TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos do planejamento na construção politicas sociais no brasil

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

                SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

                                            Serviço Social

         

Os Processos de Planejamento na Construção políticas sociais no Brasil.

[pic 4]

                         Jaú – SP

                                                 2014

                                   [pic 5]

Os Processos de Planejamento na Construção políticas sociais no Brasil.

 

 Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado Serviço Social - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de: Fundamentos Históricos, Teóricos Metodológicos do Serviço Social lll, Ética Profissional em Serviço Social, Fundamentos das Políticas Sociais e Políticas Sociais, Administração e Planejamento em Serviço Social, Seminário Interdisciplinar lv

Professor;

Paulo Sergio Aragão

Clarice Kernkamp

Maria Lucimar Pereira

Rosane Malvezzi

               

                                                   SUMÁRIO[pic 6]

INTRODUÇÃO        

DESENVOLVIMENTO        5

CONCLUSÃO ..........................................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

INTRODUÇÃO

Este Trabalho apresenta a política social Brasileira, e o desenvolvimento dos históricos do Brasil. As Mudanças e Grandes Transformações.

 O processo de planejamento e que exige do planejador o movimento de reflexão-decisão-ação. Planejamento social, participativo, estratégico e tecnocrático. passando por vários estagio.    

                                                                                                                                               

Desenvolvimento

 O Brasil se caracterizava por uma estrutura econômica baseada na agricultura, o poder político se concentrava nas oligarquias rurais, culminaram com a revolução e a subida de Getúlio Vargas ao poder, marcaram o fim do antigo modelo e o inicio de um novo, com participação mais ativa do estado na economia, que pode ser denominado como nacional desenvolvimentista. Estado brasileiro foi levado a desempenhar funções cada vez mais complexas no conjunto da economia. Essa participação se deu tanto de forma direta quanto de forma indireta. Esse era o cenário nacional quando foram efetivadas as primeiras tentativas de planejamento no Brasil.

O Estado passou por mudanças que não nos permitem qualificar a Reforma do Estado no Brasil simplesmente de neoliberal ou de universaliza Dora de direitos, como se o pais tivesse, em todas suas áreas, modificado o padrão de atuação do Estado em uma só direção. Por características próprias do sistema político brasileiro um sistema no qual diversos grupos de interesse ocupam posições de poder e se organizam de forma a construir diferentes coalizões, capazes de construir pontos de reforma que retiram tanto seus privilégios, como seus direitos adquiridos, não é possível definir de forma unívoca as transformações que ocorrem no Estado no período recente.

O Brasil é um pais marcado pela desigualdade e por uma cultura do privilegio e do favor que predomina sobre a consciência dos direitos. O empenho de setores democráticos da sociedade civil, especialmente os movimentos sócias vêm, desde as lutas contra a ditadura militar e pela conquista de uma constituição cidadã. O grande projeto, nos últimos anos do século xx, foi Eixos Nacionais de integração e Desenvolvimento (ENID), cabe o mérito de trazer de volta o debate sobre o planejamento regional para o Brasil, um planejamento que pensa o pais de forma total,reconhecendo as potencialidades locais e o investimento.

A Nova política de desenvolvimento regional que se formulava naquele momento nos pais, foi uma nova discussão sobre o planejamento que até então era visto com certa preocupação, já que nos governos militares o planejamento era algo determinante em suas políticas. Planejar poderia soar como algo autoritário. No entanto considera-se que há formas de planejamentos em que possa levar em conta todas as variáveis, inclusive das pessoas atingidas por ele.

O Estado que vai constituindo, está orientado por transformar as estruturas econômicas e sociais da nação no sentido do desenvolvimento. Ocorre que em contexto de desenvolvimento tardio, vale dizer, quando as bases políticas e matérias do capitalismo já se encontram constituídas e dominadas pelo países ditos centrais ou de capitalismo originário, a tarefa do desenvolvimento com industrialização apenas se torna factível e a países que enfrentam adequadamente as restrições financeiras e tecnológicas que dominam cenário mundial, apenas se faz possível em contexto tais estado nacionais consigam dar materialidade sentido político á ideologia do industrialismo, como forma de organização social para a superação do atraso, sendo, portanto, inescapável a montagem de estruturas ou sistema de planejamento governamental. Planejamento organiza-se e avance de modo mais rápido que a própria estruturação dos demais aparelhos administrativo do estado, dos quais aqueles destinados a estruturação e ao gerenciamento da burocracia. A primazia do planejamento frente á gestão, ao longo praticamente de quase todo século xx, decorria, em síntese, do contexto histórico que obriga o estado brasileiro superar etapas no longo e difícil processo de montagem das bases materiais e políticas necessárias á missão de transformação das estruturas locais, visando ao desenvolvimento nacional, a estruturação das instancias, das organizações, dos instrumentos e dos procedimentos. Necessária a administração e á gestão publica cotidiana do estado, atividade estas tão cruciais quanto as de planejamento para o movimento de desenvolvimento das nações, padeceu, no Brasil, de grande atavismo, a despeito das iniciativas deflagradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (148.7 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com