TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS NORTEADORAS:COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS,MOVIMENTOS SOCIAIS

Por:   •  7/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.038 Palavras (9 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO: 24084

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

6 ª Série

Marina Gonçalves – RA: 5013435378;

 

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS:COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS,MOVIMENTOS SOCIAIS,

PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL,

PLANOS E PROJETOS DE INTERVENÇÃO,

POLÍTICAS ESPECIAIS.

TUTOR PRESENCIAL: Camile Salgado Benato

TUTOR A DISTÂNCIA:

LIMEIRA - SP

MARÇO – 2019

Sumário

1.RESUMO...        4

2.INTRODUÇÃO        5

3.Objetivos.        6

3.1.Objetivos Gerais        6

4.Objetivos Específicos        6

5.A QUESTÃO RACIAL COMO EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL E O COMBATE AO RACISMO NO COTIDIANO DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL.......        6

6.CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

  1. RESUMO

O presente artigo é uma reflexão sobre a questão racial como expressão da questão social e o combate ao racismo no cotidiano de trabalho do Assistente Social. O preconceito é manifestado de diversas maneiras e, nada mais é que falta de uma análise crítica, gerando uma atitude discriminatória. Conforme as lutas pelos direitos humanos foram ganhando força, o combate ao racismo também. Infelizmente o mesmo ainda se faz presente nos dias atuais. Com essa temática várias questões são abordadas, entre elas como o racismo se manifesta na atual sociedade e o trabalho do assistente social para com o mesmo. As relações raciais no Brasil revela o campo de disputas em que o Serviço Social é chamado a intervir, buscando investigar a percepção dos profissionais, do preconceito e da discriminação racial no seu trabalho cotidiano e, requer um grande desafio profissional para ser um agente de mudança social. Para aprofundar o tema, buscam-se debates e investigar quais as percepções do assistente social em relação à questão racial e, que mecanismos podem ser utilizados no sentido de melhorar tais relações no cotidiano profissional. O Serviço Social, conforme código de ética de 1993 reconhece a liberdade como valor ético central, propõe a defesa dos direitos humanos e o empenho para eliminar todas as formas de preconceito.

            

Palavras-chave: Racismo. Sociedade. Assistente Social.

  1. INTRODUÇÃO

   O desafio profissional faz parte da vida das pessoas em geral, além de conseguir uma vaga no mercado de trabalho cada vez mais concorrido, permanecer no mesmo demanda muita responsabilidade e comprometimento. No Serviço Social não é diferente, o trabalho realizado pelos assistentes sociais tem importante papel na sociedade, melhorando a qualidade de vida de indivíduos, famílias e grupos em vários aspectos (BARROCO, 2006).

    O preconceito que é um pré-julgamento de determinada pessoa ou grupo social, sem fundamento crítico, ocorre quando grupos humanos são tratados de modo desigual do ponto de vista econômico, político, social e cultural (GUIMARÃES, 1999). Apesar dos direitos pela igualdade terem ganhando grande destaque, o racismo ainda se faz presente nos dias de hoje, porém muitas vezes praticado de forma não clara, tais como: falta oportunidade na educação, emprego, entre outros, fechando oportunidades para muitos indivíduos. Então, como os assistentes sociais devem agir com tal questão? (PINTO, 2003).

O trabalho do Assistente Social tem como princípio, justiça e ser um agente de mudança social. Desse modo o mesmo visa coibir e denunciar tais práticas e situações de discriminação étnico/racial no ambiente profissional. Para aprofundar o tema, buscam-se debates e investigam quais as percepções do Assistente Social em relação a questão racial e que mecanismo podem ser utilizados no sentido de melhorar tais relações sociais no cotidiano profissional, permitindo assim um maior conhecimentos das mesmas na sociedade capitalista. (IAMAMOTO, 1999).

  1. Objetivos
  1.        3.1.  Objetivos Gerais

Relatar e analisar como a questão racial e a social estão ligadas e o trabalho realizado pelo Assistente Social para o combate ao mesmo.

  1. Objetivos Específicos

Abordar de forma clara o desenvolvimento e a luta pelos direitos humanos que se fazem presente na sociedade para torná-la mais igualitária e justa para com todos, mostrando como atua o profissional do Serviço Social para que isso ocorra de fato.

  1. A QUESTÃO RACIAL COMO EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL E O COMBATE AO RACISMO NO COTIDIANO DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

 O assistente social desenvolve importante papel na sociedade, fornecendo amplos serviços para ajudar e melhorar a vida de indivíduos, famílias e grupos. O papel desempenhado pelos mesmos depende do ambiente de trabalho no qual estão inseridos (BARROCO, 2006.).

 Conforme abordado no artigo que se segue, surge a questão do preconceito que, ouvimos e com qual convivemos a todo o momento. Sobre ele cada pessoa tem uma ideia formulada e certo ponto de vista, antecipadamente formado sem fundamento crítico, vem de um pré-conceito, ou seja, que vem antes. Nada mais é que um pré-julgamento, opinião ou pensamento sobre determinada pessoa ou grupo social, sem uma análise ou construção da mesma que, se manifesta numa atitude discriminatória, sendo resultado da ignorância das pessoas. A base são características físicas ou até mesmo aspectos ligados ao estilo de vida, por exemplo, religião, orientação sexual, gênero, raça, etnia, ideologia, modo de pensar, entre outros. Muitas vezes as atitudes provenientes, podem ser manifestadas com hostilidade, desprezando qualquer outra ideia que ultrapasse a realidade que se considera como “normal”. A intolerância é responsável por desavenças, guerras e atrocidades ocorridas na história da humanidade. Se desejarmos uma sociedade mais justa e igualitária, devem-se rever valores, pois os mesmos são determinantes para construção da mesma. Preconceito desde o surgimento do atual ordenamento jurídico brasileiro é repudiado e visto como crime (CROCHIK, 1997).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com