TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

POLO DE SENHOR DO BONFIM-BA.

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

ACADÊMICOS:

Geane Paes de Sousa RA-420284
Jemima Guimarães Maia RA-435909

Laege Vieira dos Santos RA-416690
Leilane Marques da Silva RA-430623

  ATIVIDADES DE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS

PROFA. Professora Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia.

Senhor do Bonfim-BA, Setembro, 2014

                          Política e Política Social

Política ato de governa um povo constituído em estado. Em um Estado democrático, exercido pelo poder público via representantes eleitos pela maioria do povo.

Política social são ações governamentais desenvolvidas em conjunto por meio de programas que proporcionam a garantia de direitos e condições dignas de vida ao cidadão de forma justa. São as Políticas que asseguram à população o exercício de direito de cidadania: Educação, Saúde, Trabalho, Assistência Social, Previdência Social, Justiça, Agricultura, Saneamento, Habitação Popular e Meio Ambiente. 

A política social é uma política própria das formações econômicas e sociais capitalistas contemporâneas, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção. É uma política de mediação entre as necessidades de manutenção da força de trabalho. Portanto, há um problema na política social dada que ela se insere no âmbito da tentativa de buscar certo grau de compatibilidade o capital e o trabalho. Inicialmente os beneficiários diretos da política social, em prática no Brasil, seriam os trabalhadores assalariados, porém o Estado ao garantir á camada necessitada alguns direitos sociais que ele mesmo impôs, através das normas jurídicas, exige que, para tanto seja efetuado uma contraprestação por parte dos trabalhadores.

Esclarecendo a política social, de qualquer forma seja manifestada é garantida e efetivada apenas com o custeio dos próprios beneficiários, ou seja, dos trabalhadores assalariados. No entanto, quando o poder público mantém uma política social com o que se encontra vigente, contrariamente ao que apresenta sua intenção não é de proporcionar uma vida digna à força de trabalho. Todo o recurso que é apropriado pelo Estado quando este visa garantir o bom funcionamento da politica social, por ser gerenciado pelo próprio poder público, não se torna necessária e obrigatóriaa utilização do montante arrecadado em sua totalidade já que, para o ensejo as garantias asseguradas ao trabalhador assalariado objetivam-se um serviço, ao menos satisfatório. A política é a política social, portanto, apresenta-se claro e inequívoco conteúdo de classe social, e respondem em última instância aos interesses das classes dominantes. Isto não significa que se deve neste momento histórico, negar uma ou outra, ou ambas. O que é fundamental é o fortalecimento daqueles que se encontram fora dos processos decisórios que se dão em ultima instância no âmbito político. Os espaços políticos já existentes sindicatos associações, conselhos, e a busca incessante de criação de novos espaços de participação, pode se constituir em um caminho possível de fortalecimento dos indivíduos para que reconheçam sujeito coletivo e imponham mudanças estas que venham a favorecer a maioria da população.

O filme de Gandhi aborda as questões sociais vivenciada na Índia a onde um homem simples, com muita sabedoria tenta levar ao seu país à independência tentando lutar para seu povo ser livre, onde não fossem tratados como escravos e tivesse direitos e deveres iguais independentemente de sexo, cor, raça ou religião. Uma das questões sociais marcantes no filme destaca-se a violência e a discriminação, onde o próprio Gandhi sofre com essa questão, presente no meio social da Índia, onde a descriminação  pela cor e a raça era mais presente. O direito também de expressão muito censurado a onde as pessoas tinham que obedecer e aceitar mesmo que aquilo não fosse o melhor para a população sem direito de se expressar e lutar por melhorias, mas, fazendo uma análise do cotidiano, as questões sociais em nosso país são semelhantes ao relato que é abordado no filme. A sociedade brasileira sofre com a violência a descriminação e muitos outros problemas sociais que veem atingido a população como a pobreza, droga, desemprego, falta de moradia digna, etc. As questões sociais mostradas no filme de Gandhi são as desigualdades religiosas a desvalorização profissional e violência, desigualdades sociais. E o que mais chamou atenção foi que Gandhi buscava melhorias de vida não só para ele, mas, para todos, Gandhi era um homem social.

O Serviço Social como profissão, em sete décadas de existência no Brasil e no mundo, ampliou e vem ampliando o seu raio ocupacional para todos os espaços e recantos onde a questão social explode com repercussões no campo dos direitos, no universo da família, do trabalho e do “não trabalho”, da saúde, da educação, dos (as) idosos (as), da criança e dos (as) adolescentes, de grupos étnicos que enfrentam a investida avassaladora do preconceito, da expropriação da terra, das questões ambientais resultantes da socialização do ônus do setor produtivo, da discriminação de gênero, raça, etnia, entre outras formas de violação dos direitos. Tais situações demandam ao Serviço Social projetos e ações sistemáticas de pesquisa e de intervenção de conteúdos os mais diversos, que vão além de medidas ou projetos de Assistência Social. (CFESS).
O papel do profissional de assistência social no momento é lutar pelos direitos da população menos favorecida, respeitando sempre os seus deveres, e diferentemente do que se pode ver no filme, e no dia-a-dia, essas lutas não devem ser pela busca por um grupo ao poder, as políticas deve ser pautado na realidade que permeia a população, buscando de forma concreta sanar os problemas, de forma justa sem mascarar as atitudes de quem estar no poder. É dever do profissional do serviço social, deixar de forma clara a população à procedência dos benefícios oferecidos bem como a contra partida do beneficiário. Direitos esses previstos no Art. 6º da Constituição Federal de 1988.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (149.4 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com