TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Societária Intr. E Gerencial

Monografias: Contabilidade Societária Intr. E Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

É o estudo da legislação de constituição das sociedades, que serão registradas nas Juntas Comerciais ou Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

Esse estudo pode ser completado com conhecimentos que envolvam os grupamentos ou conglomerados empresariais (Lei das S/A), com o estudo da função das controladoras (holding) e das controladas e coligadas na estrutura organizacional dos grupos de empresas.

Para isso é necessário também o estudo do sistema de mensuração dos investimentos em empresas de um conglomerado por Equivalência Patrimonial e o estudo das formas de Avaliação das Empresas, que inclui a Avaliação e Reavaliação de Ativos e a Avaliação do Fundo de Comércio, todos estes no âmbito da Contabilidade Avançada.

Também podem ser estudadas as implicações societárias e tributárias nos caso de Incorporação, Fusão, Cisão, Transformação, Liquidação Judicial, Extrajudicial e Ordinária, Extinção, Dissolução, Falência e Constituição de sociedades e que se conheça ainda os métodos de Consolidação das Demonstrações Contábeis dos grupamentos de sociedades e a Conversão das Demonstrações Contábeis em Moedas Constantes.

CONTABILIDADE GERENCIAL:

a) Conteúdo da Contabilidade Gerencial

A Contabilidade Gerencial é a parte da Contabilidade, que se refere ao fornecimento de informações e de subsídios para a tomada de decisões de caráter corrente e as de natureza estratégica. Permite também efetuar as avaliações de desempenho e fixação do preço de venda baseado no custo, no mercado e no concorrente.

b) As análises alicerçadas no grau de ocupação da entidade

Formação de resultado diante do comportamento dos custos fixos e variáveis; margem de contribuição por produto e por seus fatores limitativos; Teoria das restrições; Margens de contribuição e custos fixos identificados; O ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro.

c) A gestão dos custos

O problema dos custos necessários e desnecessários. O gerenciamento dos custos diante da estratégia da entidade. Análise do Custo Diferencial. Análise dos Custos de Distribuição. Sistema de custeio baseado em atividades e sua análise. A cadeia de valores como centro da análise e da avaliação dos custos. Custo Meta. Unidade Equivalente de Produção.

d) As Demonstrações Contábeis na avaliação de desempenho

Elaboração, interpretação e análise da estrutura do Balanço Patrimonial e do Balanço de Resultados. Elaboração, interpretação e análise de quocientes e índices. Elaboração, interpretação e análise dos índices de liquidez, do grau de imobilização do capital próprio, da margem de garantia do capital de terceiros, da rentabilidade sobre vendas e dos capitais próprios, do volume de capital de giro próprio, do prazo médio de pagamento, do prazo médio de recebimento e do prazo médio de renovação de estoques. Elaboração e interpretação da análise vertical e horizontal. Elaboração, interpretação e análise da comparabilidade da análise de balanço com a análise setorial. A análise da composição dos custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com