TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Aplicada

Ensaios: Contabilidade Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.533 Palavras (11 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 INDÍCE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 4

2.1 O QUE É ISE BOVESPA 4

2.2 A EMPRESA GANHA ALGO EM INTEGRAR ESSE TIPO DE ÍNDICE 4

2.3 QUANTAS EMPRESAS INTEGRAM ATUALMENTE O ISE BOVESPA 5

3 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL 6

4 AGRONEGÓCIO, CONTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR 8

4.1 OPORTUNIDADE DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE 10

5 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

O objetivo do ISE é criar um ambiente de investimento compatível com o desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações por meio de boas práticas empresariais.

É importante resaltar que ao se associar ao ISE, as empresas sustentáveis são mais capazes de identificar novas chances de negócio. O ISE é composto pelas empresas melhor classificadas em termos de responsabilidade social e sustentabilidade, essa escolha é feita observando os maiores números de liquidez da BOVESPA.

Pode se afirmar que a necessidade de transparência das contas dos entes públicos e seus órgãos componentes nas administrações direta e indireta. Esse constitui um tema de relevante importância social e gerencial, que vem recebendo maior destaque em leis recentes, como a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei nº 9.755/98.

É de conhecimento geral que o agronegócio brasileiro é um setor em expansão e desfruta de perspectivas de ganhos de participação no mercado mundial. As empresas do ramo da construção civil têm como objetivo colocar no mercado imóveis de boa qualidade, que proporcionem grande rentabilidade e sua produção seja economicamente competitivo para empresa. O Terceiro Setor é composto de organizações sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela ênfase na participação voluntária.

Comenta-se ainda que o ambiente de negócios seja cada vez mais dinâmico e exige constante e rápida atualização dos profissionais, sobretudo para os que estão à frente da tomada de decisões.

2 ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

2.1 O QUE É ISE-BOVESPA?

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE Bovespa) é uma ferramenta que mede a atuação corporativa das empresas no campo da sustentabilidade e como as práticas sustentáveis estabelecidas pelas instituições interagem com a economia e recursos naturais. Para medir o desempenho destas companhias, a Bovespa colocou à disposição de 182 empresas, convidadas por deterem as 200 ações de maior liquidez da bolsa, mil perguntas sobre seis dimensões para classificá-las nas 40 vagas da oitava carteira do ISE Bovespa 2013.

Criado há sete anos no Brasil, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa, núcleo de estudos econômicos da Bolsa de Valores de São Paulo, busca, por meio destes questionários, avaliar as empresas, baseando-se em indicadores que mensuram o Desenvolvimento Sustentável delas. O questionário de mais de mil perguntas abrange dentre as seis dimensões (geral, natureza do produto, governança corporativa, econômico-financeira, ambiental e social), três principais: responsabilidade econômica, social, ambiental.

O ISE é o primeiro indicador financeiro de sustentabilidade criado no Brasil, levando em consideração os conceitos internacionais de Triple Bottom Line, que integra a avaliação das dimensões econômico-financeiras, sociais e ambientais das organizações. Segundo informações divulgadas no site da Bovespa o ISE tem por objetivo refletir o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, e também atuar como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro.

2.2 A EMPRESA GANHA ALGO EM INTEGRAR ESSE TIPO DE ÍNDICE?

AS empresas que integram o ISE (Índice Bovespa de Sustentabilidade Empresarial) criam valor adicional para os acionistas e apresentam desempenho econômico-financeiro superior em relação a outras empresas de capital aberto que têm ações negociadas na Bovespa?

As empresas sustentáveis são mais capazes de identificar novas chances de negócio, se adiantar a coações advocatícias e da sociedade, amortizar os custos de produção, devido a arrefecimento de desperdícios e à contenção de insumos, alargar a atração e fixação de habilidades, acessar capital mais naturalmente, diminuir a exposição a temeridades, fidelizar consumidores e aperfeiçoar o alinhamento interno com relação a práticas e artifícios aceitados.

2.3 QUANTAS EMPRESAS INTEGRAM ATUALMENTE O ISE-BOVESPA?

Ao anunciar a carteira do ISE de 2013, a diretora de Sustentabilidade da BM & Fbovespa e presidente do Conselho Deliberativo do ISE, Sônia Favaretto, destacou que, das 37 companhias que vão integrar o ISE no próximo ano, 43% já levam em conta não só o desempenho econômico, mas também o sócio ambiental no pagamento de conselheiros e diretores. “Significa que elas já incorporaram a sustentabilidade nas suas estratégias”.

As empresas que integram a carteira são ao todo 37: AES Tietê, Banco do Brasil, BicBanco, Bradesco, Braskem, BRF, Cemig, Cesp, Copasa, Copel, CPFL, Coelce, CCR, Duratex, Eletropaulo, EDP, Even, Eletrobrás, Eco rodovias, Fibria, Gerdau, Gerdau MT, Itaú Unibanco, Itaúsa, Light, Natura, Oi, Sabesp, Santander, Suzano, Sul America, Telefônica, TIM, Tractbel, Ultrapar, Vale, Weg.

3 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ou Lei Complementar nº 101, é o principal instrumento regulador das contas públicas no Brasil, estabelecendo metas, limites e condições para gestão das Receitas e das Despesas e obrigando os governantes a assumirem compromissos com a arrecadação e gastos públicos.

A LRF contém o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO). As informações contidas nesses documentos, além de determinar parâmetros e metas para a administração pública, permitem avaliar com profundidade a gestão fiscal do Executivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com