TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Tese: Contabilidade Gerencial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Tese  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 5

Contabilidade Gerencial:É o Processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras utilizadas pela administração para planejamento, avaliação e controle dentro de uma organização e para assegurar e contabilizar o uso apropriado de seus recursos.

CUSTO : é o somatório dos gastos com matéria-prima, mão-de-obra direta e outros gastos fabris (mão-de-obra indireta, energia, depreciação, etc..), excluídos os fatos não previsíveis (ex. perda anormal na produção). Os gastos gerais e administrativos, quando não claramente relacionados a produção, não são incorporados ao custo dos estoques.

CUSTO STANDARD (PADRÃO): É aquele determinado através de uma projeção para o futuro e de uma média dos custos observados no passado. Para fixá-lo a empresa deve proceder estudos para uma avaliação da eficiência da produção, levando em consideração as deficiências que possam existir e podem ser sanadas a curtos e médios prazos. Em síntese, trata-se de um “valor de referência” e não se altera a cada nova aquisição. A legislação permite que seja atualizado apenas uma vez ao ano. Este tipo de custo-padrão pode ser considerado o mais adequado para fins de controle.

TIPOS DE CUSTO-PADRÃO

Custo-Padrão ideal: Em desuso, nasceu da tentativa de se fabricar um custo em laboratório.Características : Os cálculos relativos a tempo de fabricação (de homem ou máquinas) seriam com base em estudo minucioso de tempos e movimentos, com experiências, usando o operário mais habilitado, sem se considerar sua produtividade oscilante durante o dia, mas aquela medida num intervalo de tempo observado no teste feito; No final, Custo-Padrão Ideal seria um objetivo da empresa a longo prazo, e não uma meta fixada para o próximo ano ou para um determinado período;

Custo-Padrão Corrente : Mais válido e prático, diz respeito ao valor que a empresa fixa com custo de produção para o próximo período para um determinado produto ou serviço. Buscam-se padrões de custos e produção que, mesmo calculados cientificamente, consideram as eventuais condições de imperfeições ambientais, empresariais e de mercado.Características: Para os seus cálculos, leva-se em conta as deficiências sabidamente existentes em termos de qualidade de materiais, mão-de-obra, equipamentos, fornecimentos de energia, água, etc; Consiste de um valor que a empresa considera difícil de ser alcançado, porém não impossível: É tomado como meta para todos os setores da empresa, mas em patamares que, ao mesmo tempo que ideais e com certa dificuldade de obtenção, permitem, porém, seu atingimento. É um custo ideal, adaptado, permitindo-se seu alcance: Os dados físicos e monetários são determinados com bases racionais:São comparados com os custos históricos, e as causas dos desvios entre ambos são investigadas e as medidas corretivas devem ser acionadas.

CUSTO REAL: O Custo Real representa o custo acontecido. Características: Como instrumento de planejamento estratégico, o custo real têm pouco significado; O custo real para avaliação de inventário serve apenas para atender às necessidades legais e fiscais; O custo real tem validade no sentido em que, após a análise de suas variações, em cima de um custo-padrão, se identificam as causas do porquê das variações, e através dela, se permitem corrigir os rumos atuais.

CUSTO MÉDIO MÓVEL (REAL): é determinado através do histórico de custos de determinado material adicionado aos valores de cada nova entrada de notas fiscais, despesas de despachantes, fretes, etc... Dessa soma tem-se o custo definitivo do produto. Vale salientar que o custo do material em sua nova aquisição NÃO É O CUSTO REAL DO MATERIAL, pois temos sempre que levar em consideração o histórico de preços, sendo a média entre histórico x custo/compra atual, o CUSTO REAL.

Custos Diretos: são aqueles que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados, em síntese são os identificáveis no custo do produtos, como mão de obra, insumos, entre outros.

Custos Indiretos: são os custos que dependem de cálculos, rateios ou estimativas para serem apropriados em diferentes produtos, portanto, são os custos que só são apropriados indiretamente aos produtos. O parâmetro utilizado para as estimativas é chamado de base ou critério de rateio.

Margem de Contribuição :É o valor, ou percentual, que sobra das vendas, menos o custo direto variável e as despesas variáveis. A margem de contribuição representa o quanto a empresa tem para pagar as despesas fixas e gerar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com