TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Ensaios: Contabilidade Gerencial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.937 Palavras (8 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

Desenvolvemos uma breve explicação sobre a Contabilidade Gerencial e sua funcionalidade dentro da organização para melhor atuação no mercado, e principalmente para atender sua necessidade maior o lucro, visando desempenhos em sua produção, estocagem, vendas, propaganda, em todas suas atuações.

Palavras chaves: GESTÃO, NÚMEROS, DECISÃO, CONTABILISTA.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

I – CONTABILIDADE GERENCIAL 6

II – CONCEITOS FUNDAMENTAIS DOS CUSTOS 8

III –AS ATIVIDADES EMPRESARIAIS 10

IV – ORÇAMENTO E SUAS TÉCNICAS 11

CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

INTRODUÇÃO

Ampliação do trabalho com fins de aperfeiçoar a informação deste ramo das Ciências Contábeis, a Contabilidade Gerencial pode se envolver em tomadas de decisões da empresa, com os dados que são contabilizados passam a serem analisados com fins de lucratividade maior, como também para melhorias do grupo.

Para acompanhar o desenvolvimento de uma organização e seus resultados se valer do controller, analisa os números, indicadores dos resultados pode ser muito útil, para obtenção de bons resultados para a organização que deseja se mantiver no mercado como também ter bons resultados.

Analisar de forma objetiva os custos envolvidos na produção de um bem ou serviço função esta exercida por este profissional, contudo esta função muitas vezes exercida por profissional de outro ramo, como o Administrador, nesta dissertação comentará sobre a necessidade da visão deste profissional em especifico para uma melhor atuação da organização em mercado tão competitivo.

I – CONTABILIDADE GERENCIAL

A Contabilidade Gerencial vem para alavancar a profissão do Contabilista que passa não somente a apurar os dados da empresa, mas também a utilizar estes dados para uma melhor gestão desta empresa, dados atuais comparados com anteriores e com projeção de dados, buscando bons resultados.

O objetivo primordial de a Contabilidade Gerencial utilizar a informação contábil para a administração, os relatórios gerados demonstram os resultados do planejamento estratégico empresarial, utilizar-se destas informações determina um parâmetro para empresa seguir. O profissional contábil que desempenha a função gerencial denominado como Controller, e não se prende somente aos princípios habituais aceitos pelos contadores. Conforme pesquisa a Crepaldi (1998, p.18).

Os três Macroconjuntos de Informações estão classificados como: Gerenciamento Contábil Global, Gerenciamento Contábil Setorial e Gerenciamento Contábil Específico. Segundo pesquisa junto a Padoveze (2000, p.34).

O Gerenciamento Contábil Global compõem dados para a alta administração da empresa, trazendo uma visão conjuntural se tratando de informações sobre o aglomerado empresarial.

O Gerenciamento Contábil Setorial tem por objetivo suprir o processo da média administração, com informações mais detalhadas, mas ainda informação sintetizada, com estes dados práticos se desenvolve a contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional onde as informações contábeis qualificam e quantificam o desempenho de unidades, divisões, departamentos.

Gerenciamento Contábil Específico fornece elementos detalhados relativos às atividades operacionais, inexistindo a visão de conjunto sendo os conhecimentos diretamente agregados a uma unidade e ou setor específico.

Os sistemas contábeis para informações contábeis gerenciais demonstra como esta sendo a atuação da gestão, esta seguindo o planejamento com resultados positivos, mensura os custos para produção, venda e entrega do produto ou serviço aos clientes. Com controle administrativo pode-se coletar dados sobre a atuação dos gerentes e de unidades operacionais. Com o controle estratégico temos informações como o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado, preferência dos clientes e inovações tecnológicas. Segundo Atkinson et al. (2000, p. 45), Controle Operacional – Fornece Informação (feedback) sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.

Os relatórios mais utilizados pela Para a Contabilidade Financeira o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultados, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstrativo de Fluxo de Caixa Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos, são os demonstrativos mais utilizados, possuem frequência regulamentada, anual, mensal, para atender os usuários externos.

Enquanto a Contabilidade Gerencial utiliza as informações dos orçamentos, relatórios de custos, relatórios de desempenho e outros facilitadores de tomada de decisão, preparados conforme a necessidade da administração da entidade, voltado para o usuário interno, funcionários e administradores. Conforme Iudícibus (1998, p.22) e Padoveze (2000, p.31).

As funções do Contador Gerencial estão voltadas para garantir as informações abordem às pessoas certas no tempo acertado; fazer união, síntese e análise dos dados; realizar planejamento exato objetivando um controle ativo da empresa; elaborar relatórios padrões para facilitar sua compreensão; analisar e assessorar os gerentes e o presidente; organizar o sistema de informação gerencial para manter a administração ter ciente dos fatos ocorridos e seus resultados; confrontar o desempenho esperado com o real; refletir e esquematizar a administração tributária; elaborar relatórios para o Governo e entidades oficiais; resguardar os ativos da empresa; avaliar a situação econômica para tomada de decisões; sugerir medidas corretivas para melhorias da eficiência da empresa.

As características principais do Contador Gerencial esperadas que o mesmo possa elaborar relatórios e mensurar os dados contidos neste com fins de direcionar a gestão da entidade, resguardar a mesma através destes conhecimentos que possua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com