TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAIS

Por:   •  17/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.676 Palavras (11 Páginas)  •  1.335 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Uniderp Anhanguera[pic 1]

Centro de Educação à distância

Pólo Caruaru - PE

        

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

2º. SEMESTRE

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAIS

PROFESSORA A DISTÂNCIA: Ma EDILENE XAVIER ROCHA

Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso Superior em Serviço Social da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito da disciplina Fundamentos das Politicas Sociais

CARUARU – PE

SETEMBRO-2014

Acadêmicos: Ana Nery Marques da Silva: RA 411133

                         Alexsandra Silva Nascimento: RA 413451

                          Uilma Carla de Oliveira Farias: RA 411134

  Maria Betânia: RA 416213

         Roseflávia Ramos: RA 415073

                                                  Joanny Carla: RA 416207

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAIS

PROFESSORA A DISTÂNCIA: Ma EDILENE XAVIER ROCHA

CARUARU – PE

SETEMBRO-2014

Possíveis Significados da Palavra Politica.

Politica por Aristóteles: denominada arte ou ciência da organização, direção e administração de nações e estados. É derivado do grego antigo que indica todo o procedimento relativo a polis.

Política: é a ciência da governação de um estado ou nação.

Política: ciência do governo dos povos.

Política: denomina-se a orientação ou atitude de um governo em relação a outros assuntos e problemas de interesses públicos.

Principais impressões do grupo sobre o papel do educador social e a relação entre sua área de atuação.

O educador social tem um papel muito importante que é de identificar, orientar ou interferir na formação de um sujeito ou cidadão para seu futuro na sociedade.

 Ele atua e ajuda as pessoas através da educação social, a seguir um caminho profissional ou não, ajudando os cidadãos a viver no cenário mais viável para a inclusão de uma pessoa e de categorias consideradas excluídas na sociedade.

 Mas ao analisar o educador social na área da politica ou atuando nessa área, vemos que pouco a de se fazer já que ao se falar de política publica onde tentam resolver problemas ou propor ações para ajudar sujeitos, concluímos que não é tão fácil como se imagina já que o Brasil ainda não existe uma cultura política que formule ou afirmem valores e ações que dê mais direitos e valores aos cidadãos como um todo.

O que é Politica Social para quem o Assistente que atua nesta aria

          Sabemos a importância da política em nosso país e no mundo, mais ao tratarmos de políticas sociais o conceito e objetivos são mudados. Vimos que política é a ciência de governar um estado ou nação, mas o que seria política social? A política social destaca-se por ser uma política voltada para formações econômico-social capitalista contemporânea, ou seja, uma política muito atual que atua no controle e ação sobre as necessidades básicas das pessoas.

          No início, os maiores beneficiários diretos em prática no Brasil eram os trabalhadores assalariados, onde seu objetivo posto pela ditadura em 1964era transferir parte do preço da força de trabalho que é devido ao empregado para outros fins, visando apenas o investimento no capital privado lucrativo.

          Mas com o processo de democratização brasileiro e o avanço acadêmico entra no contexto o serviço social, que deixava seu histórico assistencialista para um novo olhar de uma profissão voltada ao estudo de casos, procurando soluções, fazendo com que o cidadão comece a lutar por seus direitos e deveres na sociedade. Assim entra o assistente social na área da política social, tentando e fazendo algo diferente com novos rumos e definições sobre a política social. Na política social o assistente atua como educador, orientador, transmitindo conhecimento que ajudam uma comunidade ou população, que junto com políticas publicas irão auxiliar, orientar e direcionar pessoas para um novo olhar social.

          Junto com entidades governamentais ou não, o assistente tenta promover projetos e trabalhos direcionados a áreas mais afetadas como a família, onde serão trabalhados vários itens caso haja problema como: drogas, alcoolismo, sexualidade e vulnerabilidade, agindo com parceria com secretarias, município e estado é que serão desenvolvidos projetos e verbas que irão ajudar os indivíduos necessitados.

          Mas para o escritor marxista Marx, os pensamentos da mudança nas políticas sociais que incluem o individuam, ele afirma que “o pensamento se constitui em uma unidade orgânica inseparável, com as ideias da juventude funcionando como umas espécies de guia sem o qual não é possível a compreensão da riqueza das obras da maturidade e estes, por sua vez, iluminam e ampliam as analises presentes nos primeiros".

          Para Marx era claro sua preocupação do individuo e sua limitação das condições sociais como ser humano. Mas com argumentos e lutas e que os indivíduos tentam ganhar seus direitos e garantir sua cidadania sem ser tratado como algo diferente ou que atrapalhe o crescimento social.

         Com as políticas publicas o assistente social ampliou e vem ampliando o seu raio ocupacional para todos os espaços onde ha questão social já que o assistente vem se preparando para atuar em vários campos como: direito, família, trabalho, saúde, educação, idosos, crianças, adolescente, grupos étnicos e tantos outros que enfrentam lutas e descaso da sociedade.

          O profissional com seus conhecimentos ajuda o cidadão promover projetos e ações sistemáticas de pesquisas e de intervenção de conteúdos mais diversos que vão além de medidas ou projetos da assistência social. Assim os assistentes sociais vêm lutando em diferentes frentes e diversas formas de defender e reafirmar direitos e políticas sociais que inseridos em projetos societários mais amplos buscam cimentar condições econômicas, sociais e políticas para construir vias de equidades, num processo que não se esgota na garantia da cidadania.   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (197.9 Kb)   docx (87.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com