TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Artigo: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  3.903 Palavras (16 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

CURSO – CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Contabilidade Gerencial

David Alves Caires – RA: 2323403605

Renata Pereira Rodrigues – RA: 3317505677

Karina Martins da Silva – RA: 2030914436

Nome Tutor Presencial Dinorah Lima

Nome Professor EAD Wagner Luiz Villalva

Belo Horizonte/MG

Junho/ 2014

SUMÁRIO

Introdução--------------------------------------------------------------------------------------- 3

Evidência a Relevância da Contabilidade Gerencial em sua Atuação

Profissional--------------------------------------------------------------------------------------- 4

Gerencia Contábil Especifico, custo Direto ou Variável, Custeio para Absorção e Custeio Baseado em Atividade ----------------------------------------------------------- 7

Processos para as atividades Empresariais-------------------------------------------------- 13

Orçamentos e suas Técnicas -------------------------------------------------------------------- 15

Considerações Finais------------------------------------------------------------------------------ 16

Referências Bibliográficas------------------------------------------------------------------------ 17

INTRODUÇÃO

Nesta ATPS será demonstrado na primeira etapa através de um questionário informações sobre a importância da contabilidade gerencial na atuação profissional dos contadores e a relevância das informações fornecidas.

A segunda etapa teve seu desenvolvimento através da leitura do capitulo 9 que trata do Gerenciamento Contábil e no capitulo 10 que define os diferentes tipo de custos, onde foram definidos alguns conceitos que estão ligados diretamente a contabilidade gerencial.

Já na terceira etapa, foram coletadas informações no texto “O Custo Variável e o Custo Alvo como suporte às decisões de investimentos no desenvolvimento de novos produtos” que são de fundamental importância para a tomada de decisões na contabilidade gerencial.

E por fim, na quarta etapa foi elaborado um quadro contendo os principais componentes do orçamento de uma empresa industrial que é de vital importância à introdução dos valores futuros dentro do sistema de informação contábil.

ETAPA 1

CONTABILIDADE GERENCIAL

1. Qual o objetivo principal da Contabilidade Gerencial?

A contabilidade Gerencial tem por objetivo, facilitar o planejamento, controle, avaliação de desempenho e tomada de decisão.

Auxiliar empresários nas tomadas de decisões, a fim de controlar, planejar e corrigir as falhas da empresa, proporcionando um melhor gerenciamento.

Elaborar planos administrativos e instrumentos de apoio ás funções, focando a avaliação de resultados.

Auxiliar no gerenciamento de departamento, enxergar e corrigir problemas, ajudar a empresa a crescer e gerar lucros e diminuir a taxa de mortalidade empresarial e o desemprego. As formas dos relatórios são orçamentos, contabilidade por responsabilidade, relatórios de desempenho, de custos, relatórios não rotineiros para facilitar a tomada de decisão.

O contador gerencial pela própria natureza das funções que lhe são solicitadas a desempenhar necessitará de formação bem diferente daquela exigida para o profissional que atua na contabilidade formal. Estudará contabilidade como sistema de informação integrado ao Sistema de Informação Global da Empresa, voltando ao atendimento das necessidades de informação.

2. Quais os três Macroconjuntos de Informações?

Gerenciamento Contábil Global

Serve para satisfazer a alta administração da empresa, possibilitando ao administrador uma visão conjuntural se tratando de informações sobre o todo empresarial.

Gerenciamento Contábil Setorial.

Objetiva suprir a demanda da média Administração, contendo informações mais detalhadas, mas com elevado grau de sintetização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performance de unidades, divisões, departamentos.

Gerenciamento Contábil Específico.

Fornece informações detalhadas relativas as atividades operacionais, inexistindo a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.

3. Quais são os objetivos dos Sistemas Contábeis em termos gerenciais?

Controle Operacional – Fornece Informação (feedback) sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.

Custeio do produto e do cliente – Mensura os custos recursos para se produzir, vender e entregar um produto ou serviço aos clientes.

Controle administrativo – Fornece informação sobre o desempenho dos gerentes e de unidades operacionais.

Controle estratégico – Fornecem informações sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado preferência dos clientes e inovações tecnológicas.

4. Onde termina a Contabilidade Financeira e começa a Contabilidade Gerencial?

Os relatórios mais utilizados pela contabilidade financeira são: o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultados, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstrativo de Fluxo de Caixa, Demonstração das Origens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com