TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  5/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.199 Palavras (13 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ALUNAS:

AIMAR LÚCIA M. FINOTTI                    RA: 4573914240

ARLETE AP. B. MAIA COSTA                RA: 4359833079

IVANETE DE LOURDES DA SILVA     RA: 3883718191

JÚNIA ADRIANO WIEZEL                     RA: 4342832491

LÚCIA APARECIDA FERNANDES       RA: 4931923957

PROFESSORA: HELENROSE A DA S PEDROSO COELHO

TUTOR PRESENCIAL: ALEXANDRE CARLO DO NASCIMENTO

TUTOR À DISTÂNCIA: VALERIA ROSSI LORENÇO

RIBEIRÃO PRETO, 06 DE JUNHO DE 2014.

SÃO PAULO

RESUMO

 O desenvolvimento econômico vem apresentando, nos últimos anos, um comportamento destoante daquele já apresentado, em relação ao crescimento do PIB e à diminuição da questão social, nos países componentes do BRICS. O presente trabalho busca mostrar como o Brasil se comporta dentro dos grupos econômicos, políticos e órgãos mundiais, onde, apesar de ser um país novo, deixa sua marca pelas políticas inovadoras, marcantes e eficientes, demonstrando que é governado com competência e profissionalismo, tanto que nossos administradores da União são convidados costumeiros a ministrar palestras nas diversas reuniões em países social e economicamente complicados. É importante fazer a distinção entre crescimento econômico, que é a capacidade produtiva da economia (produto de bens e serviços), definida pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto (PNB) e desenvolvimento econômico, que pode ser conceituado como sendo o crescimento (aumento do PNB per capta) acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população. O Brasil caminha a passos largos no campo do desenvolvimento social e econômico.

Palavras-chave: BRICS, PIB, IDH, crescimento econômico, desenvolvimento, economia.

ABSTRACT

 Economic development has been recently showing a discordant behavior in relation to GDP growth components of the BRICS countries. The paper seeks to show how Brazil is behaving within those economic groups, political groups and global bodies, where despite being a new country, is leaving his mark for its innovative and striking policies that work and demonstrate how it is governed with intelligence and professionalism, so that our administrators union, are almost always invited to give talks at various meetings economically complicated countries. The Brazil strides into the social and economic development.

KEYS-words: BRICS, PIB, IDH, Economic Growth, Economics, development.

SUMÁRIO

1.   INTRODUÇÃO........................................................................................05

2.   INDICADORES DA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO.............................08

3.   CARGA TRIBUTÁRIA..............................................................................10

4.    PRODUTO INTERNO BRUTO...............................................................11

                        5. ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E        PROFISSIONAL EM RIBEIRÃO PRETO................................................13

6. ANÁLISE COMPARATIVA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO          DOS PAÍSES DO BRICS........................................................................14

           7.   CONCLUSÃO.........................................................................................16

               8.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................17


1 - INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS PAÍSES DO BRICS

[pic 2]

        

        O grupo político de cooperação formado pelos países Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, denominado BRICS, tem características de nações emergentes, comercialmente falando. O crescente poder econômico desses países leva a uma maior influência geopolítica. Tais países abrangem mais de 25% de cobertura de terra do planeta e 40% da população do mundo, além do PIB combinado de, aproximadamente, 18.486 trilhões de dólares.

[pic 3]

        China e Índia irão se tornar os principais fornecedores de manufaturados e serviços, enquanto Brasil e Rússia dominarão como fornecedores de matéria- prima, como alimentos e petróleo.  Em 2010 a economia combinada dos países BRICS foi responsável por 18% da produção total da economia global e, possivelmente, passe o Grupo dos 7 - G7, que é o grupo dos sete países mais industrializados, até o ano de 2030, tornando-se as maiores potências econômicas do mundo.

Buscando, historicamente, um breve comentário sobre desenvolvimento econômico, pudemos apurar quais modificações levaram países, como o Brasil, a se inserir no processo mundial da globalização. Tendo iniciado, tardiamente, o ciclo da industrialização, o Brasil,

assim como todos os países latino- americanos, evidenciou uma grande deficiência em seu desenvolvimento. Com as mudanças nos regimes governamentais, foi criada a expectativa de que as indústrias multinacionais que se instalassem no país gerariam o recurso financeiro para a nossa Balança Comercial. Entretanto, o capital investido pelas multinacionais foi, com o tempo, absorvido pelos gastos em importação de maquinaria, uso de marcas e patentes e a remessa dos lucros, portanto, enviada para fora do país.

        A transformação da economia internacional e os avanços da microeletrônica, da informática no processo de produção, da indústria aeroespacial e das telecomunicações, da fabricação de novos materiais e inovações no campo da biotecnologia colaboraram para uma melhor performance do Brasil no cenário mundial, participando de forma abrangente como um país emergente, que, pelas suas políticas sociais, passou a despertar o interesse mundial em seus produtos intelectuais, matérias-primas, serviços, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (329.9 Kb)   docx (219.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com