TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepção históricadas políticas sociais brasileira no período de 1960 a 1980 e o serviço social

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................

DESENVOLVIMENTO................................................................................................

CONCLUSÃO..............................................................................................................5

REFERÊNCIAS............................................................................................................6 



INTRODUÇÃO

A entrada da mulher no mercado de trabalho na dec. De 90 trouxe repercussão na organização e na estrutura de funcionamento familiar, levando em consideração que nessa década teve o aumento do desemprego, e as transformações das atividades econômicas e a possível influencia na mudança das relações familiar.

A questão é, que merece atenção, a partir de que momento, a família da consequência das politicas de ajustes por parte do Estado, e acolher os desempregados mais ou menos invisíveis socialmente.

.

 


DESENVOLVIMENTO

No ano de 1990 á 1994 na Região Metropolitana de São Paulo, tiveram como consequência o aumento do desemprego, com isso os trabalhos e renda familiar tiveram mudanças. A redução da informalização do trabalho, ou seja, torna-se menor os ocupados que se inserem no mercado através de emprego. Ocorre também a redução do assalariamento e do emprego industrial.

De certa forma do outro lado o desemprego elevado e a precarização das relações de trabalho resultam da orientação da política macroeconomia e não apontam para a construção de um modelo de crescimento sustentado, como é previsto por alguns.

    Com tudo isso que aconteceu nos anos 80 ate 95, considerando o novo momento de reorganização das atividades produtivas e as transformações familiares da divisão sexual do trabalho as mulheres começou a ocupar os espaços dos homens no mercado de trabalho e isso não o deixa satisfeito os homens.

  Os números de famílias chefiados por mulheres crescem cada vez mais, tanto em casa como no  mercado de trabalho, e com as oportunidades crescendo apesar da sexualização  das  ocupações , ou seja , de atividade da mulher  no mercado de trabalho permanecer concentrada  em determinadas atividades e setores.

  Nos estudos do IBGE no ano de 1995 tive o aumento da participação no mercado de trabalho  das  cônjuge, cuja taxas de atividades cresceram 33% , entre 1981 e 1989 passando de 27,4 % para 36,5 %. Cresceram também as taxas de atividades de trabalho das chefas femininas de 46,5% em 1981 para 52 % em 1985. As taxas de atividades masculina apresentaram menos crescimento.

CONCLUSÃO

         A reestruturação produtiva afetou a inserção dos diferentes componentes da família no mercado de trabalho e, na ausência de políticas de emprego e de políticas de proteção social, teve por principais consequências a precarização das relações de trabalho e a deterioração da renda familiar. Uma das conclusões desta pesquisa é que no período analisado, 1990-1994, caracterizado por inflação elevada, rearranjos de inserção no mercado articulado nos diversos tipos de família na Região Metropolitana de São Paulo não conseguiram manter os níveis dos rendimentos familiares. No período entre 1995 e 1997, houve uma recuperação da renda familiar na região relacionada aos efeitos do plano de estabilização econômica. O agravante neste ultimo ano é que, pela primeira vez desde o inicio do plano de estabilização, ou seja, desde 1994, a deterioração na renda real família veio somar-se a deterioração do mercado de trabalho. A redução dos rendimentos dos ocupados afetou inclusive os cônjuges, o único componente das famílias que vinham apresentando crescimento na renda real ate 1997.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com