TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMANDA POSTA AO SERVIÇO SOCIAL NA POLICLÍNICA COMTE TELLES: EXPERIÊNCIA ESTÁGIO CURRICULAR I

Por:   •  2/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.906 Palavras (8 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 8

RELATÓRIO DO ESTÁGIO I

TITULO: DEMANDA POSTA AO SERVIÇO SOCIAL NA POLICLÍNICA COMTE TELLES: EXPERIÊNCIA ESTÁGIO CURRICULAR I

Mayra Façanha Bentes

Orientadora Local: Ivanete Castro dos Santos Silva

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Bacharelado em Serviço Social (SES0175) Relatório – Estágio I

19/06/2015

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho demostra o desenvolvimento do estágio curricular obrigatório I, primeiro semestre 2015, na Policlínica Dr. Antônio Comte Telles, mais especificamente no setor Serviço Social, enfocando as principais demandas, onde ganham relevância as demandas procedentes dos usuários da Neurologia pediatria/adultos, e suas famílias, e do Serviço de assistência Especializada- SAE- a pessoas que convivem com HIV/AIDS.

O estágio curricular tem como embasamento teórico o aprofundamento da leitura do código Ética Profissional, lei de Regulamentação do Estagio nº 11.788 e a Resolução CFESS nº 533/2008 que regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social, lei 8.080 SUS - Sistema Único de Saúde, documentos institucionais e legislações municipais, elementos fundamentais para ampliar a percepção da realidade institucional e da atuação profissional e das formas de enfretamento das questões postas.

O estágio obrigatório aqui relatado tem objetivo de aperfeiçoar minha formação e aprendizagem, através do núcleo articulador entre a realidade acadêmica e realidade social, buscando um processo de ensino-aprendizagem que abrange planejamento, desenvolvimento e avaliação do estágio nas áreas de atuação profissional do assistente social frente às exigências e necessidades colocadas à profissão.

A metodologia utilizada foi através de acolhimento e abordagem, direta á profissionais e usuários, entrevista, observações, analise documental, levantamento de dados, participação em reuniões, registro no diário de campo das ações e atividades desenvolvidas.

2. RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO

Este relatório apresenta as atividades decorrentes ao período do estágio curricular I, na Policlínica Dr. Antônio Comte Telles que se localiza no Bairro São Jose II etapa B rua J s/n. Tendo

início, partir do quinto módulo no dia 16/03/2015 carga horaria total 150, distribuídas em12 horas semanais, sendo 4 horas diárias nos dias de segunda, terça e quarta feira conforme acordado com a supervisora de campo e assistente social Rosenilda Maria Medeiros, Cress 1615 e Região 15º, e orientadora pedagógica Ivanete Castro dos Santos Silva Cress 2562, Região 15º.

O estágio curricular é de grande relevância para a formação profissional e do acadêmico de Serviço Social, pois permite a ele relacionar a teoria com a prática, fazendo-o conhecer e saber lidar com as mais diferentes expressões da questão social, a qual é objeto de trabalho do assistente social. Dentre os autores que conceituam o estágio, tirei a visão do Buriolla, onde ressalta que:

O estágio é concebido como um campo de treinamento, um espaço de aprendizagem do fazer concreto do Serviço Social, onde uns leques de situações, de atividades de aprendizagem profissional se manifestam para o estagiário, tendo em vista sua formação. O estágio é o lócus onde a identidade profissional do aluno é gerada, construída e referida; volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, deve ser planejado gradativa e sistematicamente (2001, p. 13).

No primeiro momento as ações foram muito voltadas no campo de estágio para observação e gradativa intervenção, de forma compartilhada com a supervisora que por sua vez permitiu fazer algumas atuações, tratando diretamente com o público, na escuta e acolhimento das demandas postas e das possíveis formas de enfretamentos/resposta, elaboração da avaliação socioeconômica, relatórios sociais destinados a instituições ou órgãos públicos ou privados, liberação ou renovação do passa fácil e entres outros.

Tendo como foco do fortalecimento dos vínculos familiares e sociais bem como buscando melhores condições de tratamento e prevenção contribuindo para diminuição de vulnerabilidade e possibilitando a superação de situações identificadas, a afirmação de direitos sociais e ampliação das condições de cidadania.

A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantir mediante políticas sociais e econômicas que visem á redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário ás ações e serviços para sua proteção, promoção e recuperação (BRASIL, 1988, p. 104).

2.1 PROCESSOS DE INSERÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS

A Partir do instante que adentrei na instituição fui acolhida pela assistente social onde fui bem recebida, me apresentou aos funcionários, mostrou à unidade, os setores, as normas e rotinas, que facilitou muito no meu aprendizado e na contribuição de realizar minhas atividades.

Sobre a orientação da Supervisora de campo realizei varias atividades como acolhimento, abordagem direta à profissional e usuários, observações, analise documental, levantamentos de

dados e registro no diário de campo, envolvendo demandas espontânea e encaminhadas, orientações dos procedimentos de atendimento como agendamento de consultar /retorno e exames tendo como

referencia o SISREG – sistema de regulamentação frente ao encaminhamentos procedentes.

Participei de entrevista, reuniões, juntamente com a supervisora de campo bem como palestras de incentivos ao usuário na contribuição da continuidade dos tratamentos e prevenção, e a fundamentação dos vínculos familiares e sobre orientações do Beneficio de Prestação Continuada (BPC), e Programa Bolsa Família (PBF). Segundo Pontes (2000, p. 38), “que se busca a compreensão do que é o ser social e do é necessário para que o homem se constitua como tal, ou seja, estuda como são as relações sociais que os homens estabelecem em sociedade”.

2.2 AVALIAÇÕES DO PROCESSO DE SUPERVISÃO

A Supervisora de campo contribuiu de suma importância nesse momento da prática, pois estava sempre disposta a esclarecer minhas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com