TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Por:   •  30/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.126 Palavras (13 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..................................................................................................3

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        5

3. FORMULAÇÃO DO OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO        5

5. METODOLOGIA        5

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        6

7.CRONOGRAMA        10

8.ORÇAMENTO        10

9.RESULTADOS ESPERADOS        11

10.REFERÊNCIAS        12



  1. intrODUÇÃO

O presente trabalho busca aprofundar o conhecimento de referencial teórico e repensar o agir profissional do Serviço Social diante das transformações ocorridas na atualidade, que tem demandado novas habilidades e competências técnicas impulsionando a categoria profissional a uma atuação diferenciada, em especial no trabalho desenvolvido com as famílias usuárias do serviço de Proteção e Atendimento à família no Sistema Único de Assistência Social - SUAS.

        O Serviço de Atenção Integral a Família é fundamental para a politica de assistência social que vem sendo construída desde a constituição federal de 1988 com a pretensão de superar a lógica dos “favores ou afilhados” assistencialistas e se tornar uma politica pública, sendo dever do Estado e direito do cidadão.

O trabalho com as famílias no âmbito do PAIF é especializado e executado por profissionais do nível superior, sendo assim deve ser visto como garantia de direitos e não uma intervenção executada por voluntários e benévolos que visam à caridade.

O assistente social é um intermediador das relações sociais e visa garantir os direitos das famílias vitimas da questão social, promove mudanças sociais através das orientações acordadas com as politicas públicas da assistência social com o intuito de minimizar e gerenciar as dificuldades econômicas.

Compreender a real função do assistente social dentro do PAIF é fundamental para aprimorar a intervenção. É indispensável considerar que há grandes avanços na forma da condução da politica de assistência, porém o profissional do Serviço Social está cada vez mais sendo desafiado na sua intencionalidade de superar as demandas vivenciadas pelas famílias.

Este trabalho nasceu de uma inquietação na busca de conhecimentos sobre o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família, pois sabemos que as atividades desenvolvidas contribuem de forma efetiva para a superação do estado de vulnerabilidade e fortalecimento dos vínculos familiares, mas qual é o papel do profissional de Serviço Social frente às ações realizadas no âmbito do PAIF?

O trabalho foi formulado a partir de um objetivo geral: analisar a atuação do profissional o Serviço Social no âmbito do PAIF. E três objetivos específicos: Constatar os desafios que ainda fazem parte do trabalho do assistente social; entender como funciona o plano de acompanhamento das famílias dentro do PAIF; Compreender a questão social e a necessidade da criação do Serviço de Proteção Integral a Família como medida para fortalecer os vínculos das famílias.

A metodologia empregada na execução desta pesquisa foi bibliográfica, na qual foram coletados dados e maiores informações sobre o tema, a partir de materiais impressos, como livros, cartilhas, revistas, artigos acadêmicos e também em consultas eletrônicas na internet.

O trabalho será desenvolvido em cinco capítulos, no primeiro será explanado sobre o processo histórico da assistência social, para isso será abordado a LOAS, PNAS, SUAS, NOBs, entre outros, com a finalidade de compreender o meio em que o Serviço Social se tornou profissão. No segundo capítulo será falado sobre a instrumentalidade do Serviço Social, para conhecermos algumas das técnicas de abordagem da profissão e como devem ser usadas.

No terceiro capítulo falaremos sobre o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família, para sabermos o que é, para que serve e para quem as ações são destinadas, neste capítulo ainda conheceremos um pouco da formação da família brasileira atualmente.  No quarto capítulo será explanado sobre a atuação do assistente social no âmbito do PAIF para entendermos a importância desse profissional no desenvolvimento das ações desse serviço. Já no último capitulo irá abordar os desafios, dificuldades e resultados esperados do trabalho com as famílias a partir do PAIF.

O trabalho tem a intenção de contribuir com estudos que buscam compreender a atuação do profissional do Serviço Social no âmbito do PAIF, mostrando a necessidade deste profissional no envolvimento das ações desse serviço para que seja ofertado com qualidade e eficácia. Uma profissão não surge do nada e sim de uma necessidade, por isso a importância de conhecer o processo histórico na qual o Serviço Social conquistou o seu espaço.

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Como é a atuação do assistente social com famílias no serviço de proteção e atendimento integral à família (PAIF).

3. FORMULAÇÃO DO OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO

 Objetivo Geral

                          Analisar a atuação do profissional o Serviço Social no âmbito do PAIF.

Objetivos Específicos

  • Constatar os desafios que ainda fazem parte do trabalho do assistente social;

  • Entender como funciona o plano de acompanhamento das famílias dentro do PAIF;
  • Compreender a questão social e a necessidade da criação do Serviço de Proteção Integral a Família como medida para fortalecer os vínculos das famílias.

4. JUSTIFICATIVA

O profissional Assistente Social atua nas mais diversas áreas e deve possuir conhecimentos teóricos – metodológico ético-político e técnico-operativo com compromisso ético e qualidade dos serviços oferecidos.

A relevância desse projeto se justifica a opção por este tema por verificar que o PAIF, é o principal serviço dentro da Proteção Social Básica, de caráter protetivo e preventivo. Irá abordar os desafios, dificuldades e resultados esperados do trabalho com as famílias a partir do PAIF.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (247.3 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com