TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrupção na Politica

Por:   •  6/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

4     REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Definindo amplamente corrupção significa o uso ilegal por parte de governantes, agentes privados ou até mesmo funcionários públicos do poder políticos ou financeiro de órgãos governamentais, objetivando a transferência de renda pública ou privada de maneira criminosa para pessoa ou grupo.

Em toda parte existem pessoas que fazem tudo dentro das leis e normas, mas existem pessoas que desrespeitam essas leis, para obtém proveito pessoal esses se nomeiam de criminosos.

Nestes crimes ao invés de assassinatos são utilizadas as posições do poder para um jogo político realizando atos ilegais contra a sociedade num todo.

A corrupção política se apresenta de várias formas como suborno, nepotismo e compra de voto

Os eleitores usam de diversas formas para escolher seus candidatos nas eleições, seguindo um conjunto de motivações em suas escolhas políticas. Assim fazendo existir diversos tipos de votos, o pessoal, o ideológico e o circunstancial, ficando apenas uma pequena parte do eleitorado seguindo suas convicções partidárias ou políticas para escolher seu candidato.

De acordo com um comportamento eleitoral presente em diversos países existe também o voto comprado muito criticado por denuncias veiculadas pela imprensa e por casos denunciados pela Justiça Eleitoral, esta pratica se torna um ponto bastante importante na hora do eleitorado escolher seu candidato.

A compra de voto é um assunto bastante delicado na política da atualidade, até a legislação reconhece e repudia tal ato, mas, no entanto de acordo com a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), não tem sido muito eficiente a coibição de tal ato.

Antigamente em meados de 1996 o voto era usado como ferramenta de influencia na política, de acordo com algumas campanhas difundidas nesta época nas quais suas principais bandeiras era o uso do voto consciente como arma para influenciar os rumos da política.


  1. DESENVOLVIMENTO

Esses eleitos por nós passaram a nos representar no poder executivo e legislativo em todas as esferas. É como quando passamos uma procuração dando pleno  direito e poderes para decidir nossas vidas ,isso inclui decisões sobre nosso trabalho ,saúde ,salário e a educação de nossos filhos .

No período das eleições há muitas acusações, cada qual querendo ser melhor, querendo conhecer melhor as dificuldades e problemas enfrentado pela população mais carente, achando todas as soluções possíveis para problemas há bastante tempo sem soluções, muitas vezes até confundem nossas cabeças como a grande maioria não tem nenhuma instrução, muitas vezes não sabemos quem está falando a verdade também não sabendo  o que há e concreto e verdadeiro na vida de muitos políticos .

Vale à pena ressaltar que se um candidato é capaz de fazer tanta confusão na cabeça dos eleitores com mentiras e compra de voto com certeza não será um bom representante do povo.

Imagine só se alguém já tenta se eleger comprando votos trabalhando numa total ilegalidade como será quando assumir um cargo será uma verdadeira tragédia.

Devemos salientar que o voto é um exercício de cidadania, sendo assim é a nossa soberania popular precisamos exercê-la tendo consciência e conhecendo nossos direitos como também nossos deveres, as leis devem ser cumpridas e quando aplicadas devem funcionar, às vezes por falta de consciência ou até mesmo por ganância alguns eleitores acabam se envolvendo de venda de votos contribuindo com a corrupção política, e que todos nós sabemos é crime.

                        Chamando ao alerta também a Igreja Católica que contribuiu bastante para que a sociedade brasileira tenha consciência do grande problema da compra de voto, que são trocados por remédios, materiais de construção, iluminação de rua entre outras coisas de necessidade, sabemos que os canditados em época de eleição se aproveitam de tudo para conseguir a confiança e o voto dos eleitores, se apresentando em defesa dos mais fracos ainda fazendo uso da compra de votos ou com termos mais bonitos troca de favores ,acabando por recebê-los na verdade já era um direito seu adquirido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com