TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO

Por:   •  14/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO        6

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho proposto pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR consiste em realizar uma ação de intervenção solicitada na disciplina de Estágio III do curso de Serviço Social, foi realizado no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS.

          O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma ferramenta desenvolvida pelo governo brasileiro com o intuito de tornar acessíveis serviços de proteção social, que vão de assistência financeira ao planejamento familiar, os objetivos dos CRAS são explicitados nas ferramentas de comunicação governamentais. Por meio do CRAS, as famílias em situação de extrema pobreza, passam a ter acesso a serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda. O País conta, atualmente, 7.669 unidades distribuídas pelo território nacional. O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Dentre os objetivos desse serviço estão a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas ofertados pela instotuição e serviços socioassistenciais. As ações são todas implementadas por meio de trabalho de assistência social. Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos. (fonte: Ministério do Desenvolvimento Social). A importância dos Centros de Referência de Assistência Social para a manutenção das estruturas familiares em comunidades carentes é visível, idosos, crianças, dependentes químicos e demais populações vulneráveis às condições socioeconômicas desfavoráveis são por hábito amparados pelos CRAS, que oferece tratamento e assistência psicossocial, e em alguns casos, encaminha esses indivíduos para cadastros para recebimento de auxílios condizente com as suas necessidades.

O Serviço Social no CRAS tem como finalidade acompanhar as famílias referenciadas a ele. Dentre as várias equipes que atuam no CRAS, pretendese destacar aqui a presença dos assistentes sociais, que é fundamental e sua intervenção profissional é de grande valor para a instituição, mas, sobretudo para a vida dos cidadãos que utilizam os serviços do CRAS, porque por meio do seu exercício profissional, esses profissionais buscam a garantia dos direitos dos usuários. Com a chegada da Constituição Federal de 1988 a assistência social passou a ser direito do cidadão e dever do Estado.

Conforme a ABEPS (1996) (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) “compete ao Assistente Social da política de Assistência Social, identificar, analisar e compreender as demandas presentes na sociedade e seus significados, e formular respostas às mesmas, para enfrentar as diversas expressões da questão social”.

O profissional de assistência social que trabalha nos CRAS precisa ser competente, comprometido, livre de qualquer preconceito para que possa viabilizar uma abordagem com as famílias de maneira que seja sempre estabelecida buscando criar vínculos afetivos sociais para que os atendidos sintam-se bem e a vontade para participar daquele núcleo como parte pertencente a tal. De acordo com IAMAMOTO (2009) “exige um profissional com largo conhecimento cultural e politicamente vigilante ao tempo histórico; atento para decifrar o que ainda não foi dito, atento os dilemas implícitos no ordenamento epidérmico do discurso autorizado pelo poder;”. As ações são constituídas a partir do esclarecimento das tendências do movimento da realidade, interpretando suas manifestações sobre o qual incide a ação profissional.

O segredo para o êxito deste trabalho está na integração do grupo que realizou este projeto, na troca de saberes e na motivação dos integrantes, tendo em vista que os resultados não serão conquistas de apenas um profissional, e sim de toda a equipe multidisciplinar e da própria instituição.   Após observação á partir do Estágio Obrigatório II realizado no CRAS Vila Real na cidade de Colatina/ES, notou-se a necessidade de ampliar um pouco mais o conhecimento sobre o assunto “Vida Saudável”. Durante as oficinas com os idosos, principalmente durante as aulas de educação física, observou-se que alguns idosos não tinham a preocupação de fazer uma alimentação adequada e balanceada.

        É preciso que o idoso tenha a oportunidade de ser levado a reflexão sobre os hábitos alimentares e a importância destes para uma melhor qualidade de vida. Portanto, foi criado possibilidades para a compreensão dos conhecimentos e uma transformação positiva no que se refere a problemática deste projeto. Sendo assim, tentamos  conscientizá-los sobre uma alimentação saudável e seus benefícios, incentivando o consumo de alimentos saudáveis, estabelecendo a difrença entre  alimentação e nutrição, mostrando como pode ser diversificada e criando condições para o idoso compreender a importância dá boa alimentação. Realçamos a prática física de preferência sempre acompanhados por um profissional (inclusive no CRAS oferece esse serviço gratuito) e a alimentação como aspectos essencias para ter uma boa saúde e uma melhor qualidade de vida.


  1. DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO

Para que o objetivo proposto no projeto de intervenção realizado com os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos fosse realizado, colocamos em prática dá seguinte forma:

Foi realizada uma palestra e roda de conversa para reflexão de uma boa alimentação,  tendo como objetivo uma melhor qualidade de vida para os idosos e suas famílias:

  • Quais os benefícios de uma boa alimentação;
  • Ouvimos dos idosos quais as dificuldades para ter uma alimentação balanceada;
  • Ressaltamos a prática física e uma boa alimentação como essenciais para á saúde;
  • Pesamos e calculamos o IMC (ÍNDICE DE MASSA CORPORAL) dos idosos.

Aula show; uma receita saudável foi elaborada juntamente com os idosos:

  • Durante a aula show conversamos sobre a necessidade de uma alimentação balanceada;
  • Mostramos a forma correta de higienizar os alimentos;
  • A importância de consumir os alimentos sem disperdícios;
  • Executamos uma receita com degustação no final.

Palestra sobre o tema; Iniciamos a palestra perguntando aos idosos:  “O que é vida saudável pra eles?”. E durante a roda de conversa, logo após a palestra, os idosos compartilharam sobre seus hábitos alimentares e falaram o que os impedem de ingerir mais alimentos saudáveis e quais as mudanças que eles pretendem fazer para ter uma alimentação correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com