TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção de um projeto de implantação de um sistema de informação.

Por:   •  25/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

                                       

Faculdade Anhanguera Taubaté – Unidade 1

Curso  EAD de Serviço Social

Disciplinas norteadoras:

Família e Sociedade;

Serviço Social Contemporâneo;

Tecnologia da Informação e da Comunicação;

Leitura e Produção de Texto;

Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Aluna: Amanda Cristina Dias

RA:1299133207

Tutora: Waldinéia Rodrigues Vieira de Fonseca

Desafio Profissional

Taubaté,  01 de junho de 2016.

Autor do Desafio Profissional: Amanda Cristina Dias

Desafio profissional do primeiro semestre do curso EAD de Serviço Social da Faculdade Anhanguera Taubaté – Unidade I.

Natureza deste trabalho: Construção de um projeto de implantação de um sistema de informação.

Taubaté 2016.

O assistente Social tem como por objetivo ser defensor dos direitos sociais, viabilizando direitos. Tem como responsabilidade procurar instrumentos que possam mudar a realidade das pessoas que estão à margem da sociedade. Ele trabalha na contra mão do processo capitalista, pois enquanto o capitalismo busca cada vez mais riquezas, mesmo que seja prejudicando uma grande parcela da sociedade, o serviço social busca equidade e transformação social.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) " um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades interrelacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados".
Em parceria com a  Organização Internacional de Direitos Humanos a  Secretaria Estadual de Assistência Social do estado de São Paulo irá receber uma soma considerável em dinheiro para o atendimento dos idosos em seu estado, mas , para que isso ocorra, necessita, com urgência, de um levantamento sobre o número de idosos atendidos, serviços prestados, encaminhamentos realizados, demandas não atendidas etc.

 A cada dois anos, é realizado um monitoramento e avaliação dos serviços prestados a esse segmento em todos os municípios, porém é verificada no momento a impossibilidade de levantar e sistematizar estas informações de que a Secretaria necessita. Sendo assim, é sugerido a implantação de um Sistema de Informação (SI) que seja capaz de viabilizar não apenas os dados relacionados aos idosos, mas a toda a população atendida pela Secretaria Estadual de Assistência Social do referido estado.

Este  sistema de informação é um sistema que integrará todos os departamentos/setores da organização pois tem a característica de ter  uma base de dados única. Ele dará o  suporte para a tomada de decisão de forma que ela seja a mais correta possível para aquele momento ou para aquela situação. Será composto por etapas imprescindíveis para um bom resultado, podendo-se citar algumas delas como: aquisição de hardware e software, desenvolvimento da documentação, treinamento do usuário final, acompanhamento, manutenção e a avaliação do Sistema de Informação (geralmente é feita pela alta gestão da organização com base no feedback que os operadores dão para os mesmos.

    Segundo Rezende & Abreu (2000, p.76) “pode-se conceituar a Tecnologia da Informação como recursos        tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação. Esse conceito enquadra-se na visão de gestão da Tecnologia da Informação”.

Ainda sobre essa mesma óptica, Cruz apudRezende & Abreu (2000, p. 108) fala que “outro conceito de Tecnologia de Informação pode ser todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados e ou informações, tanto de forma sistêmica como esporádica,quer esteja aplicada ao produto, quer esteja aplicada no processo”.

Para Gordon & Gordon (2006, p. 6) “A tecnológica da informação (TI) inclui, hardware, software, sistemas de gerenciamento de banco de dados e tecnologias de comunicação de dados”. os sistemas que atendem às necessidades dos diversos níveis gerenciais do alto escalão das organizações. Esse sistema gera relatórios gerenciais, podendo ter até em alguns casos, com acesso imediato (on-line) às ocorrências de desempenho e a dados históricos.

Mediante á esta necessidade da implementação de um SI foram  levantados alguns pontos favoráveis  e outros desfavoráveis podendo citar  alguns deles:

 - Favoráveis:

Utilidade percebida,ganho de tempo, capacidade de armazenamento de grande quantidade de informações, satisfação do usuário, redução de custos e tempo para a obtenção de tais informações, melhores resultados para os atendimentos á idosos e famílias, Proporcionamento de atendimento mais  individualizado mediante disponibilidade de informações atualizadas á todo momento, necessidade do trabalho em equipe

- Desfavoráveis:

Resistência das pessoas em trocar o velho controle feito com papel e caneta por um sistema informatizado funcional, desconfiança.

Para que sejam sanadas  todas as condições desfavoráveis percebidas serão necessárias algumas providências,  como por exemplo: Treinamentos para os  usuários, acompanhamento para esclarecimento de dúvidas, investimento em computadores e instalações eletrônicas etc.

Em resumo o que precisa ser feito é preparar os indivíduos para tais mudanças, tendo como objetivo principal a melhoria e aperfeiçoamento do processo afim de melhores resultados.

Como descrito acima, umas das condições favoráveis percebida neste contexto é a necessidade do trabalho em equipe.  Neste incluem-se os benefícios como:

Colaboração

 As pessoas querem realizar juntas um bom trabalho, dar apoio umas às outras, porque se identificam com a equipe; desejam que esta se destaque e seja bem–sucedida. A competição individual é reduzida. No interesse do grupo, elas querem ir além da cooperação entre si. Elas colaboram e de boa vontade entregam-se ao esforço da equipe.

Pessoas que aprenderam a dar apoio e a confiar umas nas outras compartilham livremente seus conhecimentos.

Comunicação

 Os envolvidos  compreendem quanto é importante para uma equipe fazer circular as informações que os membros necessitam para operar de modo mais eficaz. A informação flui livremente para cima, para baixo e para os lados.Há também uma aplicação mais eficiente de recursos, talentos e forças, porque eles são usados de boa vontade e compartilhados com os demais companheiros. Toda vez que falta a um membro da equipe certo conhecimento ou competência, um outro está pronto para supri-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com