TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cárie dentária

Seminário: Cárie dentária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  Seminário  •  1.793 Palavras (8 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 8

Cárie Dentária

As cáries dentárias são orifícios que são causados pela decomposição gerada pela ação das bactérias na boca. A parteexterior do dente está coberta por uma camada dura de esmalte, cuja função é proteger os dentes de qualquer agressão externa. Quando esta camada desaparece progressivamente, deixa de proteger a dentição e permite aos germes presentes na boca atacarem os dentes. O interior é macio e contém nervos e vasos sangüíneos. As cáries são produzidas quando a decomposição atravessa o esmalte e chega à cavidade interior do dente. Sente-se dor extrema quando a decomposição atinge o nervo. As cáries não são perigosas quando tratadas corretamente. Deixar um buraco no dente e o nervo exposto pode provocar uma infecção e até mesmo a perda do dente. Uma infecção não tratada invariavelmente chegará à raiz e ao osso, provocando um abscesso.

Evolução de uma cárie dentária. Ilustração: Maxi_m / Shutterstock.com

A cárie dentária é causada pela ação de um ácido (que provem da decomposição da comida e bebida produzida pela ação das bactérias que habitam na boca), que provoca a erosão do esmalte e sua posterior corrosão. A principal bactéria responsável pela cárie é a Streptococcus mutans. Outros fatores que desencadeiam a cárie dentária são a deficiente higiene bucal, a freqüente ingestão de alimentos açucarados, etc.

Os principais sintomas da cárie são dor aguda, inflamação, aumento da sensibilidade perante as comidas ou bebidas frias ou quentes, mau hálito e perda do dente.

O tratamento é realizado pelo dentista e consiste em observar os dentes, tirar uma radiografia (para ter uma visão geral da situação do dente) e, finalmente, realizar a restauração do dente. Ou seja, o material decomposto deve ser retirado com a ajuda de uma broca especial e colocar um material que serve de base para o recheio que será colocado em seguida. A substância utilizada na maioria dos casos para rechear o dente é o amalgama de prata e outrosmetais.

O melhor cuidado que se pode ter em relação aos dentes é a prevenção, para isto é necessário: assegurar-se de que a água potável da comunidade tenha sido fluorada em um nível de um por um milhão; usar pasta de dente; escovar os dentes e utilizar fio dental; visitar regularmente se o dentista para fazer a limpeza das arcadas dentárias (que deve ser realizada de seis em seis meses); ter uma dieta equilibrada; evitar doces e bebidas açucaradas entre as refeições; a saliva ajuda a prevenir as cáries, desde que a boca esteja limpa.

Como é que eu cuido dos dentes dos meus filhos?

Uma boa saúde oral começa no início da vida das suas crianças. Antes do nascimento do primeiro dente, alguns factores podem afectar a sua aparência e a sua saúde. Por exemplo, a tetraciclina, um antibiótico comum, pode causar a descoloração do dente. Por esta razão, estes antibióticos não devem ser administrados nas mães que amamentam e em grávidas até à última metade da gravidez.

Passar os bons hábitos de Higiene Oral para as suas crianças é uma das lições de saúde mais importantes que lhes pode ensinar. Isto significa ajudá-los a escovar duas vezes ao dia, mostrar-lhes a maneira correcta de usar o fio dentário, limitar os lanches entre as refeições e visitar o dentista regularmente.

A maioria dos dentistas recomenda a primeira visita por volta dos 2 anos. Além de permitir ao seu dentista a oportunidade de controlar o crescimento e o desenvolvimento dentário do seu filho, é, também, a melhor altura para aprender o desenvolvimento dentário, a necessidade de flúor, como ajudar a manter uma boa higiene oral, como lidar com os hábitos orais da sua criança (como o uso da chucha), nutrição e dieta e como prevenir as lesões orais.

Faça-o ver que uma visita ao dentista é um experiência positiva. Explique que ir ao dentista ajuda a manter uma boa saúde oral. Ao incentivar uma atitude positiva, você aumenta as hipóteses da sua criança visitar regularmente o dentista ao longo da vida.

As crianças precisam de cuidados orais especiais que todos os pais devem saber. Inclui-se a maneira de evitar as cáries de "biberão".

O que são as cáries de "biberão" e como posso evitá-las?

As cáries de "biberão" são provocadas pela exposição frequente e demorada dos dentes a líquidos que contêm açúcar. Nestes incluem-se o leite, a papa e sumos de fruta. Os líquidos açúcarados depositam-se à volta dos dentes durante longos períodos enquanto o bébé dorme conduzindo à formação de cáries dentárias que se desenvolvem, em primeiro lugar, nos dentes anteriores superiores e inferiores. Por esta razão, não deve deixar que o bébéadormeça com o biberão de sumo ou de leite na boca. Por sua vez, na hora da sesta, dê um biberão com água ou uma chucha. Se está a amamentar, evite que o seu bébé mame continuamente. Após cada refeição, limpe os dentes com um tecido limpo e húmido ou com uma gaze.

O que hei-de fazer quando os dentes de leite começarem a erupcionar?

Os dentes começam a erupcionar por volta dos 6 meses e continuam até aos 3 anos. Isto faz com que muitas crianças fiquem com as gengivas muito sensíveis o que as torna irritadas. Pode ajudar, esfregando as gengivas com o dedo, com uma colher gelada ou com anel de borracha previamente colocado no frigorífico. Também existem gel e medicamentos para aliviar as dores da erupção dos dentes do bébé. Questione o seu dentista ou pediatra destes medicamentos. Se a sua criança tiver febre quando os dentes estiverem a erupcionar, é melhor contactar o seu médico para ajudar a prevenir qualquer outro problema.

Qual é a melhor forma de escovar os dentes de leite?

É uma boa ideia vigiar a escovagem das suas crianças até aos 6 anos de idade, seguindo estes passos:

- Use uma pequena quantidade de pasta dentífrica fluoretada. Tenha atenção para que a sua criança não engole a pasta. Se engolir, deve escovar sem pasta;

- Use uma escova de filamentos suaves, escove primeiro as superfícies internas de todos os dentes, onde a placa bacteriana se acumula mais. Direccione os filamentos da escova para a linha gengival. Escove suavemente para a frente e para trás;

- Escove todas as superfícies externas dos dentes. Direccione os filamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com