil

Reflete no que vivemos no nosso cotidiano, desde os tempos passados em que a assistência medica se dava por meio das caixas de previdências, postos de saúde municipais e a Santa Casa de Misericórdia, e as pessoas que tinham condições financeiras pagavam para ter esses serviços.

        Com o passar do tempo visto as necessidades do povo brasileiro, nasce o sistema único de saúde – SUS. Trazendo melhoria na qualidade da saúde publica no Brasil. Com proposta de promover acesso universal e igualitário independente da classe social, atingindo à justiça social.

        Dessa forma iremos agora nos deparar como anda a realidade do povo brasileiro no que diz respeito à saúde publica no Brasil conforme descreve o texto a seguir.

2. DESENVOLVIMENTO

A saúde pública no Brasil

Ao falarmos de saúde publica associamos logo ao sistema único de saúde SUS, em nosso país.

A mais de 30 anos atrás antes que o SUS existisse, a idéia saúde estava associada ausência de doenças. Mas com o passar do tempo pode perceber que as doenças estavam associadas aos hábitos de vida de uma população onde viviam.

Na verdade a saúde começou a ser entendida por um conjunto de fatores que tem a ver por um conjunto de fatores que tem a ver com saneamento básico, condição social, trabalho, renda, educação entre outros.

Tudo isso se dava pelo fato de que naquela época a assistência médica acontecia através das caixas de previdência, para quem possuísse a carteira assinada.

Do contrário as pessoas tinham que se dirigir aos postos de saúde municipais, os quais viviam sempre lotados ou recorrer às santas casas de misericórdia. A quem pudesse pagar era atendido pelos serviços particulares, tanto para consulta como para internamento.

O SURGIMENTO DA REFORMA SANITÁRIA NO BRASIL

        Então começava a surgir no Brasil um movimento de reforma sanitária, baseando-se em experiências de outros países, como também nas discussões que aconteceram na conferência de Alma – Ata. Vejamos um texto de apoio nº1-A

[pic 14]

A conferência de Alma – Ata aponta que a atenção primária a saúde é o começo para ter saúde igualitária para todos independente do nível social, mas que seja atingida a justiça social. Essa ação corresponde em média de 80 a 85% das necessidades de saúde de uma comunidade, visto que  em cada 100 pessoas atendidas em uma unidade de saúde, apenas 15% são transferidos para um hospital.

Em 1985, começavam os preparativos para elaboração da constituição federal. Mas em 1986, foi realizada a 8ª conferência nacional de saúde e criada a comissão nacional de reforma sanitária, com intuito de formular as bases para um sistema de saúde brasileiro.

O BRASIL E O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS

A assembléia nacional constituinte teve participação de alguns integrantes da comissão, conjunto de parlamentares que escreveram a constituição federal de 1988. Surge uma nova maneira de se entender a saúde, artigo 196:

[pic 15]

          Com o intuito de promover acesso universal e igualitário, dessa forma nasce o SUS, conforme indicado no artigo 198 da constituição federal de 1988.

[pic 16]

Forma-se então o sistema único de saúde que tem como base os três princípios. Descentralização, atendimento integral e participação da comunidade detalhadas nas leis 8.080 e 8.142, publicada em 1990.

          A lei 8.080 detalha a organização do SUS, baseada na descentralização das ações e políticas de saúde que das condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, promovendo o atendimento integral a população. E a lei 8.142 refere-se sobre a participação da comunidade no acompanhamento das políticas e ações de saúde.

Criando o conselho de saúde e as conferências de saúde, o conselho de saúde é formado por representantes de diversos setores da sociedade como: governo – Secretaria de saúde, ministério de saúde. Prestadores de serviços da saúde – hospitais, clinicas etc. Profissionais da saúde e usuários – associação de moradores, entidades religiosas entre outros.

O conselho de saúde tem como foco a formulação de estratégias e o controle da execução das políticas de saúde.  Os  conselhos nacional de saúde realizam este trabalho nas três esferas; federal, estadual e municipal, onde se reúnem uma vez por mês para acatar decisões e ações definidas nas reuniões devendo ser homologada pelos gestores nos seus respectivos nível de governo.

A ATENÇÃO BÁSICA A SAÚDE NO BRASIL

 

A criação do PACS, criado pelo ministério da saúde, logo em seguida o PSF, tinha como estratégia começar a mudar o modelo de assistência da saúde em que a população tem acesso direto a esses serviços de atenção básica a saúde, no que diz respeito a promoção, prevenção, recuperação e reintegração  do individuo a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com