TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Por:   •  22/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.104 Palavras (9 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.......................................................................................................3

2- DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA............................................5

3- FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS.............................5

4- JUSTIFICATIVA.....................................................................................................6

5- METODOLOGIA.....................................................................................................6

6- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA……………………......................................................7

 

7- CRONOGRAMA DA PESQUISA...........................................................................9

 

8- ORÇAMENTO........................................................................................................9

9- RESULTADOSESPERADOS...............................................................................9

10- REFERÊNCIAS...............................................................................................10



                        1. Introdução;

Na sociedade do século XXI um dos problemas que mais afetam o convívio familiar e que está em destaque no momento são as drogas, e o uso desses entorpecentes que chega cada vez mais cedo ao alcance dos jovens e adolescentes. Foi pensando neste contexto que procuramos desvendar qual a razão que leva ao consumo excessivo de drogas? Será a condição financeira, a curiosidade, a disponibilidade? Existem vários fatores que levam um adolescente a entrar no mundo da droga e basta experimentar uma única vez para se tornar dependente dela.

.                      Os noticiários e as estatísticas mostram que cada vez mais crianças e  adolescentes entram  no mundo das drogas, e uma das causas que os levar as drogas, são problemas advindos dos vínculos familiares rompidos devido a falta de estrutura básica no meio familiar, problema este também advindo  da vulnerabilidade social, onde levam a famílias a comercializarem o entorpecente, pois esse tipo de  facilidade bate a porta dessas pessoas se aproveitando das mínimas condições financeiras, não tendo outros meios de prover o sustento da família que acaba aceitando esse tipo de trabalho, e os filhos que desde crianças acompanham o dia a dia dos pais convivendo com as drogas acabam tendo a curiosidade de experimentá-la daí em diante se tornam viciados tendo que roubar para sustentar o vicio, outro problema para a sociedade.

Analisando essas condições o Projeto busca investigar o que leva o adolescente a entrar no mundo da droga, será que a família falhou em algum momento na criação dessa criança? Ou a condição financeira propiciou, ou a acessibilidade fácil, segundo dados jornalísticos não é só o adolescente de baixa renda que usa drogas, então acreditamos sim que houve falha no acompanhamento familiar.

O consumo de drogas entre os adolescentes vem crescendo a cada ano no Brasil, e em idades cada vez mais jovens, por isso são alvos de pesquisa. Acredita-se que a família pode ser um fator tanto de risco quanto de proteção para o uso de substâncias nessa fase da vida, observado as famílias em que em sua maioria são pais que não dão exemplo positivo quanto ao uso de drogas. As diferenças de gênero também são apontadas sendo que as meninas necessitam de maior apoio familiar devido a fragilidade psicológica e física já os meninos se consideram menos frágeis e são influenciados mais fácil através dos grupos de amizades.

2. Delimitação e formulação do problema;

Com o propósito de conhecer a problemática dos adolescentes usuários de drogas, no qual buscamos compreender a realidade dessas famílias e delimitar quais os fatores que propiciam o primeiro contato com as drogas, propomos aqui como objeto de estudo os adolescentes usuários de sustâncias psicoativas e a questão dos vínculos familiares rompidos, estabelecendo assim um propósito de que o adolescente é importante e deve ser valorizado no meio social.

3. Formulação dos objetivos geral e especifico;

Objetivo geral: Analisar quais os fatores que levam os jovens e adolescentes a se envolverem com substâncias psicoativas.

Objetivo específico:

  • Verificar se a dependência química tem relação com o fator econômico da família.
  • Investigar qual a importância da família na prevenção do uso de drogas.
  • Observar as principais causas que levam o sujeito e/ou a família a dependência química.

4. Justificativa;

Partindo do principio do que levam os adolescentes a conhecerem a droga, acreditando ser por curiosidade, como a vontade de experimentar o novo mesmo sabendo dos riscos que trazem, e um sentimento de poder tomar as suas próprias decisões, o adolescente hoje não se baseia somente nas orientações dos pais, mas sim, nas facilidades em que o mundo oferece, o modelo de família vem sendo deixada pra traz, os costumes que antigamente eram tidos como prioridades.                        Deste modo prevalecendo os grupos sociais no qual os jovens estão inseridos que são os grupos de amigos. Procurando analisar os modelos de famílias e o que vem mudando nos diversos momentos contemporâneos, a família passou a ter nova estrutura, valores e condutas; não se tem mais a figura da família tradicional. Juntamente com essa nova formação familiar os problemas sociais, econômicos, psicológicos foram sendo constatados, dentre eles o envolvimento dos adolescentes cada vez mais cedo com substâncias psicoativas. Acreditando que a formação psicológica desse jovem ainda não está totalmente formada, podendo nesse momento ser influenciado, pois não possui senso crítico sobre o que é certo ou errado, por esse motivo ele necessita de acompanhamento familiar e social, por isso é essencial a realização de pesquisas que colabore para o entendimento dessa condição e do posicionamento profissional do serviço social frente a sua atuação.      Por tanto, o tema abordado nos faz refletir sobre a importância da família e seu papel na educação e acompanhamento de seus filhos, também conhecer os fatores que levam as crianças e adolescente a   consumir estas substâncias psicoativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (178.1 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com