TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS NORTEADORAS: PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  31/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.477 Palavras (18 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DESAFIO PROFISSIONAL 4º e 5º semestre

DISCIPLINAS NORTEADORAS: PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL; POLÍTICA E SEGURIDADE SOCIAL (PREVIDÊNCIA, SAÚDE E ASSISTÊNCIA); GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – SUAS; INTRIUMENTOS E TÉCNICAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL; DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO; ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Tutor: Danilo Mendonça

OSASCO/ SP

Maio/2018


Sumário

INTRODUÇÃO        3

Passo 1 - Diagnostico Sôcioterritorial da cidade de Assuero (AL)        4

PESQUISAS SOBRE O CRAS -----------------------------------------------------------------5 a 8 Passo 2 – RELATÓRIO BASEADO NA PESQUISA SOBRE O CRAS        9

Passo 3 – Elaboração do projeto        13

Passo 4 – Para os beneficiários destacamos as seguintes vantagens        18

CONCLUSÃO        20

REFERÊNCIAS        21


1- INTRODUÇÃO:

O presente trabalho tem por objetivo trazer uma análise sobre a política social interligado a assistência social sendo parametrizado com a realidade, e dando oportunidade para a população a participação e direito de opinião sobre suas necessidades, na intenção de produção e articulação de informações iremos fazer implantações. Como projeto faremos a inserção de um aplicativo para viabilizar o atendimento e o acesso às informações dos usuários dentro dos programas sociais, concedendo assim ampla visão da atuação do Assistente Social nos Centros de Referências - CRAS, qual sua organização, quais suas atividades e seu grau de importância para o usuário no exercício de sua cidadania. Obedecendo as etapas do desafio, será elaborada uma proposta de implantação de um sistema de informação para melhorar o atendimento realizado pelo Assistente Social no Centro de Referência

– CRAS.

A diretora do CRAS sugeriu a utilização de tecnologias da comunicação e da informação para produção e articulação de informações essenciais para a agilidade no acesso aos dados dos usuários de programas sociais e compartilhamento de informações sobre os atendimentos, facilitando assim, a tomada de decisão sobre os encaminhamentos a serem realizados. O CRAS em questão tem uma equipe formada por quatro assistentes sociais, um psicólogo e a diretora. Essa equipe será responsável pela elaboração da proposta que será apresentada a Secretaria, considerando e defendendo a importância dessa ferramenta para agilizar o trabalho, a necessidade da formação e atualização constante, o papel estratégico desses recursos para democratização da informação e acelerar o acesso dos usuários aos seus direitos sociais. O sistema será construído por especialistas da área a partir das informações e necessidades fornecidas pela equipe que utilizará o sistema, onde o acompanhamento desses usuários que instalarem o aplicativo será feito por meio do sistema do computador dos profissionais.


Passo 1 - Diagnostico Sôcioterritorial da cidade de Assuero (AL)

Objetivo: identificar carências e demandas da região

Aplicabilidade: Planejamento das ações implementadas advindas do CRAS

Principais etapas da elaboração do diagnostico:

-Levantamento de dados estatísticos e pesquisa do governo municipal

-Visita aos territórios para registro dos problemas relacionados ao ambiente físico e contato direto com as comunidades

-População – 20.000 habitantes, sendo 14.276 urbanos e 5.724 rural

-Quantidade de famílias – 5.010, sendo 2.000 vulneráveis

-Faixa etária: de 0 a 5 anos 28%, de 6 a 15 anos 16%, de 16 a 25 anos 22%, de 26 a

64 anos 19% e acima de 65 anos 15%

Perfil socioeconômico da população: 5% rica, 35% estável, 45% pobre e 15% miseráveis

-Unidade de atendimento sôcioassistencial ao público: gabinete municipal de assistência social

-Unidades        de        atendimento        sôcioassistencial        privado:        Organizações        não governamentais (ONG’s)

-Associações        comunitárias:        liderança        de        bairros,        cooperativas,        entidades beneficentes e etc.


PESQUISAS SOBRE O CRAS

O Que é um CRAS?

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF.

Os programas e projeto do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) são ofertados nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco Social. Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

Quais são os profissionais necessários no CRAS?

O CRAS deve contar com uma equipe mínima para a execução dos serviços e ações        nele        ofertados. Se houver ofertas diretas de outros serviços de Proteção Básica – além do PAIF; programas; projetos e benefícios se tornam necessário ampliar a quantidade de profissionais.

As equipes de referência para os CRAS devem contar sempre com um coordenador, cujo perfil é: técnico de nível superior, concursado, com experiência em trabalhos comunitários e gestão de programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (197.2 Kb)   docx (41.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com