TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Câncer De Mama

Monografias: Câncer De Mama. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 4

O câncer de mama

O câncer ocorre no organismo através da reprodução de células irregulares e que o sistema imunológico não consegue reprimir. Ele é como uma patologia maligna com grande incidência na população do Brasil e tem feito muitas vítimas em razão do diagnóstico tardio, principalmente nos indivíduos de classes sociais de baixo poder aquisitivo. (ABREU; KOIFMAN, 2002).

O câncer de mama consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno (ROSSI; SANTOS, 2003). Dentre as neoplasias malignas, o câncer de mama, tem sido responsável pelos maiores índices de morte no mundo, tornando-se uma das grandes preocupações em saúde pública, no que diz respeito à saúde da mulher. (BRASIL, 2011).

O câncer de mama é considerado a maior causa de mortalidade de mulheres brasileiras entre 40 e 69 anos. Pesquisas realizadas pelo INCA mostram que são esperados 52.680 novos casos de câncer nessa região do corpo feminino, chegando a com um risco estimado de 52 mortes a cada 100 mil mulheres. Esses números mostram o crescimento da doença comparados com o ano de 2009, quando a previsão foi 49 mil novos casos de câncer de mama (BRASIL, 2011).

Os primeiros sinais do câncer de mama, geralmente, estão relacionados com pequenos nódulos formados nas glândulas mamárias e que podem ser detectados no ato de apalpá-las. Mas, também, pode aparecer mediante uma secreção do mamilo, além de alterações na pele ou dor na mama por uma massa palpável.

Segundo Davim (2003), o processo de formação de câncer é lento, podendo levar vários anos para que uma célula se prolifere e dê origem a um tumor palpável. A manifestação mais comum ainda é reconhecia pela própria paciente no autoexame e perceber a presença de massas discretas e áreas de condensação irregular do tecido glandular da mama.

Para Martins (2009), os fatores de risco determinam os grupos de mulheres expostas a maior probabilidade de desenvolverem o câncer de mama e que deverão ser examinadas com maior cuidado e frequência. Este tipo de câncer está associado a inúmeros fatores de risco: o envelhecimento, história de câncer na família e menopausa após os 50 anos de idade, dentre outros fatores.

Outros fatores como a menarca precoce (antes de 11 anos de idade), nuliparidade, idade da primeira gestação acima dos 30 anos, anticoncepcionais orais, terapia de reposição hormonal, dieta rica em gordura animal e pobre em fibras, obesidade após a menopausa e exposição a radiações ionizantes estão bem estabelecidos em relação ao câncer de mama. (BRASIL, 2011)

O tratamento do câncer de mama é feito através de várias modalidades como a cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, imunoterapia e reabilitação. Estas modalidades têm apresentado bons resultados, pelo fato de controlar o tumor em seu início e evitar futuras complicações. Dependendo do estágio da doença, o tratamento exige a combinação de vários métodos que possam reduzir as perdas anatômicas, preservar a estética e a função dos órgãos comprometidos. (ROSSI; SANTOS, 2003).

Um dos métodos utilizados para o tratamento do câncer de mama é a sua retirada por meio de uma cirurgia nos casos em que o câncer já esteja em estado avançado.. Trata-se da mastectomia destinada à remoção do tumor visível, gerando problemas de ordem física e psicológica para as mulheres vítimas dessa neoplasia maligna (ALVES, 2011).

As estatísticas publicadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com