TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criminalidade na Adolescência

Por:   •  3/11/2016  •  Artigo  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

Abstract

 This article clearly shows an understanding of what is and how crime occurs in this troubled period is adolescence. As the lives of young people occur physical and mental transformations constant, they become vulnerable, and therefore to make choices and decisions that are made often recklessly, leading to internal conflicts causing him to act impulsively, bringing consequences that will be remembered for the rest of their lives.

Some of these teenagers end up breaking the law, becoming a "minor offender" and being penalized, then need to somehow be inserted back into society through public policies determined by the state, need also to have a bigger family care because social and family life greatly influences the resocialization, because the reality of this public has the need for intervention.

Keywords: Teens, crime, juvenile offender, resocialization.

Introdução

Vivemos em uma sociedade em que percebemos que o índice de criminalidade entre os adolescentes aumenta a cada dia consideravelmente, no entanto existem vários fatores que levam a este devido aumento.

Para melhor compreender este aumento é necessário entender a realidade na qual vivem, tendo em vista que existem fatores externos que torna mais fácil o acesso desses jovens na criminalidade, por isso é necessário que exista investimento nas políticas públicas da realidade desses jovens.

Sabe-se que existem leis para a punibilidade dos mesmos através das medidas sócio educativas, sendo necessário porém o cumprimento de todos os direitos dados a esses jovens para que a ressocialização aconteça de forma correta e efetiva.

  1. Adolescência X Aborrecência

Segundo a Organização Mundial da saúde (OMS) o período definido para a adolescência na maioria dos indivíduos ocorre entre 10 e 19 anos de idade, podendo variar de pessoa para pessoa, é considerada uma etapa entre a infância e a sua fase adulta, que é marcada por ser um período de transformações físicas e mentais, pois os hormônios estão se desenvolvendo influenciando diretamente no comportamento desses adolescentes. Pelo fato desses adolescentes estarem numa fase complicada, de transformações e mudanças repentinas, muitos acabam ficando confusos em como deve agir na sociedade, outros pensam que precisam ter atitudes  como se já fossem independentes apenas pelo fato de estarem mudando de etapa, portanto, por ser um período difícil e complicado tanto para o adolescentes quanto para  quem convive com eles, é necessário também que  família possa estar num diálogo constante e possam compreender esta fase como necessária para a formação intelectual e pessoal do indivíduo. Nesta fase, os adolescentes vivem numa busca constante onde a incerteza prevalece, e suas opiniões e escolhas mudam constantemente justamente por não terem tanta experiência adquirida em sua vida, e é por esses motivos que alguns adolescentes se tornam impulsivos, tomando atitudes inconsequentes até mesmo para eles.

 Esses jovens não são mais crianças, mas também não são adultos ainda e por isso é normal toda essa oscilação nesta fase de desenvolvimento, porém, alguns acabam se tornando jovens “aborrecentes” por alguns fatores como: querer ser independente e com isso tomar qualquer atitude sem refletir, pensar que como estão evoluindo e que já sabem o que é melhor para eles mesmos acabam não dando valor para o que os próprios pais falam, e se deixando levar por influências negativas de amigos e se envolvendo em caminhos errado como drogas, criminalidade.

  1. Fatores Externos e o processo de desenvolvimento ao adolescente

É necessário que os pais procurem agir de forma correta como foi citado anteriormente, com um bom dialogo, dando exemplos bons para que os adolescentes possam se espelhar e praticarem, ou seja, é importante referências para serem seguidas.  Sabemos que atualmente que existe um bom distanciamento familiar entre pais e filhos no qual gera um espaço para que os pais não saibam e entendam a maneira de agir de seus filhos, por exemplo, o que fazem, amizades, devido a isso acaba gerando um motivo para uma possível revolta do jovem, onde os mesmos buscam procurar externamente o que não encontrar em seus lares.

Devido a essa falta é que os jovens procuram algo para substituir geralmente a ausência dos pais, pois a realidade constante de conflitos familiares com agressões verbais ou/e físicas, falta de compreensão e entendimento dos pais sobre o desenvolvimento de seus filhos na sociedade, privando-os da “liberdade”, são fatores que fazem com que muitos pais exerçam esse tipo de autoridade e domínio sobre os filhos de forma a querer protegê-los, porém, pela falta de diálogo,  isso pode se reverter e dar motivo para uma possível revolta desses adolescentes e o distanciamento cada vez mais entre os pais e filhos acaba se tornando mais evidente acarretando em motivo para tais jovens entrarem nesta vida de criminalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com