TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condições Técnicas E Econômicas

Ensaios: Condições Técnicas E Econômicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

Condições Técnicas

As condições técnicas dizem respeito à organização física e química dos materiais. Dentre as várias características abordaremos as seguintes:

Resistência

Um material é resistente quando é capaz de suportar os vários tipos de solicitações físicas, químicas e mecânicas. Exemplo: concreto armado.

Trabalhabilidade

É a facilidade que o material oferece ao ser manuseado.

Durabilidade

Um material é considerado durável quando resiste ao meio ambiente no qual foi aplicado. Ex. alumínio.

Higiene

As condições relativas a higiene exigem que o material se comporte favoravelmente a saúde do homem: bem estar físico, mental e social. Ex. materiais isolantes (térmico, acústico, impermeabilizante).

Condições econômicas

As condições econômicas constituem requisitos de maior importância na escolha dos materiais. Para que um material possa ser aplicado é indispensável que seja examinado quanto às despesas de aquisição e de utilização. É condição essencial que os materiais sejam adquiridos e utilizados com o máximo de aproveitamento possível e com o mínimo de custo, considerando-se eficiente o material que satisfazendo as condições técnicas e estéticas, quando exigidas, é o de custo mais vantajoso. A qualidade influi, portanto, sobre a economia, concluindo-se que um material só poderá ser considerado econômico se for de boa qualidade.

Fabricação

Alguns materiais podem ser fabricados na obra ou adquiridos de terceiros outros só podem ser adquiridos prontos e, neste caso, devemos analisar a idoneidade do fabricante.

Aquisição

Esta etapa requer uma pesquisa de preços criteriosa no mercado fornecedor e, nos casos onde é possível fabricá-los na obra, comparar os custos de cada opção, incluindo todos os itens que formam uma planilha de custo, tais como:

aquisição de insumos, estocagem, perdas, mão-de-obra, equipamentos, controle tecnológico, produtividade, etc.

Outro item muito importante deve ser considerado quando da aquisição de um material, sua qualidade. A qualidade de um material influi significativamente na durabilidade e custo final de uma obra.

Se tomarmos como exemplo o cimento veremos que no Brasil são fabricados quase que exclusivamente cimentos de classe 32 e 40, o cimento de classe 40 geralmente é comercializado por um preço de 4% a 5% mais caro que o de classe 32, entretanto um estudo criterioso de dosagem do concreto nos atesta que o uso do cimento de classe 40 nos permite uma redução de 10% a 12% no consumo total de cimento, sem comprometimento de sua resistência mecânica.

Transporte

Devemos observar a distância de transporte do material até o local da obra. Considerando não só o custo do frete mas também problemas decorrentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com