TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabeis

Monografias: Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 7

1- Quais são os fatores principais que são os propulsores da controladoria.

O primeiro fator é o aumento em tamanho e complexidade das organizações, este que talvez seja o principal fator que propiciou uma mudança no modelo de gestão das organizações, o segundo é a globalização física da empresas, o terceiro é o crescimento nas relações governamentais com negócios das companhias e por ultimo temos o aumento de fontes de capital.

2- O que você entendeu sobre o que é controladoria.

A controladoria é a utilização da ciência contábil juntamente com outras ciências, na qual potencialização a plenitude das praticas contábeis. Utiliza-se de técnicas e processos que tem por objetivo o aprimoramento lógico do processo produtivo administrativo afim de maximizar os resultados da empresa.

3- Quais são as responsabilidades e as atividades básicas da controladoria, comente cada uma.

1. Planejamento: Tem por objetivo estabelecer e guardar as metas a serem realizadas na empresa, tanto a curto quanto em longo prazo.

2. Controle: Cria e regula os padrões de avaliação de desempenho com o objetivo de orientar os outros setores no desempenho de suas funções, a fim de assegurar que todos estão dentro dos padrões pré-estabelecidos na empresa.

3. Informação: Utilizando os objetivos da empresa, o controle analisa os resultados financeiros para orientar os gestores nas tomadas de decisão.

4. Contabilidade: Utilizando dos princípios contábeis, o controle interno deverá manter os registros contábeis de todas as transações financeiras da empresa. Preparar as demonstrações financeiras externas.

5. Outras Funções: Supervisionar todas as transações fiscais que possam impactar diretamente as atividades da empresa.

4- Quais são as principais características da controladoria.

1.Ter objeto de estudo próprio 2. Utilizar-se de métodos racionais, estabelecer relações entre os elementos patrimoniais 3. Estabelecer relações entre os elementos patrimoniais 4. Apresentar-se em constante evolução 5. Ser o conhecimento contábil regido por leis 6. Seus conteúdos evidenciarem generalidade 7.Ter caráter preditivo 8. Estar relacionado com os demais ramo do conhecimento cientifico 9. Ter como fundamento a construção lógica do pensamento 10. apresentar o caráter de certeza na afirmação de seus enunciados.

5- No seu ponto de vista qual é o papel da controladoria.

O papel da controladoria é zelar pelo bom desempenho da empresa, desenvolver sistemas e metodologias que proponham modelos gerencias que aperfeiçoem o desempenho das empresas por meio de seu sistema de gestão, fornecendo informações para os gestores que auxiliam na tomada de decisões.

6- O que você entende por Controller.

O controller seria o responsável pela controladoria em uma instituição. Também conhecido como controlador.

7- Quais são as principais qualificações do controller.

1. Possuir profundo conhecimento de contabilidade e finanças.

2. Entender os princípios do planejamento, de organizações e de controle.

3. Entender os principais conceitos de tecnologia da informação.

4. Conhecimento geral do mercado em que a entidade compete, incluindo forças políticas, econômicas e sociais.

5. Conhecimento completo da entidade e comunicação com todos os níveis da administração.

6. Habilidade de gerenciar pessoas e conflitos organizacionais.

7. Habilidade para entendimento e comunicação com todos os níveis da administração.

8. Habilidade para expressar suas ideias claramente de forma escrita ou através de apresentações informativas.

9. Habilidade para motivar outras pessoas para novas ações na busca dos objetivos definidos.

8- Dentre as teorias contábeis existem algumas teorias que nós da controladoria, temos que praticar. Quais são elas e comente.

Teoria da Decisão: Expões que se encontre instrumentos para o processo de tomada de decisões, bem como o desenvolvimento de modelos de decisão que atendam às mais variadas necessidades gerenciais.

Teoria da Mensuração: Procura estabelecer números a objetos ou eventos de acordo com as regras, especificando a propriedade a ser mensurada, as escala a ser usada e as dimensões das unidades.

Teoria da Informação: Enaltece o poder da informação. Possibilita à empresa que alcance seus objetivos pelo uso eficiente de seus inúmeros recursos e outros ativos.

9- Na teoria de mensuração quais são os problemas que ela pode solucionar.

1. Quais eventos ou objetos devem ser medidos.

2. Quais padrões ou escalas devem ser usados.

3. Qual deve ser a dimensão da unidade de mensuração.

10- Como pode ser definido um modelo de gestão.

Modelo de gestão se faz quando o empreendedor analisando a sua empresa e suas necessidades lançam diretrizes administrativas a serem seguidas dentro da empresa, ou seja, lançam objetivos e os meios nas quais a sua empresa usará para atingir essas metas. Muitas vezes, podem-se utilizar modelos já existentes no mercado, adaptando apenas às suas necessidades.

11- Fale sobre estilo de gestão.

É o modo como à autoridade será distribuída e consequentemente como será exercido o controle sobre ela, considerando que a responsabilidade é intrínseca ao poder assumido.

12- Fale sobre processo de gestão.

O processo de gestão serve para dar suporte ao processo de tomada de decisões, realizando através dos seguintes passos, planejamento estratégico ( o que a empresa irá fazer e como serão utilizados os seus recursos), planejamento operacional (consiste na precisão dos meios, atividades e recursos que deverão ser acionados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com