TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Dissertações: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

Contabilidade Gerencial – ETAPA 1

Qual é o objetivo principal da Contabilidade Gerencial?

O principal objetivo da Contabilidade Gerencial é ser utilizada como uma importante ferramenta no processo de tomada de decisão. A contabilidade gerencial tem a função de fazer planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz, ou seja, controlar as atividades da empresa e organizar o sistema gerencial a fim de permitir à administração ter conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados.

Qual é os três Macroconjuntos de Informações? Explicá-los.

Primeiro conjunto: satisfazer a alta administração da empresa caracteriza-se por se apresentar de forma sintética em grandes agregados a fim de possibilitar ao administrador uma visão total sobre o todo, denominada gerenciamento contábil global.

Segundo Conjunto: informações, o objetivo é suprir a demanda da média administração, neste grupamento às informações é pouco mais detalhado que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sinterização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantifica o desempenho de unidades, divisões, departamento denominado de gerenciamento contábil setorial.

Terceiro Conjunto: gerenciamento contábil específico, o qual fornece informações detalhadas relativas às atividades operacionais, neste conjunto de informações inexiste a visão

Quais são os objetivos dos Sistemas Contábeis em termos gerenciais?

• O Sistema deve estar associado à contabilidade financeira, pois contém toda a arquitetura do plano de contas e os respectivos lançamentos contábeis a valores históricos, com a respectiva contabilização da correção monetária em seus aspectos legais, os objetivos são:

• Controle Operacional – Fornece Informação (feedback)sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.

• Custeio do produto e do cliente – Mensura os custos dos recursos para se produzir, vender e entregar um produto ou serviço aos clientes.

• Controle administrativo – Fornece informação sobre o desempenho dos gerentes e de unidades operacionais.

• Controle estratégico – Fornecem informações sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado preferência dos clientes e inovações tecnológicas.

Onde termina a Contabilidade Financeira e começa a Contabilidade Gerencial?

A distinção da Contabilidade Financeira para a Gerencial está em que na Financeira são fornecidas informações para mensuração, estruturadas na Ciência Contábil, já na Contabilidade Gerencial é utilizada outras disciplinas nas áreas de economia, finanças, administração de forma integrada, utilizando a informação contábil como instrumento gerencial da administração. Uma de suas características principais é a ênfase dos relatórios atuais orientados para o futuro, enquanto a contabilidade financeira é apresentada uma orientação histórica e atrasada.

Enumerar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com