TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

Vamos ressaltar a importância do Sistema de Informação Gerencial para tomada de decisão dentro de uma empresa.

Introdução

A contabilidade é uma ciência humana que tem como objeto de estudo o Patrimônio das Entidades.A contabilidade gerencial é um ramo da contabilidade com objetivo de fornecer aos administradores das entidades instrumentos que auxiliem em suas funções gerenciais,facilitando o planejamento,controle,avaliação do desempenho e proporcionando o auxilio nas tomadas de decisões.

A contabilidade gerencial consiste em preparar de forma objetiva e simples as informações para o gestor da entidade.O contador gerencial tem conhecimento amplo nos processos de planejamento,execução e controle,sempre apurando qualquer variação e causa.

Com a integração das informações de todos departamentos da entidade, a contabilidade gerencial as utiliza como ferramenta,proporcionando aos administradores melhor avaliação e desempenho das atividades,produtos,bem como a situação econômica da entidade.

1. Contabilidade gerencial como sistema de informação contábil

O objetivo da contabilidade gerencial é fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais.

A junção e a consolidação das informações necessárias para gestão do sistema de uma empresa é o objetivo principal dos sistemas gerenciais.

1.2 Arquitetura de um Sistema de Informação Contábil Gerencial

Para elaboração de um sistema contábil temos que observar dois aspectos principais: a necessidade da informação e o seu planejamento e controle.

Necessidade de Informação: a informação deve ser desejada para ser necessária,ou seja,deve ser util.A informação é para atender as necessidades dos seus usuários e consumidores.Então deve -se construir a informação para atender aos consumidores e não para atender o contador.

Planejamento e controle: para oferecer uma informação adequada e útil é necessário que os relatórios produzidos atendam a necessidade do usuários . È preciso verificar a utilidade dos relatórios para cada usuário e elabora-los de acordo com a necessidade de cada um.Com isso será possível controlar tudo que é feito e apontar os erros e devidos ajustes.

1.3 Fundamentos de sistema de informação

Temos três pontos principais para que o sistema de informação seja valido em uma entidade:

I - Operacionalidade

II - Integração

III - Custo da informação

As informações devem ser coletadas, armazenadas e processadas de forma operacional,evidenciado que os dados trabalhados são reais. Considera que um sistema é integrado quando todas as áreas da entidade esta ligadas por um único sistema de informação.

1.4 Abrangência do sistema de informação

Para obter resultado na contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com