TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

etapa 1

1- QUAL O BJETIVO PRINCIPAL DA CONTABILIDADE GERENCIAL?

É produzir informações qualificadas, fazendo um seleção dentro do mar de números, a fim de auxiliar no processo de tomada de decisões. O enfoque da Contabilidade Gerencial deve estar no futuro, é pensando nele que as informações devem ser analisadas e filtradas.

2- QUAIS OS TRÊS MACROCONJUNTOS DE INFORMAÇÕES? EXPLICÁ-LOS.

Segundo a tipologia estabelecida por Padoveza existe três MACROCONJUNTO de informação. O primeiro conjunto para satisfazer a alta administração da empresa, essas informações são caracterizadas por se apresentarem de forma sintética em grandes agregador a fim de possibilitar ao administrador uma visão conjuntural da empresa, tratam-se de informações sobre o todo empresarial e daí denominadas gerenciamento contábil global. Um segundo conjunto de informações, objetiva suprir a demanda da médio administração, neste agrupamento as informações são pouco mais detalhadas que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sintetização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performance de unidades, divisões, departamentos denominados de gerenciamento contábil setorial. Por último o gerenciamento contábil especifico, o qual fornece informações inexiste a visão conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade ou setor especifico.

3- QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DOS SISTEMAS CONTÁBEIS EM TERMOS GERENCIAL?

Segundo Atkinson ET AL, os objetivos dos sistemas contábeis em termos gerenciais seriam:

- Controle Operacional: fornece informação sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.

- Custeio do produto e do cliente: mensura os custos dos recursos para se produzir, vender e entregar em produto ou serviço aos cliente.

- Controle administrativo: fornece informação sobre o desempenho dos gerentes e de unidades operacionais.

- Controle estratégico: fornece informações sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado preferência dos clientes e inovações tecnológicas.

4- ONDE TERMINA A CONTABILIDADE FINANCEIRA E COMEÇA A CONTABILIDADE GERENCIAL?

Conforme Ludícibus. Os relatórios mais utilizados pela contabilidade financeira são: o balanço patrimonial, a demonstração de resultado, a demonstração das mutações do patrimônio líquido, demonstrativo de fluxo de caixa,demonstração das origens e aplicações de recursos. A gerencial utiliza: orçamentos, relatórios de custos, relatório de desempenho e outros facilitadores da tomada de decisão. Enquanto os primeiros possuem uma freqüência regulamentada, anual, mensal, os últimos são elaborados de acordo com a necessidade da administração da entidade Padoveze.

5- ENUMERAR DEZ FUNÇÕES DO CONTADOR GERENCIAL.

1- Garantia que as informações cheguem as pessoas certas no tempo certo;

2- Fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com