TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Basica

Artigo: Contabilidade Basica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

A Contabilidade Básica é considerada um dos conhecimentos mais antigos que surgiu pela necessidade prática do gestor do patrimônio, normalmente o seu proprietário, criando rudimentos de escrituração quando se viu preocupado em elaborar um instrumento para conhecer, controlar e medir resultados de seu patrimônio.

Ao longo dos séculos, muitas tentativas foram sendo elaboradas até que o método das partidas dobradas (para todo débito em uma conta, existe um crédito, de forma que a soma deste débito será igual a soma do crédito) mostrou-se o mais adequado, produzindo informações úteis para atender às necessidades da gestão patrimonial.

Com a evolução do capitalismo e formação de grandes empresas, a contabilidade passou a interessar a diversos grupos como: acionistas, financiadores, banqueiros, fornecedores, órgãos públicos, empregados, entre outros. Assim, pode-se dizer que a contabilidade básica surgiu ou foi criada por conta da sua característica utilitária de responder às dúvidas de seus usuários, o que também foi responsável por sua própria evolução.Funções da Contabilidade Básica:

As principais funções da Contabilidade Básica são: Registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio no contexto econômico da empresa.

Registrar: todos os fatos que ocorrem e podem ser representados de forma monetária;

Organizar: um sistema de controle financeiro adequado à empresa;

Demonstrar: com base nos registros, expor periodicamente por meio de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa;

Analisar: os demonstrativos são analisados com objetivo de apuração dos resultados obtidos pela empresa;

Acompanhar: a execução dos planos econômicos, prevendo pagamentos a serem realizados, quantias a serem recebidas de terceiros, entre outros, de forma a identificar eventuais problemas.

Finalidades da Contabilidade Básica:

As finalidades fundamentais da Contabilidade Básica referem-se à orientar a administração das empresas no exercício de suas funções, atuando como ferramenta de controle e planejamento para todas as entidades sócio-econômicas.

Controle: a administração através dos relatórios contábeis pode certificar-se de que a organização está agindo em conformidade com os planos e políticas determinados.

Planejamento: a informação contábil, junto aos planos orçamentários, é de grande utilidade no planejamento empresarial no que diz respeito a0 processo de decisão sobre que ação deverá ser tomado para o futuro.

Áreas de Atuação em Geral:

Fiscal: promove a elaboração de informações para os órgãos fiscalizadores, do qual depende o planejamento tributário da entidade empresarial.

Pública: é o principal instrumento de controle e fiscalização que o governo possui sobre os seus órgãos, que estão obrigados à preparação de orçamentos para serem aprovados oficialmente. A Lei nº 4.320/64 estatui normas gerais para a elaboração e controle dos orçamentos e balanços públicos. (http://www.contabilidadepublica.net.br)

Gerencial: auxilia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com