TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Referente Às Atividades Da Prática De Campo Da Disciplina Fundamentos Técnicos Em Enfermagem

Por:   •  20/6/2023  •  Abstract  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
          EDUARDA OLIVEIRA ALVES DE LIMA - RA 22378955

RELATÓRIO REFERENTE ÀS ATIVIDADES DA PRÁTICA DE CAMPO DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM

GOIANÉSIA DO PARÁ - PA
2021/01

EDUARDA OLIVEIRA ALVES DE LIMA - RA 22378955

RELATÓRIO REFERENTE ÀS ATIVIDADES DA PRÁTICA DE CAMPO DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM

Relatório das atividades observadas na pratica de campo supervisionado na instituição de Saúde Hospital Municipal de Goianésia do Pará e Unidade Básica de saúde Santa Luzia no município de Goianésia do Pará-PA pelas preceptoras Enfa° Hosana Santos de Freitas Martins Coren: 594794 e Enfa° Patricia Bredaff Somerlate Coren: 206730, como forma de avaliação do curso Bacharelado em Enfermagem 5° semestre da disciplina: Fundamentos técnicos em Enfermagem.

GOIANÉSIA DO PARÁ - PA
2021/01

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

2.2 DISCUSSÃO DE CASO        6

3. CONCLUSÃO        8

4. REFERÊNCIAS BLIBIOGRAFICAS        9

5. ANEXO        10

  1. INTRODUÇÃO

A pratica de campo tem como objetivo, aprimorar as técnicas dos acadêmicos, os inserindo no campo de atuação, para melhor fixação do conteúdo teórico e prático e no aperfeiçoamento das habilidades, que são fundamentais na vida profissional de um enfermeiro. Neste relatório de pratica de campo será decorrido os procedimentos e experiência vivida no Hospital Municipal de Goianésia do Pará e Unidade Básica de saúde Santa Luzia  no município de Goianésia do Pará-PA.

As unidades básicas de saúde (UBS) são responsáveis pelo primeiro contato com o paciente, exceto em emergências, é responsável por promover e proteger a saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades. A UBS também oferece vacinação, acompanhamento de pré-natal e pós-parto, consultas com médicos e enfermeiros, curativos, fazer retirada de medicamentos, oficinas de planejamento familiar, exercícios físicos, alimentação saudável, também é responsável pelo acompanhamento a hipertensos e diabéticos, a redução da incidência da tuberculose e da hanseníase através de tratamentos.

Já no hospital são atendidos pacientes de média complexidade, durante 24 horas ao dia, com atendimentos de primeiros socorros, consultas de urgências e de rotina, e administração de medicamentos, classificando o risco de cada paciente através da triagem. Sendo articulado com hospitais regionais para atender pacientes de alta complexidade, e com o SAMU, para atendimento pré-hospitalar e para transferência.

A UBS Santa Luzia Goianésia do Pará-Pa é composta por recepcção, sala de espera, triagem, farmácia, sala de medicação, 1 sala com leito para observação, consultório de enfermgem, consultório médico, consultório odontologico, sala de vacina, banheiro para funcionários, banheiro para os pacientes expurgo, consultório da nutricionista e almoxarifado.

O Hospital Municipal de Goianésia do Pará-PA, é composto por: recepção; farmácia; sala de curativos; cozinha; CME (Central de Material e Esterelização); consultório de enfermagem para triagem; sala de espera para classificação na triagem, com banheiros; uma sala vermelha (emergência); sala da coordenação; 1 sala para observação; 4 enfermarias, onde uma pós parto, uma feminina, uma masculina e uma pediátrica, cada enfermaria com 1 banheiro; sala de repouso; banheiro para os funcionários; posto de enfermagem da observação, junto com a sala de medicação do local; 2 salas de cirurgias; uma sala de parto; necrotério; sala de sutura; uma sala com cadeiras para nebulização; uma sala com cadeiras para pacientes com medicação de curta demora, para todos os gêneros e idades; sala de raio-x; 5 consultórios médicos; sala de espera para consulta medica pós triagem; dois banheiros, sendo um masculino e um feminino. Está é a estrutura do Hospital Municipal de Goianésia do PA em questão.

Com a experiência obtida nesta pratica de campo, que será descrita no decorrer deste relatório, consegui adquirir conhecimentos, que são fundamentais na vida acadêmica, assim como será na vida profissional, trazendo oportunidade de conhecermos a rotina dos profissionais da saúde, e o funcionamento de uma UBS e Hospital Municipal, instituições de atendimento fundamentais para a população.  

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. PROCEDIMENTOS REALIZADOS

Na UBS iniciamos a pratica de campo conhecendo a preceptora enfª Hosana, que nos acompanhou durante os dois dias de pratica na UBS Santa Luzia, seguimos conhecendo a instituição, toda sua estrutura e as equipes de saúde, que estavam atuando no dia, e no decorrer da pratica conhecemos as demais equipes. Como método dinâmico a preceptora optou por separar o grupo fazendo assim um rodizio de atividades, e assim acompanhamos os atendimentos e procedimentos que serão descritos a seguir.

        Iniciamos os procedimentos, a princípio acompanhando a preceptora na triagem, onde era feito anamnese das queixas atuais do paciente e coletado seus sinais vitais, a partir das informações colhidas o paciente tinha sua fixa e era encaminhado para a sala de espera para consulta medica ou de enfermagem. Conforme a experiencia e acompanhados da preceptora tivemos a oportunidade de executar triagens, fazer entregas de medicações na farmácia, realizar testes rápidos de COVID-19, HIV, sífilis e hepatite, administração de medicações por via intramuscular e endovenosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (279.8 Kb)   docx (342.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com