TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de ensino no curso de Administração na Unimontes

Por:   •  16/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 8

A qualidade de ensino no curso de Administração na Unimontes

    Leonel Tsuneitti Morikawa[1] e Luiz Guilherme Cotrim[2]   

Resumo: Este artigo é um estudo que tem por função analisar as opiniões dos alunos em relação à qualidade de ensino no curso de Administração, visando o que precisa ser mudado, o que pode melhorar. Baseando-se nos objetivos de analisar sobre o curso de Administração na Unimontes na perspectiva dos alunos, de verificar os interesses dos acadêmicos para com a Universidade e verificar os fatores que beneficiam ou não a qualidade do curso.

Foi feita uma pesquisa exploratória, e a técnica utilizada foi à aplicação de questionários de perguntas discursivas fechadas com o intuito de atingir um maior número de acadêmicos e pela praticidade e precisão.

Após o processo de estudo, coleta e análise dos dados, ficou claro que embora a Universidade tendo pontos fortes como, seu prestigio frente a outras faculdades, os minicursos oferecidos, o conteúdo para a formação profissional e entre outros fatores. Foi notado que é preciso melhorar em certos aspectos, como por exemplo, o número de vagas oferecidas, divulgação do curso, atividades de extensão, variedades quanto aos minicursos, estrutura das salas e do Campus, quanto ás questões da distribuição das matérias por período e entre outras.

Palavras-Chave: administração, opiniões, qualidade, ensino e fatores.

 

  1. Introdução

A UNIMONTES é uma das universidades bastante concorridas em seus processos seletivos e, são poucos os candidatos que passam e, esses poucos que passam no curso desejado, nunca foram perguntados sobre a situação do curso, se era o que eles queriam o que esperavam, se o curso tem boa qualidade, dai a proposta de levantar essa questão, já que o ensino publico nas redes estaduais vem sendo criticado.

               O propósito de optar por essa pesquisa cientifica é buscar conhecer e refletir essa realidade na graduação, analisar seus “pós e contras” e ajudar a entidade para o seu melhoramento, em que desempenhar para o bom desempenho da universidade, e o que deve ser feito para seu aprimoramento.

Como citado acima, o ensino publico é conhecido por haver varias criticas em relação a sua qualidade, situação e o método de ensino e bastante desvalorização dos professores que, em forma de greves tentam conseguir seus direitos.

          A proposta de tal pesquisa visa identificar junto com os alunos de ADMINISTRAÇÃO, o que o ensino precisa melhorar o que falta para se chegar a um curso de excelente qualidade, diminuindo assim os índices de desistência do curso escolhido.  

O trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, em que para o desenvolvimento do mesmo foi realizada no curso de Administração da UNIMONTES. Para isso foi utilizado o método do estudo de caso e a técnica utilizada foi aplicação de questionários de perguntas discursivas fechadas.

  1. Desenvolvimento

Com origens no latim, a ADMINISTRAÇAO apresenta varias definições. Segundo o latim, A palavra Administração vem de, ad– que significa direção, tendência para, e minister – que significa subordinação ou obediência, ou seja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviço a outro (CHIAVENATO, 2003).

Depois de varias observações por estudiosos, principalmente da prática administrativa, chegou-se à conclusão – baseada nos estudos de Fayol – que Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos das organizações. Segundo Maximiano (2007) Administrar é um trabalho e que as pessoas buscam realizar seus objetivos próprios ou de terceiros (organizações) com a finalidade de alcançar as metas traçadas. Dessas metas fazem parte as decisões que formam a base do ato de administrar que são as mais necessárias. O planejamento, a organização, a liderança, a execução e controle são considerados decisões e/ou funções, sem as quais o ato de administrar estaria incompleto.

 A UNIMONTES-Universidade Estadual de Montes Claros, em sua criação, buscou revelar nitidamente seu comprometimento, a fim de incentivar o desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida para todos os setores sociais em que se insere.

  Composta por vários cursos de graduação, sempre está na lista das mais desejadas entidades para e concluir um curso.

  Um dos cursos oferecidos é o de ADMINISTRAÇÃO, composta por vários alunos, com formação de novas turmas a cada semestre, no 1º semestre com abertura de turma à noite e no 2º, com abertura de turma de manhã.

  Um dos mecanismos utilizados para obter informações sobre a qualidade dos cursos da UNIMONTES é o Exame Nacional do Desempenho Dos Estudantes (ENADE). O exame tem como objetivo avaliar o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos desenvolvidos, os programas e suas habilidades e competências. O Enade compreende a avaliação realizada entre os alunos ingressantes e concluintes dos cursos de 22 áreas de todo pais.

Para melhor busca do entendimento em relação a qualidade do curso na entidade,os acadêmicos do segundo período responderam um questionário com questões relacionadas a qualidade do curso.

  1. Demonstração dos resultados 

Após coleta e análise dos resultados verificou-se que 50% da turma entraram na universidade pelo sistema de cotas, 26% pelo sistema universal, 14% pelo PAES e 14% por transferência de outras faculdades. Verificou-se que 66% dos acadêmicos tinham as informações necessárias para a escolha do curso, mas houve um grande indicie de acadêmicos que não tinham durante a escolha de mesmo (44%) e durante a escolha, as maiorias dos acadêmicos tinham a certeza do curso em um total de 73%.60% dos alunos não optou por fazer o curso em outra entidade,houve aqueles que tentaram em outras, como por exemplo,alguns tentaram na UFMG,FACIT,Funorte,Santo Agostinho e Pitágoras ,totalizando um total de 40%.

Foi perguntado aos Acadêmicos por qual razão, escolheram fazer o curso na entidade, um grande número respondeu pelo fato de ser gratuita, pelo prestígio da Universidade e pela qualidade do curso. Quanto ao número de acadêmicos que ingressaram na turma, 77% dos acadêmicos acharam bom, e um número baixo em questões de ótimo e regular, resumindo em um total de 10% e 13% respectivamente. Os acadêmicos foram perguntados quanto à importância dos conteúdos dados para a formação profissional dos mesmos, um total de 57% acharam ótimo, 40% bom e houve um baixo índice na variável regular(3%),Quanto aos recursos materiais que a entidade disponibiliza na sala de aula para atingir aos objetivos das disciplina,67% responderam que sim,mas houve um elevado número de pessoas que acham que não,em um total de 33%,desses alunos que responderam não no questionário,alguns expos suas opiniões dizendo que os acadêmicos deveriam ter acesso as atividades da Empresa Júnior(EJU),outros acham que seria necessário a melhoria dos equipamentos dentro da sala de aula,outros colocaram que os materiais dentro da sala estão com defeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (191.1 Kb)   docx (43.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com