TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidado com nosso único planeta

Por:   •  14/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Planalto Catarinense

Curso: Serviço Social

Disciplina: Psicologia Social

Professora: Inea Giovana

Aluna: Bibiana Cristina Ribeiro

LANE,Silvia T.Maurer. O que é Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense,2006.

O livro menciona assuntos relacionados a psicologia social como: Como nos tornamos sociais, a Identidade Social, Consciência de Si, Como aprendemos o mundo que nos cerca: Linguagem, A história via a família e a escola, Trabalho e Classe Social e por fim o Individuo na Comunidade.  

  Sobre como nos tornamos sociais a autora Silvia Lane explica que ao nascer o ser humano necessita de outras pessoas, pode-se entender que o ser humano ao nascer é frágil e necessita do outro para sobreviver e se desenvolver, o que já o fará membro de um grupo, O ser humano se torna social a partir da convivência com outros indivíduos de seu   grupo em que o mesmo está inserido aprende a se comportar seguindo o exemplo das suas experiências vivenciadas. Lane explica também que a Identidade Social é o que nos caracteriza como pessoa, é oque respondemos quando alguém nos pergunta “quem é você?”e define identidade social como um conjunto de papéis que desempenhamos. E, quanto à consciência de nós mesmos, pode-se entender que isso se exprime de forma subjetiva, mas que, para tanto, faz-se necessário o estudo sócio-histórico, demonstrando que os papéis que desempenhamos não são tão naturais como imaginamos que sejam.

  A linguagem é fruto do desenvolvimento histórico humano, quando esses necessitaram cooperar para sua sobrevivência. O trabalho cooperativo, organizado, planejado e que permite ao homem controlar as forças da natureza, só foi possível graças a esse desenvolvimento.

Uma linha entre e a família e a escola, a primeira constitui no grupo essencial que garante a sobrevivência do indivíduo, ela é regida por leis, costumes, direitos, normas e deveres de seus membros e  cabe a ela reproduzir a força de trabalho e fazer durar a propriedade e influência. E a segunda, é institucionalizada como a família, responsável por reproduzir valores responsáveis pela propagação da cultura, o que garantiria o desenvolvimento de novos conhecimentos que beneficiariam o progresso do país.

   Em relação ao trabalho, a autora explica que o capitalismo visa a produção de bens materiais, que não só atendem a subsistência social, como buscam o lucro e o respectivo aumento do capital. Para isso a exploração da força de trabalho é fundamental. A sociedade capitalista divide-se basicamente em duas classes sociais antagônicas, uma que domina o capital e os meios de produção e outra que é explorada e dominada. E são essas classes que determinam as relações sociais entre os indivíduos e o que será esperado desses indivíduos no desempenho do trabalho, dependendo da classe em que está inserido.

    A Psicologia Comunitária, que vem sendo sistematizadas, dentro da Psicologia Social, como atividades de intervenção que visam a educação e o desenvolvimento da consciência social de grupos de convivência os mais diversos. Através da participação comunitária que os indivíduos desenvolvem a consciência de classe social e do seu papel de produtores de riquezas, que não usufruem, e, em consequência, podem gradativamente, irem se organizando em grupos maiores e mais estruturados visando uma ação transformadora da historia de sua sociedade. O desenvolvimento de uma comunidade se da de forma lenta, com avanços e recuos, pois o sistema social mais amplo a todo momento exerce pressões individualistas, promovendo a competição, valorizando status e prestigio de posse da propriedade.  Transformar as relações sociais apreendidas na família, na escola, não é fácil, pois elas se apresentam como espontâneas no cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com