TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Dissertações: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  2.795 Palavras (12 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 12

1- INTRODUÇÃO

A contabilidade gerencial ou contabilidade de gestão (em inglês designada por Management Accounting) é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e fiscais.

Além do mais, o custo de manter uma contabilidade completa (livros diário, razão, inventário, conciliações, etc.) não é justificável para atender somente o fisco. Informações relevantes podem estar sendo desperdiçadas, quando a contabilidade é encarada como um mero cumprimento da burocracia governamental.

Os gestores de empresas precisam aproveitar as informações geradas pela escrituração contábil, pois obviamente este será um fator de competitividade com seus concorrentes: a tomada de decisões com base em fatos reais e dentro de uma técnica comprovadamente eficaz – o uso da contabilidade.

A gestão de entidades, sabidamente, é um processo complexo, inesgotável, mas pode ser facilitada quando se tem uma adequada contabilidade.

No âmbito acadêmico não é unânime as definições que acercam a Contabilidade Gerencial, alguns a tratam como ferramenta outros como ramo da Contabilidade. Há os que defendem sua existência enquanto ramo da contabilidade, com técnicas e procedimentos próprios. Outros acreditam existir a partir de ações que a torne concreta, produzindo, num lapso determinado de tempo, relatórios, avaliações, interpretação e informações de fatos contábeis e econômicos a fim de oferecer subsídios aos administrados para tomada de decisões.

2 CAPITULO 1

1.1 CONTABILIDADE GERENCIAL

A contabilidade gerencial tem ainda a função de fazer planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz, ou seja, controlar as atividades da empresa e organizar o sistema gerencial a fim de permitir à administração ter conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados.

Constituem em três Macroconjuntos de Informações segundo Padoveze (2000, p.34):

1- Para satisfazer a alta administração da empresa, são caracterizadas por se apresentarem de forma sintética em grandes agregados a fim de possibilitar ao administrador uma visão conjuntural da empresa, trata-se de informações sobre o todo empresarial e daí denominadas gerenciamento contábil global;

2- Objetiva suprir à demanda da média administração, neste grupamento as informações é pouco mais detalhadas que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sinterização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performance de unidades, divisões, departamentos denominado de gerenciamento contábil setorial.

3- Temos o gerenciamento contábil específico, o qual fornece informações detalhadas relativas às atividades operacionais, neste conjunto de informações inexiste a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.

A Contabilidade Gerencial tem seu enfoque no futuro sendo assim as informações já passadas só terá valor se balizarem ações futuras, característica que define estratégia para as áreas de orçamentos e projeções.

Um sistema de informação gerencial deve estar umbilicalmente associado à contabilidade financeira, pois esta contém o cerne em aspectos legais, a contabilidade gerencial tem q considerar as informações traduzidas em outras moedas, índices que traduzem inflação oficial, inflação interna a fim de estabelecer comparação, a internacionalização da economia e a inflação são variáveis que exigem do contador gerencial adaptabilidade instantânea.

Deve ter o objetivo de: (a) fornecer feedback sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas através do controle operacional; (b) mensurar os custos dos recursos para se produzir, vender e entregar um produto ou serviço aos clientes através do custeio do produto e do cliente; (c) fornecer informação sobre o desempenho dos gerentes e unidades operacionais através do controle administrativo; (d) fornecer informações sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado, preferência dos clientes e inovações tecnológicas através de controle estratégico.

Segundo Padoveze (2000, p.31) os relatórios utilizados pela contabilidade financeira são: balanço patrimonial, demonstração de resultados, demonstração de mutações do patrimônio líquido, demonstrativo de fluxo de caixa, demonstração de origens e aplicações de recursos, já a gerencial utiliza orçamentos, relatórios de custos, de desempenho e outros facilitadores da tomada de decisão. Os utilizados pela contabilidade financeira são freqüentes regulamentados, anual, mensal, já os da contabilidade gerencial são elaborados de acordo com a necessidade da administração da entidade. A contabilidade financeira fornece informações objetivas, precisas e direcionadas por regras e princípios fundamentais da contabilidade e autoridades governamentais, em contraste com a gerencial que não é regulamentada, onde as informações sofrem apenas restrições determinadas pela administração, sendo subjetivas e menos precisas. Enquanto a financeira fornece informações para mensuração financeira estruturada na Ciência Contábil, a gerencial utiliza disciplinas nas áreas da economia, finanças, administração de forma integrada, utilizando a informação contábil como instrumento gerencial da administração, além de que, uma de duas características principais é a ênfase dos relatórios atuais orientados para o futuro, enquanto a contabilidade financeira, não é dada a mesma importância, apresentado uma orientação histórica e atrasada.

Uma característica que diferencia as duas contabilidades segundo Atkinson et al é que a financeira é muita agregada e refere toda a empresa, a gerencial fornece informações das decisões e ações locais de forma não agrupadas.

O contador gerencial ou controller tem como principais funções: 1-garantir que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo; 2-fazer compilação, síntese e análise da informação; 3-fazer planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz; 4-elaborar relatórios padrões para facilitar sua interpretação; 5-avaliar e assessorar os gerentes e presidente; 6-organizar o sistema de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com