TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Basica

Trabalho Escolar: Contabilidade Basica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

Este resumo tem o objetivo orientar sobre como debitar e creditar as operações efetuadas pelas empresas, utilizando o método de partidas dobradas, ou seja, para cada débito, tem que ter um crédito.

É importante ler a teoria dada pelo professor Belli, pois são assuntos que temos que saber e que provavelmente ele vai cobrar na prova (não colocarei nesta orientação a teoria).

Outro ponto importante é tentar resolver um exercício por completo ANTES DA PROVA, fazer os lançamentos no livro diário e razão, fazer o Balancete de Verificação e em seguida apurar a ARE (Apuração do Resultado) – vide exemplo no final, o qual podemos resolver na sala de aula na 2ª feira.

CONTABILIDADE BÁSICA

BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO PASSIVO

BENS E DIREITOS

OBRIGAÇÕES COM TERCEIROS

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

OBRIGAÇÕES COM OS SÓCIOS

Geralmente o demonstrativo “Balanço Patrimonial” é fechado uma vez por ano e só aparecem neste as CONTAS PATRIMONIAIS, ou seja, os BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES.

As CONTAS DE RESULTADO não aparecem no Balanço Patrimonial, pois existe um demonstrativo específico para elas, que é a DRE que ainda não aprendemos. Até onde o professor ensinou vocês precisam saber que as contas de resultado se resumem em RECEITAS E DESPESAS e estas aparecem na Apuração de Resultado, ou seja, elas determinam o lucro ou prejuízo da empresa.

É importante saber que existe diferença entre as CONTAS PATRIMONIAIS e as CONTAS DE RESULTADO, pois a forma de debitar e creditar destas contas são inversas e vou tentar explicar.

• Contas Patrimoniais – são os BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES.

• Contas de Resultado – são as DESPESAS e as RCEITAS.

Exemplos:

CONTAS PATRIMONIAIS ATIVAS / DEVEDORAS (Boas para a empresa): Caixa, Banco, Duplicatas a receber, clientes, títulos a receber, aluguéis a receber, empréstimos concedidos, estoques, imobilizado, adiantamento à fornecedores (significa que a empresa pagou algo antecipadamente e têm um direito de receber algo do fornecedor), etc;

CONTAS PATRIMONIAIS PASSIVAS / CREDORAS (Obrigações que a empresa deverá cumprir): duplicatas a pagar, salários a pagar, impostos a pagar, empréstimos a pagar, financiamentos, adiantamento de clientes (significa que o cliente pagou algo antecipado e a empresa têm uma obrigação com o cliente), etc.

CONTAS DE RESULTADO DEVEDORAS: São todas as DESPESAS (salários já pagos, pois se estiver a pagar é obrigação e será uma conta patrimonial, material de limpeza, conta de água, luz, telefone, material de escritório, etc.).

CONTAS DE RESULTADO CREDORAS: São todas as RECEITAS (receitas de vendas de mercadorias ou de prestação de serviços).

Como DEBTAR e CREDITAR ?

A primeira coisa que precisamos saber é “quais são as contas envolvidas ?” pois sempre precisamos ter, no mínimo, 2 contas sendo uma para debitar e a outra para creditar.

Em seguida, precisamos saber se a conta é uma CONTA PATRIMONIAL (Bens, Direitos ou Obrigações) ou uma CONTA DE RESULTADO (Receita ou Despesa), pois:

CONTAS DE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com