TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA ÉTICA PROFISSIONAL, DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

Por:   •  18/2/2016  •  Seminário  •  5.041 Palavras (21 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 21

LIDERANÇA ÉTICA PROFISSIONAL, DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

Wilma Augusta Frederico Caldeira[1]

Profa. MsC. Elênia Baker da Cunha do Nascimento[2]

RESUMO

Este artigo busca esclarecer a importância da ética e relacionamentos interpessoais, exercida pela liderança, no pleno desenvolvimento dos indivíduos para o crescimento e bom funcionamento organizacional. A ética sempre fez parte das comunidades e sociedades desde os tempos mais remotos, pois dela depende o bom relacionamento para o sucesso de uma equipe ou de um grupo. A liderança exerce papel fundamental nesse processo já que é o líder que influencia, de maneira expressiva, os valores e os comportamentos de seus colaboradores. As empresas e indústrias se modificaram em estrutura organizacional e funcional ao logo do tempo, surgindo mudanças drásticas desde a revolução industrial, auxiliados pelas teorias de Taylor, Henri Fayol, Mayo e Webber, entre outros. Todos esses cientistas sociais se complementaram de uma forma ou de outra e em algumas ocasiões tiveram opiniões opostas. O ser humano passou a ser visto como uma máquina repetitiva, de fácil substituição quando necessário, porém essa concepção precisou se ajustar aos direitos humanos e a qualidade de trabalho. A especialização foi ganhando espaço, mas o lucro pela produção sempre ficou em primeiro plano. Este artigo tem como objetivos: analisar a estrutura organizacional de empresas e de que forma o ser humano como fonte de trabalho é importante para esse sucesso; mostrar as ferramentas de comunicação que a gestão dispõe para cumprir as demandas impostas; conhecer o mercado capitalista atual e verificar o histórico da gestão empresarial, mudanças depois do fordismo, entre outros, que de forma direta ou indireta moldaram o pensar e executar a gestão empresarial. Este artigo leva em conta a empresa, o empregador e o empregado, ou seja, o ser humano dentro de suas perspectivas e anseios, por isso se torna importante esse trabalho, contribuindo com o conhecimento do histórico e necessidades do mercado e do ser humano. Para isso foi realizado uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratório.

Palavras-chaves: Histórico, Relação interpessoal, Ética profissional, Ética pessoal.

ABSTRACT

This article seeks to clarify the importance of ethics and interpersonal relationships, it is exerted by the leadership in the individuals full development for growth and good organizational functioning. Ethics have always been part of the communities and societies from the earliest times, because they determine the good relationship for a success team or group. Leadership plays a fundamental role in this process since it is the leader who influences more significantly, the values ​​and behavior of their employees. Companies and industries have changed in organizational and functional structure to the right time, emerging drastic changes since the industrial revolution, they are aided by the theories of Taylor, Henri Fayol, Mayo and Webber, among others. All these social scientists complemented each other in one way or another and sometimes they have opposing views. The human being was seen as a repetitive machine, easy to replace when it is needed, but this design had to adjust to human rights and the work quality. The specialization was gaining ground, but profit for the production was always at the forefront. This article aims to analyze the organizational structure of companies and how the human being as a source of work is important for that success; to show the communication tools that management have to meet the demands imposed; to know the current capitalist market, and to check the history of business management, changes directly or indirectly shaped the thinking and running business management. This project takes into account the company, the employer and the employee, besides the human being inside their perspectives and its desires, so it becomes important to this work, contributing to the knowledge of the history and needs of the market and of human beings. For it was carried out a literature, qualitative and exploratory research.

Keywords: Historic, Interpersonal relation, Professional ethic, Personal ethic.

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente, com a globalização, o mercado exige cada vez mais profissionais que se destacam em sua maneira de agir, tendo a ética como referência primordial, para o pleno desenvolvimento intrapessoal e interpessoal, dentro das organizações. Uma liderança ética e buscando o igualitário contribui para um clima organizacional estável e de qualidade otimizada, tornando o ambiente confiável e livre de conflitos.

A cultura organizacional deve estar embasada em sólidos preceitos morais e éticos e com objetivos bem definidos, bem como seu legado positivo e duradouro à sociedade. Com valores éticos, claramente definidos, líder e colaboradores tomam decisões de acordo com as metas e valores empresariais. Marcolin (2003) diz que a administração dentro das organizações possui seu patrimônio humano individual ou em equipe, ou seja, o maior patrimônio de uma empresa são seus funcionários que possam conduzir o funcionamento da organização, mesmo com o dono à distância. Isso gera um clima de dependência necessária, mas por outro lado uma precisão em valorizar a equipe, independente da hierarquia e suas relações interpessoais.

A competição é cada vez maior entre as empresas, forçando a uma maior produção, a uma maior capacidade de especialização de seus funcionários, que precisam dar um retorno funcional, maior jornada de trabalho, repetição de trabalho e maior responsabilidade para todos os personagens envolvidos, tendo nas suas características a dura realidade da sobrecarga psicológica e física imposta, levando a um ambiente hostil, desumano em sua essência, onde facilmente se observa o mais frágil e o mais autoritário.

A liderança ética é um fator crítico para o sucesso das organizações, uma vez que é o agente modificador de paradigmas enraizados, nas pessoas ou nas organizações, e suas ações e comportamentos carregam significativamente mais peso do que suas palavras ou políticas formais. O homem é visto como uma unidade que pensa, que sente, que deseja, que age e que necessita de comprometimento e conexão entre corpo e mente e respeitando as características individuais para o bom funcionamento de toda a equipe (BARRETO, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (195.5 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com