TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Artigos Científicos: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

SUMÁRIO 2

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 9

4 REFERÊNCIAS 6

1 INTRODUÇÃO

Os sistemas de informação Gerencial (SIG) são de grande importância para as empresas, pois permitem que sejam realizadas as integrações entre as diversas funções empresariais. Como exemplo, as funções compras, marketing, finanças, recursos humanos e produção passam a trocar informação, visando a alcançar maior competitividade. Nesse sentido, deverá ocorrer a otimização dos recursos, o cumprimento dos prazos, redução dos custos associados, etc. Tipicamente, os Sistemas de Informação Gerencial possuem preço elevado. Importantes informações financeira são colhidas de praticamente todas as aplicações de processamento de transações – folha de pagamento, controle de estoque, processamento de pedidos, contas a pagar e receber e contabilidade geral. A informação é um patrimônio, é algo de valor. Não se trata de um mote de Bytes aglomerados, mas sim de um conjunto de dados classificados e organizados de foram que uma pessoa ou uma empresa possa tira proveito. A informação é inclusive um fator que pode determinar a sobrevivência ou a descontinuidade das atividades de um negócio. E isso não é difícil de ser entendido. Basta imaginar o que aconteceria se uma instituição perdesse todas as informações de seus clientes.

2 DESENVOLVIMENTO

O Sistema de Informação Gerencial tem a importância para tomada de decisões, Em função do processo de mudanças aceleradas, principalmente no que diz respeito ao avanços da tecnologia, o bom sistema de informação será fator preponderante na tomada de decisão. Um desenvolvimento gerencial eficaz e eficiente pressupõe, em qualquer organização, a existência de infra-estrutura informacional para a tomada de decisão, de forma ágil e segura. O sistema de informação gerencial fortalece e principalmente úteis, garantido um estruturação de gestão diferenciada. A importância dos Sistemas de Informação Gerencial para as Empresa, Tem-se dificuldade em avaliar quantitativamente os benefícios oferecidos por um sistema de informação gerencial, o sistema de informação gerencial pode, sob determinadas condições, trazer os seguintes benefícios para as empresas: Redução dos custos das operações, melhoria no acesso às informações, proporcionando relatórios mais precisos, com menor esforço, melhoria na produtividade.

As empresas precisam esta preparadas para lidar com os problemas internos e externos do ambiente em que estão inseridas, para tanto buscam no desenvolvimento de sistemas de informações suporte para a resolução desses problemas. A razão mais forte pelas quais as empresas constroem os sistemas, então é para resolver problemas organizacionais e para reagir a uma mudança no ambiente. Os sistemas de informação objetivam a resolução de problemas organizacionais internos, e a conseqüente preparação para enfrentar as tendências da crescente competitividade de mercado.

Sendo a informação um bem agregado valor a uma empresa ou a um individuo, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial competitivo. Além disso, é necessário buscar soluções que tragam bons resultados, mas que tenham o menor custo possível. A questão é que não existe “formula mágica” para determinar como utilizar da melhor maneira as informações. Tudo depende da cultura, do mercado, do segmento e de outros aspectos relacionados ao negócio ou à atividade. As escolhas precisam ser bem feitas. Do contrário, gastos desnecessários ou, ainda, perda de desempenho e competitividade podem ocorrer. Tome como base o seguinte exemplo: se uma empresa renova seu parque de computadores comprando máquinas com processadores velozes, muita memória e placa de vídeo 3D para funcionários que apenas precisam utilizar a internet, trabalhar com pacotes de escritório ou acessar a rede, a companhia fez gastos desnecessários. Comprar máquinas de boa qualidade não significa compra a mais caras, mas aquelas que possuem os recursos necessários.

Para nossos propósitos definimos como um método formal de tornar disponíveis para a administração, as informações precisas necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão e para dar condições para que as funções de planejamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com