TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Exames: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  3.580 Palavras (15 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

Contabilidade Gerencial é o segmento da ciência contábil em que se verificam os maiores esforços de pesquisa em todo o mundo. Apesar disso, muitos acadêmicos, segundo McLean, aceitam o fato de que não existe uma teoria unificada para Contabilidade Gerencial. Muitos chegam a entender que Contabilidade Gerencial não passa de uma coleção de técnicas tomadas emprestadas de outras disciplinas correlatas.

Apesar de a Contabilidade Gerencial utilizar-se de temas de outras disciplinas, ela se caracteriza por ser uma área contábil autônoma, pelo tratamento dado à informação contábil, enfocando planejamento, controle e tomada de decisão, e por seu caráter integrativo dentro de um sistema de informação contábil.

Entendemos que o caráter integrativo é que traz a identidade para a disciplina. Enquanto em outros segmentos da ciência contábil os temas são tratados e analisados de forma isolada, na Contabilidade Gerencial todos os temas são tratados dentro de um conjunto único, e toda a integração necessária à informação contábil é conseguida.

Apesar de muitos teóricos considerarem que a Contabilidade Gerencial é essencialmente para a tomada de decisão, entendemos que devemos ter também uma estrutura de informações operacionais e repetitivas, que possibilitem auxílio permanente a todo ciclo administrativo de execução e controle.

Etapa 1.

A contabilidade Gerencial tem por objetivo, facilitar o planejamento, controle, avaliação de desempenho e tomada de decisão; auxiliar o empresário nas tomadas de decisões, a fim de controlar, planejar e corrigir as falhas da empresa, proporcionando um melhor gerenciamento; elaborar planos administrativos e instrumentos de apoio ás funções, focando a avaliação de resultados; auxiliar no gerenciamento de departamento, enxergar e corrigir problemas, ajudar a empresa a crescer e gerar lucros e diminuir a taxa de mortalidade empresarial e o desemprego.

As formas dos relatórios são orçamentos, contabilidade por responsabilidade, relatórios de desempenho, de custos, relatórios não rotineiros para facilitar a tomada de decisão.

O contador gerencial pela própria natureza das funções que lhe são solicitadas a desempenhar necessitará de formação bem diferente daquela exigida para o profissional que atua na contabilidade formal. Estudará contabilidade como sistema de informação integrado ao Sistema de Informação Global da Empresa, voltando ao atendimento das necessidades de informação.

Existem três Macros conjuntos de Informações que são:

- Gerenciamento Contábil Global que serve para satisfazer a alta administração da empresa, possibilitando ao administrador uma visão conjuntural se tratando de informações sobre o todo empresarial.

- Gerenciamento Contábil Setorial que objetiva suprir a demanda da média Administração, contendo informações mais detalhadas, mas com elevado grau de sintetização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performance de unidades, divisões, departamentos.

- Gerenciamento Contábil Específico que fornece informações detalhadas relativas as atividades operacionais, inexistindo a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.

- Controle Operacional que fornece Informação (feedback) sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.

- Custeio do produto e do cliente que mensura os custos recursos para se produzir, vender e entregar um produto ou serviço aos clientes.

- Controle administrativo que fornece informação sobre o desempenho dos gerentes e de unidades operacionais.

- Controle estratégico que fornecem informações sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado preferência dos clientes e inovações tecnológicas.

Os relatórios mais utilizados pela contabilidade financeira são: o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultados, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstrativo de Fluxo de Caixa, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos.

A contabilidade gerencial utiliza: orçamentos, relatórios de custos, relatórios de desempenho e outros facilitadores da tomada de decisão. Enquanto os primeiros possuem uma frequência regulamentada, anual, mensal, os últimos são elaborados de acordo com a necessidade da administração da entidade Padoveze (2000, p.31).

Os usuários das informações geradas são, no caso da Contabilidade Gerencial, os internos como funcionários e administradores. Já a financeira visa os usuários externos, como os acionistas, os credores e outros interessados, podendo também atender os usuários internos.

Entretanto, segundo Horngren ET al. (2000, p.2), a Contabilidade Gerencial é também direcionada as partes externas, onde os administradores cada vez mais compartilham a informação contábil com os fornecedores e clientes.

1. Garantir que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo;

2. Fazer compilação, síntese e análise da informação;

3. Fazer planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz, ou seja, controlar as atividades da empresa;

4. Elaborar relatórios padrões para facilitar sua interpretação;

5. Avaliar e assessorar os gerentes e o presidente;

6. Organizar o sistema de informação gerencial a fim de permitir à administração ter conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados;

7. Comparar o desempenho esperado com o real;

8. Pensar e planejar a administração tributária;

9. Elaborar relatórios para o governo e entidades oficiais;

10. Proteger os ativos da empresa.

Podemos definir como característica do contador gerencial a precisão e a defesa dos interesses da empresa, pois os administradores querem que o controller forneça dados e números precisos e pertinentes à decisão que será tomada, querem inclusive que ele recomende qual deve ser a decisão, mesmo que não seja esta a decisão tomada pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com