TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cpc 00

Pesquisas Acadêmicas: Cpc 00. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2014  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 3

O Relatório Contábil tem como principal objetivo fornecer informações aos usuários, ligados diretamente à empresa, ou aos interessados na mesma. Essas informações estão ligadas à tomada de decisão.

Os relatórios contábeis são direcionados aos investidores e/ou credores, e os auxiliam a estimarem o valor da entidade, entretanto os relatórios podem não fornecer todas as informações que os investidores e/ou credores necessitam, assim os mesmos deverão buscar outras fontes, como a situação econômica e política e perspectivas para o setor da empresa. Muitos investidores e/ou credores não podem requerer que as informações sejam prestadas diretamente à eles, devendo, nesse caso, confiar nos relatórios contábeis. As informações sobre o desempenho financeiro auxiliam os usuários a avaliar os retornos futuros, e devem seguir o regime de competência justamente para fornecer uma melhor base de avaliação. Através da análise dessas informações os investidores e/ou credores podem avaliar a capacidade de retorno da empresa com suas próprias operações e com a obtenção de recursos adicionais.

Para ser útil, a informação contábil deve ser relevante, fidedigna, comparável, verificável, tempestiva e compreensível, sendo características qualitativas fundamentais a relevância e representação fidedigna. Informação contábil relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas. Para ser fidedigna, a informação precisa ser completa, neutra e livre de erros. Sendo assim, o objetivo é maximizar essas qualidades quando não puder ser perfeitamente exato. A verificabilidade significa que vários observadores podem chegar a um mesmo consenso sem necessariamente ser um completo acordo. Tempestividade é ter informação disponível ao tempo da tomada de decisão. Ser compreensível é apresentar informação com clareza para que seja entendida por todos os usuários. As demonstrações contábeis são elaboradas seguindo o pressuposto de que a entidade está em atividade e assim irá permanecer por um futuro previsível.

As demonstrações contábeis mostram os efeitos patrimoniais e financeiros da entidade agrupando-os em classes de acordo com as suas características. Quanto à mensuração da posição patrimonial e financeira têm-se os ativos, passivos e patrimônio líquido. Quanto ao desempenho na demonstração de resultado têm-se as receitas e despesas. Ativos são recursos controlados pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade. Os passivos são obrigações presentes, provenientes de eventos passados, dos quais se espera a saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.

Patrimônio líquido é o residual entre ativos e passivos. O patrimônio líquido pode ter subclassificações no balanço patrimonial, como por exemplo, as reservas: legal, estatutária, etc.

As receitas são aumento nos benefícios econômicos, seja por aumento no ativo ou diminuição do passivo, durante o período contábil, e que representa aumento do patrimônio líquido. Despesas é a diminuição dos benefícios econômicos durante o período contábil, seja por saída de recursos, redução de ativos ou liquidação de passivos, e que representam diminuição do patrimônio líquido.

Um item que possui as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com