TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO FASE DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Projeto de pesquisa: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO FASE DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES

CURSO DE PSICOLOGIA

BÁRBARA NICÁCIO MALTA

KARLA DA SILVA SOUZA

MACIELY ALVES FELICIANO

RAFAELLA DA CRUZ BORGES CAVALCANTI DE BARROS

YASMIM RENATA QUIRINO DUARTE

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

FASES DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO PIAGET

MACEIÓ

2014

BÁRBARA NICÁCIO MALTA

KARLA DA SILVA SOUZA

MACIELY ALVES FELICIANO

RAFAELLA DA CRUZ BORGES CAVALCANTI DE BARROS

YASMIM RENATA QUIRINO DUARTE

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

FASES DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO PIAGET

Pesquisa apresentada como requisito parcial de avaliação da disciplina, Psicologia do desenvolvimento, ministrada pelo Prof.ª Nara Virginia, no 2ª período de Psicologia.

Maceió

2014

FASES DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE PIAGET

Primeira fase: Sensório motor (0 a 2 anos)

Segundo Bock (2008) a vida mental reduz-se ao exercício dos aparelhos reflexos, de fundo hereditário como sucção. Por exemplo: O bebê mama melhor no décimo dia de vida, do que no segundo dia, ao quinto mês, o bebe consegue coordenar os movimentos das mãos e dos olhos para pegar os objetos, a criança é capaz de usar um instrumento para atingir um objeto. Por exemplo: descobri que se puxar a toalha, uma lata de bolacha ficará mais perto dele, estará utilizando a inteligência prática sensório motora, o desenvolvimento fica acelerado e é suporte para aparecimento de novas utilidades.

Exemplo: Brincadeira com cores, blocos coloridos, a criança movimenta os blocos, colocando um sobre os outros, segurando e depois o derrubando, trabalhando a coordenação motora e a visão, que começa a ficar mais nítida a parti do terceiro mês.

Segunda Fase: Período pré-operatório (2 a 7 anos)

De acordo com Bock (2008) este período é muito importante para o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança. Com decorrência do aparecimento da linguagem, o desenvolvimento do pensamento acelera. No início do período o pensamento inclui toda a objetividade, a criança transforma o real em funções do desejo e fantasia; no final do período, passa a procurar razão causal e finalidade de tudo, é a fase dos famosos “porquês”.

Exemplo: Brincadeira de jogos simbólicos, onde a criança usa sua imaginação, como viagem ao espaço, exercitando não só sua capacidade de pensar, como também a de representar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com