TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS CONTÁBEIS

Seminário: DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS CONTÁBEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Seminário  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

Contabilidade Comercial

2 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

2.1 Entidade

O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

2.1.1 Continuidade

Para a contabilidade a entidade é um organismo vivo que irá viver por um longo período de tempo, até que surjam fortes evidências em contrário. A CONTINUIDADE ou não da ENTIDADE, bem como sua vida definida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas.

2.1.1.1 Competência

No Regime de competência as receitas e despesas são conhecidas no momento em que ocorrem, independente do momento em que serão pagas ou recebidas, ou seja, quando ocorre o fato contábil (venda ou compra) elas são registradas, mesmo que o impacto no caixa (entrada ou saída do dinheiro) seja no futuro.

3 REGIME DE APURAÇÃO

3.1 Caixa

Este regime implica em uma forma simplificada da contabilidade, o qual irá reconhecer uma despesa ou receita quando efetivamente houver a entrada de valores (encaixe) ou a saída de valores (desencaixe).

3.1.1 Competência

A fim de atingir seus objetivos, demonstrações contábeis são preparadas conforme o regime contábil de competência. Segundo esse regime, os feitos das transações e outros eventos são reconhecidos quando ocorrem ( e não quando caixa ou outros recursos financeiros são recebidos ou pagos) e são lançados nos registros contábeis e reportados nas demonstrações contábeis dos períodos a que se referem.

4 MÉTODO DE AVALIAÇÃO DO ESTOQUE (CONCEITOS)

4.1 PEPS

Este método é baseado na suposição de que as primeiras mercadorias compradas são as primeiras a ser vendidas e que as mercadorias que permanecem nos estoques são da última compra. Ex.:

Unidades Custo unitário Total

1 9000 9000

1 2000 2000

Estoque final 11.000,00

4.1.1 UEPS

O custo do estoque é obtido como se as unidades mais recentes adicionadas ao estoque (últimas a entrar) fossem as primeiras unidades vendidas (saídas) (primeiro a sair). Pressupõe-se, deste modo, que o estoque final consiste nas unidades mais antigas e é avaliado ao custo das mesmas. Segue-se que, de acordo com o método UEPS, o custo dos artigos vendidos (saídas) tende a se refletir no custo dos artigos comprados mais recentemente (comprados ou produzidos). Também permite reduzir os lucros líquidos expostos.

4.1.1.1 Custo Médio Ponderado

É usado em empresas, em que os seus estoques tenham um controle permanente, e que a cada aquisição, o seu preço médio seja atualizado, pelo método do custo médio ponderado.

5 OPERAÇÕES FINANCEIRAS

5.1 Capitalização Composta

O regime de capitalização composta tem grande importância financeira por representar melhor a realidade. Os juros gerados pela aplicação serão incorporados ao capital inicial e gerarão mais juros no período seguinte. Em primeiro lugar será deduzida a fórmula da capitalização composta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com