TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criando um serviço social no Brasil

Relatório de pesquisa: Criando um serviço social no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Reconceituar foi preciso

O Serviço social teve seu início no Brasil dentro da Igreja Católica, em meados dos anos 30 em uma época conhecida como “Era Vargas”, que foi quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país.

A implantação de políticas de modernização gerou o crescimento de indústrias e com isso o número de trabalhadores.

Esses trabalhadores na maioria das vezes eram explorados e injustiçados e o Serviço Social da época servia para “manter” a classe trabalhadora e suas insatisfações sob controle.

Era grande o número de trabalhadores descontentes e suas manifestações clamando por mudanças. A Igreja, se aproveitando de sua influência dentro da classe proletarizada, afinal era a “voz de Deus” tinha o papel de amenizar, harmonizar conflitos entre pobres e burgueses, operários e patrões.

Se valendo dessa tal influência ela tentava fazer com que a sociedade funcionasse da maneira que a classe dominante (Igreja, estado e burguesia) achava ser adequada.

Nesse tempo, o Serviço Social só ia até onde a autocrasia burguesa permitia.

Desde a criação da primeira Escola de Serviço Social em 1936 em São Paulo, muitas mudanças importantes aconteceram dentro da profissão. Com o passar dos anos foram surgindo personagens importantes que viram a necessidade de mudanças dentro da atividade social. Modernizar, se desvincular da igreja, romper com o conservadorismo e definir novos rumos para o Serviço Social no Brasil eram propostas urgentes.

Nos anos 60, época em que grandes mudanças ocorreram na vida social, econômica, política e cultural brasileira, aconteceu também uma mudança no Serviço Social. Nessa década teve início o movimento de Reconceituação do Serviço Social que foi o grande marco da profissão até hoje.

Em encontros, chamados de Seminário I, (Araxá 1967), Seminário II (Teresópolis 1970) e Seminário III (Sumaré 1978) foram definidos novos métodos teóricos e metodológicos para a profissão. Nesses encontros foram redigidos documentos importantes para a prática do Assistente Social. A partir destes encontros, os profissinais passaram a ter uma nova visão deles mesmos e isso possibilitou que conquistassem direitos significativos sendo um deles a regulamentação da profissão em 1962.

Muitas mudanças aconteceram na trajetória do Serviço Social no Brasil até hoje.

Ela deixou de ser uma profissão assistencialista, filantrópica, exercida por moças geralmente ricas e “bondosas”. Hoje é uma profissão exercida por um profissional graduado em curso superior de Serviço Social com duração de 4 anos.

É uma profissão laica, ou seja, não está vinculada a nenhuma religião.

É uma profissão reconhecida e capacitada, dotada de diretrizes, métodos teóricos, técnicos e éticos.

E é uma profissão que rompeu fronteiras, alargou suas áreas de atuação. Hoje o Assistente Social pode atuar em: entidades públicas, diga se de passagem que o governo é quem mais emprega o profissional. Entidades privadas, entidades sócio-assistencialistas e pode atuar ainda em instituições de ensino, ONG’s e associações de moradores.

O 1º Seminário ocorreu em Araxá em 1967 e o 2º em Teresópolis 1970, ambos representam um marco no Serviço Social, uma vez que deu início a uma renovação de conceitos e métodos utilizados, saindo de um de modelo tradicional paternalista e refletindo o momento histórico àquela época.

No Seminário de Araxá destaca-se como um dos seus objetivos o estudo da possibilidade da teorização do Serviço Social, procurando novos alicerces para defini-lo com disciplina de intervenção na realidade, buscando chegar a sua natureza. Por sua vez, os encontros regionais fizeram uma análise e crítica do documento, especificando seus pontos positivos e negativos, de onde surgiram várias indagações, como por exemplo: qual o objetivo do Serviço Social?

Em razão dos questionamentos, houve o estudo quanto à natureza do serviço social, o serviço social como uma arte, como ciência, como uma técnica social e como prática institucionalizada.

Neste contexto, nos encontros regionais surgem os comentários e uma reflexão quanto à atuação do Serviço Social nos seus aspectos micro e macro. Sendo o micro essencialmente operacional e, o macro funcional ao nível da política e do planejamento para o desenvolvimento da estrutura social, complementando-se.

De igual forma, o documento de Teresópolis trouxe uma contribuição para o Serviço Social. Na ocasião os participantes dividiram-se em dois grupos, os quais analisaram os “Fenômenos e variáveis significativas para a prática do Serviço Social”, “Aplicação da metodologia do Serviço Social” e a “Concepção científica do Serviço Social”.

Através destas análises houve uma mudança, onde foram introduzidos novos termos e o emprego de uma terminologia mais científica do que filosófica no Serviço Social. Além disso, passou-se a reconhecer o Serviço Social como método profissional, redefinindo o papel do assistente social ao considerá-lo como um funcionário em desenvolvimento.

Porém, apesar de tais mudanças, o documento de Teresópolis não respondeu aos questionamentos trazidos pelo documento de Araxá, entretanto, foram utilizados pelos profissionais, contribuindo assim para um estudo mais detalhado e profundo dos métodos e modelos quanto à questão da integração.

Portanto, vê-se que os Seminários deram uma grande contribuição para a profissão do assistente social à época em que foram realizados e, por consequência, para o Serviço Social na atualidade.

O Positivismo é uma corrente filosófica surgida na primeira metade do séc. XIX através de Auguste Comte (1798-1857).O Positivismo foi o coroamento de uma evolução do Ocidente, começando na Grécia, seguida em Roma na idade média até a Revolução Francesa .Todos os grandes impulsos vinham de Paris .Augusto Comte acreditava também que se o Positivismo tivesse dominado na França, não haveria mais guerras. Já no Brasil Auguste Comte pretendia reformar o catolicismo desenvolvendo, antes de tudo, o preceito da caridade fraternal, desembocando assim no sonho do “altruísmo universal “.As palavras altruísmo e a palavra sociologia, hoje divulgadas por todo mundo já estamos de alguma forma falando de Augusto Comte até mesmo sem saber. A divulgação do Positivismo é muito grande por todo o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com