TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A CIÊNCIAS CONTÁBEIS Disciplinas Norteadoras: Ciências Sociais, Economia, Responsabilidade Social e Meio Ambiente, Teoria da Administração e Teoria da Contabilidade.

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.144 Palavras (9 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DESAFIO PROFISSIONAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Disciplinas Norteadoras: Ciências Sociais, Economia, Responsabilidade Social e Meio Ambiente, Teoria da Administração e Teoria da Contabilidade.

Tutor Presencial

                                                                                                         

Tutor Online

2017

Sumário

1.           INTRODUÇÃO...............................................................................................3

2.           DESENVOLVIMENTO...................................................................................4

              2.1 CIÊNCIAS SOCIAIS..........................................................................................4

              2.2 ECONOMIA ..................................................................................................6

              2.3 RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE...................................................7

              2.4 TEORIA DA CONTABILIDADE............................................................................8

             2.5 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO...........................................................................9

3.           Relatório......................................................................................................10

4.           Conclusão ..................................................................................................12

5.           Referências.................................................................................................13


1. INTRODUÇÃO

Neste semestre, temos, como Desafio Profissional, auxiliar uma empresa do ramo cítrico a estudar formas de atuação no mercado utilizando informações contábeis, sociais, ambientais e legais. O intuito da empresa é lançar no mercado um produto diferenciado que vá de encontro com as necessidades de um público cada vez mais exigente com relação a qualidade e preço. A partir de informações prestadas pela mesma, faremos uma breve análise sobre sua forma de administração, com suas vantagens e desvantagens, sobre seus fornecedores de matéria-prima e sua relação econômico-social, sobre o possível lançamento de um produto diferenciado, a elaboração de uma Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e, por fim, um relatório contendo informações com relação à legislação tributária, sociedade e responsabilidade social.

2.DESENVOLVIMENTO

2.1 CIÊNCIAS SOCIAIS

De acordo com o breve relato sobre a empresa citada no Desafio Profissional, o tipo de administração feita pela empresa em questão com relação a sua produção é o Fordismo. Ford aplicou no processo de fabricação de carros os ensinos de Frederick Winslow Taylor, que ensinava que cada trabalhador deveria ter sua função específica e independente dentro da linha de produção. Assim, cada trabalhador era responsável por uma etapa do processo produtivo.

Ele ainda se baseou em três princípios básicos, são eles:

- Princípio da Intensificação: redução do tempo de produção do empregado, equipamentos e matérias-primas e rápida colocação do produto no mercado.

- Princípio da Economicidade: reduzir o estoque de matéria-prima e aumentar a quantidade de produtos no mercado.

- Princípio da Produtividade: aumentar a produção mediante a especialização de mão de obra e linha de montagem.

Podemos resumir o Fordismo da seguinte maneira: garantir a máxima produtividade, uma vez que a preocupação é ter um estoque de mercadorias suficiente para ser consumido pelo máximo de pessoas possíveis.

Apesar da indústria em questão comprar seus insumos exclusivamente da região noroeste do Estado do Paraná, manter um estoque de matéria-prima e dos seus produtos finais, seu objetivo principal, que é reduzir os custos de produção ao máximo, para que possa baratear o preço do produto e, com isso, vender para um maior número de consumidores, vem sendo alcançado por meio de uma linha de produção onde os funcionários não precisam ser capacitados e, consequentemente, têm baixos salários.

Vantagens e desvantagens

Mesmo o uso deste tipo de administração ser bom para os empresários que têm seus custos reduzidos, tanto em mão de obra como em qualificação para seus colaboradores, é negativo para os mesmos. Esses não têm a oportunidade de crescer dentro da empresa, executam um trabalho repetitivo e desgastante, recebem baixos salários, não tem a oportunidade de capacitação e qualificação profissional e, além disso, correm o risco de adquirir algum estresse físico ou psicológico.

2.2 ECONOMIA

A indústria em questão adquire sua matéria-prima exclusivamente da região do central estado de São Paulo. A região possui clima e solo favorável para o plantio da cultura cítrica. O importante para o cultivo é que o solo tenha boas propriedades físicas como: perfil profundo, boa aeração, boa permeabilidade, textura argilosa que permita boa retenção de umidade e boa estrutura. O plantio deve ser feito preferencialmente em áreas com topografia plana ou ligeiramente ondulada, evitando-se terrenos de baixadas com lençol freático superficial que é o caso dessa região.

A importância da relação econômico social que as indústrias devem possuir para com seus fornecedores de matérias-primas beneficia os produtores da região do central estado de São Paulo pois gera empregos e tem garantia de lucros para o produtor. Esta dependência de entrega da matéria-prima a um único cliente acaba sendo favorável ao desenvolvimento da atividade e ganhos, pois este mesmo cliente possui vários fornecedores de uma região que tem todos os atributos para ser um grande produtor.

2.3 RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (124.3 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com