TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA FUNDAMENTOS ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.714 Palavras (11 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Curso Superior: SERVIÇO SOCIAL

Polo: SOBRADINHO

                               Ana Lúcia Paixão                                       RA -386882

Maria Lúcia Aquino dos Santos                 RA -387219

Mirian Martins Nunes                                 RA -398223

DISCIPLINA FUNDAMENTOS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ATPS

Semestre 4º

Sobradinho/DF

Novembro / 2013


ATPS: DISCIPLINA: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III

Semestre 4º

ARTIGO CIENTÍFICO apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Fundamentos III do Curso de  SERVIÇO SOCIAL do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial SHEILA OLIVEIRA, Professor EAD.




Sobradinho/DF

Setembro /2013


INTRODUÇÃO

O Serviço Social surge no século XX como uma disciplina de intervenção, e foi modificando-se e transformando-se para conseguir arranjar solução e dar respostas aos vários problemas. Os movimentos políticos das classes sociais, das lutas em torno da elaboração e aprovação da carta constitucional de 1988 e da defesa do estado de direito e neste contexto. Na era do grande capital financeiro, onde cresce o desemprego, o tempo traz como desafio ao assistente social a luta dos trabalhadores por sobrevivência, estando cada dia, mas difícil um trabalho estável e, contudo a exclusão social dos nossos jovens, mulheres e crianças. O Serviço Social enquanto profissão esta inserida na totalidade da sociedade capitalista, esta não esta indiferente aos ajustes e reformas, muito pelo contrário, além de ser uma profissão atingida enquanto classe trabalhadora que esta sujeita às transformações do mundo do trabalho com a reforma do Estado, ao trabalhar com esta classe que esta cada vez mais pobre e mais carente de serviços sociais, deve responder positivamente e rapidamente as necessidades. Cada vez  exigindo mais do Assistente Social uma formação continua, critica e direcionada para o fim de exploração desta e de outras classes. Isto não significa que o Serviço Social rompeu totalmente com as práticas conservadoras, pois o avanço do mundo tem contribuído para a reformulação de práticas tradicionais. O trabalho do profissional é garantir os direitos sociais entre as classes através da prestação de serviços tanto na esfera publica quanto no terceiro setor. De acordo a autora Maria Lúcia Silva Barroco a moralização da vida social, comportamento pautado em preconceitos, ganha legitimidade ao ser incorporada socialmente como estratégia de enfrentamento das expressões da “questão social”. Ao mesmo tempo, a constante presença de discursos e produções teóricas no campo da ética não significa – necessariamente – o debate entre diferentes teorias e projetos, nem tampouco a explicitação de seus fundamentos. 

SUMÁRIO

A IMPORTANCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE

O Serviço Social brasileiro construiu um projeto profissional radicalmente inovador e crítico, com fundamentos históricos e teórico-metodológicos provenientes da tradição marxista, apoiado em valores e princípios éticos radicalmente humanistas e nas particularidades da formação histórica do país. O processo de renovação crítica do Serviço Social é fruto e expressão de um amplo movimento de lutas pela democratização da sociedade e do Estado no país, com forte presença das lutas operárias, que impulsionaram a crise da ditadura militar.

Com ascensão dos movimentos políticos das classes sociais, das lutas em torno da elaboração e aprovação da Carta Constitucional de 1988 e da defesa do Estado de Direito, foi neste contexto que a categoria de assistentes sociais foi sendo socialmente questionada pela prática política de diferentes segmentos da sociedade civil. Os assistentes sociais atuam nas manifestações mais contundentes da questão social, tal como se expressam na vida dos indivíduos sociais de distintos segmentos das classes subalternas em suas relações com o bloco do poder e nas iniciativas coletivas pela conquista, efetivação e ampliação dos direitos de cidadania e nas correspondentes políticas públicas.
O Assistente Social trabalha intermediando a garantia de direitos sociais entre as classes, através da prestação de serviços, tanto na esfera pública quanto na privada. Os assistentes sociais realizam uma ação de cunho socioeducativo na prestação de serviços sociais, viabilizando o acesso aos direitos e  meios de exercê-los, contribuindo para que necessidades e interesses dos sujeitos sociais adquiram visibilidade na cena pública e possam ser reconhecidos, estimulando a organização dos diferentes segmentos dos trabalhadores na defesa e ampliação dos seus direitos, especialmente os direitos sociais.

O Serviço Social se institucionaliza e legitima profissionalmente como um dos recursos mobilizados pelo Estado.  A participação do empresariado surgiu em um momento histórico vinculado à ação da Igreja católica e com ligação da profissão, com a luta dos trabalhadores e sua vinculação aos interesses do capitalismo, a partir de então, resgatou-se no Serviço Social a necessidade de articular a teoria e a prática através de suas próprias metodologias na perspectiva do enfrentamento e regulação da Questão Social. A inserção dos indivíduos no espaço social, na atualidade, vem ocorrendo de forma crescente através de ações concretas, vinculadas a uma visão crítica e histórica dos processos sociais. Com o decorrer dos anos a prática de assistência social se espalhou por todo o mundo, sendo hoje muito importante para a sociedade como um todo, espera-se uma postura ética do assistente social e tal perspectiva reforça a preocupação com a qualidade dos serviços prestados, como o respeito aos usuários, investindo na melhoria dos programas institucionais, na rede de abrangência dos serviços públicos, reagindo contra a imposição de crivos de seletividade no acesso aos atendimentos. Volta-se para a formulação de propostas, ou contra propostas, de políticas institucionais criativas e viáveis, que alarguem os horizontes indicados, zelando pela eficácia dos serviços prestados. Enfim, requer uma nova natureza do trabalho profissional, que não recusa as tarefas socialmente atribuídas a este profissional, mas lhes atribui um tratamento teórico-metodológico e ético-político diferenciado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (189.4 Kb)   docx (62.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com