TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto da vida e do trabalho do autor "Nelson Rodriguez Santos"

Artigo: Contexto da vida e do trabalho do autor "Nelson Rodriguez Santos". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Artigo  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 2

1) O contexto de vida e da obra do autor

O autor, “Nelson Rodrigues Santos”, mostra preocupação com a saúde pública no Brasil, ele destaca a origem do SUS e seu progresso, acontecimentos que surgiram e trouxe para o país, enfrentando resistência para esta melhoria para que as pessoas não deixassem de perceber o quanto é necessário para seu dia a dia.

2) Resumo do assunto

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado como um processo social, e foi construído em ambiente democrático. Este artigo destaca que de 1960 á 1980 no período colonial a implantação SUS que enfrenta resistência por essa melhoria, mostro que nesta época havia privatização pública e fatores que dificultavam o seu atendimento.

Nos anos 70 começou na prática de movimentos sociais políticos contra a ditadura, lutando pela liberdade democrática do Estado, para fortalecer uma sociedade justa e solidária em um novo Estado com política pública e direitos humanos; ausência de terra; reforma agrária, apresentando assim fatores sociais portadores de projetos diversificados.

Nos anos 80 houve os primeiros repasses de recursos federais que fortaleceu a prestação de serviços básicos e integrais da população, sendo que é importante ter estes recursos para a saúde.

Já nos dias atuais á grande aglomeração de pessoas em hospitais, prontos socorros, postos de saúde e demais entidades que atendem a saúde em alguns lugares em situações desumanas, isto tudo devido a má administração pública, sem comprometimento com a saúde, gerando falta de recursos e de repasses a esses órgãos. Vimos que até pouco tempo era viável ter planos de saúde, pois o atendimento era ágil e com dignidade e isto não está ocorrendo nos dias atuais, porque até para uma simples consulta a espera é grande.

A criação do SUS é um dos melhores programas que foi implantado no Brasil, se houver uma boa administração e interesse por parte dos governos federal, estadual e municipal teríamos com certeza o melhor desempenho na saúde pública do mundo, nos noticiários diários os profissionais da saúde são muito criticados na mídia e muitos até processados, sendo que falta por parte da população a conscientização que a falha é do gestor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com