TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construcao politica de saude

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.213 Palavras (13 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

             IONE CONCEICAO DE MENEZES

       CONSTRUCAO DA POLITICA DE SAUDE

[pic 3]

                                               Barreiras-BA
                                                     2014

         

    IONE CONCEICAO DE MENEZES

   CONSTRUCAO DA POLITICA DE SAUDE

        

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social na UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Etica profissional e Familia, cultura e Sociedade e  Política Social II

Prof. Clarice da Luz Kernkamp, Maria Angela Santini e Maria Lucia Pereira.

[pic 4]

Barreiras-BA

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2. POLÍTICAS DE SAUDE ANTES E DEPOIS E APÓS ANOS 80............................5

3. A ORIGEM DAS CONFERÊNCIAS DE SAÚDE.....................................................7

4. O CONTROLE SOCIAL E A CONTRIBUIÇÃO POPULAR NA ELABORAÇÃO DO SUS....................................................................................................................... 8

5. POLITICA DE SAUDE A PARTIR DA CONSTITUICAO FEDERAL DE 1988....10

CONCLUSÃO............................................................................................................12

REFERÊNCIAS.........................................................................................................14

1. INTRODUÇÃO

A Política de Saúde se apresenta marcante e representa uma seqüência de fatos que marcam no decorrer do tempo, desenvolvimento, mas também novos obstáculos, principalmente durante e após a década de 80.

A participação do povo foi fundamental nesse processo, principalmente na superação da Política de Saúde Contributiva para a instauração de uma Política de Saúde orientada para a universal que desencadeou uma série de avanços, inclusive a implantação de um sistema de saúde que se mantém firme até os dias atuais, o SUS, Sistema Único de Saúde.

A constituição de 1988 é o grande marco do reconhecimento de direitos sociais no Brasil, relacionados a saúde, educação, lazer, trabalho, segurança, proteção à maternidade, assistência aos desamparados e previdência social. Apesar de muitas leis da Constituição não serem praticadas em alguns lugares ou circunstâncias, não se pode negar os benefícios trazidos por ela no âmbito social.

2- A POLITICA DE SAUDE ANTES E APÓS OS ANOS 80

         O SUS começou a ser implantado com uma estratégia que procurou dar uma visão universal a cobertura das ações e de serviços de saúde, ate então oportunizada pela INAMPS para seus beneficiários.  

          Antes da criação do sistema único de saúde, o ministério da saúde, desenvolvia ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, com os destaques para as campanhas de vacinação e controle de endemias; essas ações eram desenvolvidas sem nenhum tipo de discriminação com a relação a população beneficiaria. Já na área de assistência à saúde, atuava apenas por meio de alguns poucos hospitais especializados. A assistência hospitalar era prestar à parcela da população definida como indigente, por alguns municípios e estado e por instituições filantrópicas.

          Essa população não tinha assegurados nenhum, direito de acesso a serviços assistenciais, e a assistência que recebia era forma de caridade. A maior parte da atuação do poder público na área da saúde se dava por meio do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), que foi resultado da fusão , em 1966, Instituto da Aposentadoria e Pensão que, por meio da lei de Sistema de Previdência e Assistência Social em 1978, (SINPAS) foi desdobrado em Instituto de Administração da Previdência Social (IAPAS) Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e Instituto Nacional de Assistência Medica da Previdência social (INAMPS).  

         A assistência à saúde desenvolvida pela INAMPS beneficiava apenas os trabalhadores da economia formal, careteira assinada, e seus dependentes; não tinham o caráter universal, que depois passou a ser um dos princípios fundamentais do SUS.

         Em 1986 aconteceu um marco na saúde publica brasileira, a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília - Distrito Federal, cujo tema central, segundo Bravo (2014) versou sobre: I A Saúde como direito inerente a personalidade e à cidadania; II Reformulação do Sistema Nacional de Saúde e III Financiamento setorial.Essa conferência foi um marco para a saúde na sociedade pelo fato de contar com grande índice de pessoas (cerca de quatro mil e quinhentas, sendo mil delegados), com uma articulação diferenciada das demais, na qual os debates saíram de fóruns específicos e contou com participação de representantes de partidos políticos associação de moradores e profissionais, parlamento e sindicatos. Nela foi proposto mais que o Sistema Único, como também uma Reforma Sanitária.

Mas, com certeza, o maior feito dos anos 80 foi à promulgação da Constituição Federal de 1988.  Ela representou uma conquista para os participantes dos movimentos sociais ao longo desta década e da década anterior. Através de protestos, pressões e mobilização muitos direitos sociais foram adquiridos e registrados na constituição vigente até os dias de hoje.

Segundo Bravo (2014):

“O processo constituinte e a promulgação da Constituição de 1988 representou, no plano jurídico, a promessa de afirmação e extensão dos direitos sociais em nosso país frente à grave crise e às demandas de enfrentamento dos enormes índices de desigualdade social. As entidades que participaram da Plenária foram: sindicatos e centrais sindicais, associações profissionais e culturais, partidos políticos progressistas, movimentos populares, associações de usuários, entre outros”.(BRAVO, 2014, p. 9).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com