TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crítica ao Capitalismo

Por:   •  17/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 4

Crítica ao Capitalismo

Ao escrever seu livro, Postones busca fazer uma reinterpretação crítica e fundamental de Marx sobre as relações sociais, e de como a sociedade capitalista tem em sua forma as diferentes formas de dominação sobre um todo. Deixando claro também uma crítica à economia política que se desenvolve a partir das teorias de Marx principal crítico do sistema Capitalista, que busca entender como se dá a exploração da força do trabalho na produção de Mercadoria e na extração de seu excedente.

O autor busca compreender de que as teses buscam um mesmo pressuposto, “o trabalho no capitalismo é compreendido somente como atividade mediadora do homem com a natureza”, e por esse motivo, segundo o autor, a especificidade do capitalismo é perdida, e a contradição fundamental subjacente ao desenvolvimento desta sociedade, capaz de permitir a sua superação, é interpretada enquanto a contradição entre “modo industrial de produção” e “distribuição com base no mercado”. Desse modo segundo o autor, as formas as formas de distribuição são explicitamente desiguais, fazendo com que gere uma crescente pobreza em meio a uma crescente riqueza.

O que só seria resolvido quando o ser buscasse o domínio de si mesmo e começasse a pensar num modo de distribuição mais igual proposto pela classe dominante do trabalho “a classe proletária”. Algo que implicaria na abolição da propriedade privada dos meios de produção e consequentemente faria com que não existisse uma classe dominante dos meios de produção. O que só se daria através da consciência da classe trabalhadora sobre as relações sociais e deixasse de ser alienado pela burguesia.

A partir das análises feitas sobre os estudos de Postone, trazemos o contexto para os dias atuais, direcionadas para a tragédia ocorrida no distrito de Bento Rodrigues, onde uma barragem de rejeito de minério se rompeu, não só trazendo prejuízos para as pessoas que moravam ali, mais como também a toda população que vive ao arredor da área e que também foram atingidos de alguma forma.

O rompimento da barragem de rejeitos de minérios da barragem de Fundão, onde eram depositados rejeitos da mineradora Samarco, trouxe grandes prejuízos para a população de Bento Rodrigues, onde o distrito foi praticamente destruído pela força da lama, fazendo com que se perdessem muitas vidas no local da tragédia e até mesmo bens materiais, mudando completamente a vida da população do distrito de Bento Rodrigues e de todas as famílias afetadas direta e indiretamente pela tragédia.

Essa tragédia nos proporciona um vasto entendimento de como o sistema capitalista age sobre as relações humanas, onde famílias de todos os tipos são afetadas por um crime cometido pelas empresas responsáveis pela barragem.

Empresas que sabiam do risco que estava correndo e mesmo assim em nome do lucro continuou com a exploração do minério e depositando rejeito onde sabia que corria um grande risco de acidente. Dessa forma podemos perceber que o sistema capitalista, não está nem um pouco preocupado com o amanhã e sim com o lucro que eles vão obter ou deixar de obter se não continuassem com a extração deliberada do minério de ferro.

Essa é a grande realidade mostrada para nós no dia de hoje aonde vemos que as multinacionais não estão nem um pouco interessadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com