TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO CONTRIBUIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ORGANIZAÇÕES

Projeto de pesquisa: DESENVOLVIMENTO CONTRIBUIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  9.132 Palavras (37 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 37

1 Introdução.

O mundo tem passado por uma enorme mudança no cenário econômico nos últimos anos as principais mudanças origina-se nos conceitos que tem contribuído em um todo para a nossa economia. Cada vez pequenas e medias empresas surgem, trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. Na medida em que a um crescimento dessas empresas, dificuldades também surgem, sendo assim o presente trabalho trás uma abordagem dos conceitos usados na administração de uma empresa, fontes de recursos e uma análise de mercado que auxiliam nas soluções de problemas e ajuda a compreender esse novo cenário empresarial atual proporcionando assim uma proposta de administração a fim que essas empresas possam se mantiver diante as dificuldades encontradas utilizando recursos viáveis a sua realidade. O objetivo desse trabalho é levar os leitores os principais aspectos que compõe o contexto empresarial, que são; a contribuição da administração para o desenvolvimento das organizações, a visão holística da administração, a administração, tecnologia e organizações, patrimônio líquido (valor contábil da empresa), equação, contas que o compõe, efeitos do resultado do exercício, fontes (origens) de recursos. Capital de terceiros, capital social, a contribuição do empreendedor para a economia, empreendedorismo e crescimento econômico entre outros.

2 DESENVOLVIMENTO

A CONTRIBUIÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES.

Administrar empresas abrange a coordenação de pessoas e outros recursos para se obtiver os fins (objetivos) desejados pelo gestor. Por trabalhar com o humano, a gestão é, em sua essência, culturalmente específica. Dessa forma, a administração como atividade sócio-técnica depende da compreensão dos diversos aspectos que se referem ao lado social, educacional, político e cultural. A dependência cultural da administração é reafirmada à medida que essa procura preservar a colaboração total dos membros da empresa, que se faz mediante a influência sobre outras pessoas, pelo manuseio de símbolos que motivam a execução das ações desejadas pelo gestor.

A visão holística da administração.

Uma vez a administração sendo primordiais para o desenvolvimento das organizações, os profissionais da área tem se aperfeiçoado cada vez mais. Isso se dá pelo fato da visão holística, ou seja, o administrador consegue visualizar uma imagem única de todos os elementos, que normalmente podem ser relacionados a visões parciais que abrange estratégias, atividades, recursos e informações. Com uma visão holística é mais seguro tomar decisões relativas a uma das visões específicas, pois a influência desta decisão sobre as outras visões da empresa é observada à priori. Se esta visão holística for então formalizada, podem-se discutir problemas específicos sem se perder a abrangência, nivelando-se o conhecimento entre os participantes da discussão. No entanto, é impossível representar o todo de forma completa. Este todo é algo abstrato, que forma uma unidade na mente dos dirigentes. Pensar a empresa como um conjunto de business processe é o formalismo existente mais próximo para a obtenção da visão holística. Esses conceitos garantem a obtenção da Integração de Empresas / CIM.

Administração, tecnologia e organização.

A informatização, mais que um modismo, é um importante diferencial competitivo para as organizações, porém, não é garantia de sucesso, exigindo um trabalho constante de planejamento e utilização adequada. A informação ágil e confiável é essencial para o trabalho dos gestores. Os sistemas manipulam e compartilham dados em tempo real, tornando-se uma ferramenta importantíssima no ambiente de trabalho. A evolução tecnológica trouxe um leque novo de possibilidades para a informática, fazendo com que as organizações mais que nunca possam focar seus esforços no seu real produto, pois sabemos que uma estrutura de TI (tecnologiade informação) própria, pode ser muito onerosa para a empresa.

A presença de administração profissional faz muita diferença dentro das empresas, principalmente num mercado dinâmico e truculento como esse de tempos globalizados e on-line, mais que nunca, é necessária uma valorização dos diversos profissionais e de seu papel dentro do complexo sistema corporativo.

PATRIMÔNIO LÍQUIDO (valor contábil da empresa).

O patrimônio líquido representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento. No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos representa o PL (Patrimônio Líquido), que é o valor contábil devido pela pessoa jurídica aos sócios ou acionistas, baseado no Princípio da Entidade. O Patrimônio Líquido é formado pelo grupo de contas que registra o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas.

Equação.

A equação patrimonial é composta da seguinte forma: PL = A – P (Patrimônio Líquido = Ativo – Passivo). Geralmente na maioria das entidades o valor total do Ativo é maior do que o valor total do Passivo. Neste caso a equação do Balanço Patrimonial seria: A = P + PL (Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido). Nos casos onde o Passivo supera o Ativo, o Patrimônio Líquido fica denominado como Passivo a Descoberto e sua equação são a seguinte: A + PD = P (Ativo + Passivo a Descoberto = Passivo). Isto significa que o Patrimônio Líquido é negativo (está descoberto) ou o Patrimônio Líquido está deperecido.

Contas que o compõe.

As contas contábeis constituem-se representações escrituradas de bens, direitos, obrigações, capital, reservas, etc. de uma entidade. A finalidade de tais contas é registrar as movimentações transcritas do livro diário, expressando-se monetariamente. Cada fato contábil é transportado para as respectivas contas, com sua data, histórico e valor. As contas poderão ser ativas, passivas, de resultado, ou de compensação. As contas ativas registram bens e direitos, como numerário (caixa), valores bancários (contas de movimento), clientes (duplicatas a receber), imóveis (terrenos e edificações), etc. O Patrimônio Líquido é formado pelo grupo de contas que registra o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas.

A partir de 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007, para as sociedades por ações, a divisão do patrimônio líquido será realizada da seguinte maneira:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com