TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições Contabeis

Artigos Científicos: Definições Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  2.074 Palavras (9 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO: Administração

DISCIPLINA: Contabilidade

TURMA: AD2/1P32

PROFESSORA: Mara Celma

CONCEITOS INTRODUTÓRIOS

1.1 Conceito de Contabilidade

A contabilidade surgiu, basicamente, da necessidade de organizar os dados patrimoniais, econômicos e financeiros de uma determinada unidade econômica e administrativa, que pode ser uma empresa, o governo ou uma pessoa física: enfim, uma entidade.

Dentro desse enfoque, vários são os conceitos de contabilidade. A contabilidade estabelece regras e princípios fundamentais a serem observados pelos contabilistas, como o objetivo de padronizar procedimentos.

Há um conceito oficial de Contabilidade, definido no Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilidade ocorrido no Rio de Janeiro em 1924:

“A contabilidade é uma ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativos à administração econômica”.

Para melhor entender este conceito é interessante decompor os seus núcleos verbais que são: registrar, controlar e orientar.

Registro – Para que haja o controle e a orientação, os fatos devem ser evidenciados por algum meio: o meio utilizado em contabilidade é o registro daqueles fatos.

Controle – A função do controle é de suma importância, haja vista a necessidade da salvaguarda de bens e direitos, principalmente quando se trata de entidades comerciais, que estão em constante competição para a conquista de mercado. O controle visa, também, ao acompanhamento do planejamento, pois bastam bons planos se, no momento da execução, abandonam-se todos os critérios científicos empregados na sua elaboração, sendo necessário um controle rigoroso para sua eficaz execução.

Orientação – Por meio dos relatórios contábeis, é comunicada a situação da entidade. Esses relatórios, utilizados adequadamente, servirão de parâmetro (orientação) para um criterioso e adequado planejamento, bem como para verificar e acompanhar se o que foi planejado está sendo executado, e se as metas traçadas estão sendo atingidas. Poder-se-ia dizer que temos aí toda a essência da contabilidade, isto é, os meios e os fins, pois o fim da contabilidade é a prestação de informações úteis, e isto será possível somente mediante registros e controles permanentes, que possam evidenciar as mutações patrimoniais, tanto as qualitativas quanto as quantitativas.

A contabilidade é dividida em diversas áreas ou ramos, tais como: Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contabilidade Bancária, Contabilidade Publica e outros. O objeto de estudo de todas elas é o patrimônio das entidades.

Finalmente pode-se chegar a um conceito para a contabilidade:

Contabilidade é uma ciência econômico-administrativa que utiliza metodologia própria para registrar, analisar e controlar os aspectos relativos ao patrimônio das entidades, com o objetivo de fornecer informações aos agentes interessados para subsidiar a tomada de decisões.

1.2 Objetivos da Contabilidade

O objetivo ou finalidade da contabilidade é fornecer informações de natureza econômico-administrativo aos mais diversos usuários. Através dessas informações é possível a avaliação da situação econômica e financeira e dão subsídios para a tomada de decisões dentro da entidade. Sendo assim, por meio da Contabilidade, o diretor de uma empresa reúne condições de avaliar os recursos à sua disposição, se houve lucro ou prejuízo no período, determinar o custo de produção, etc. Por isso, essas informações devem ser as mais amplas possíveis, evidenciando todos os aspectos relevantes, tanto quantitativos quanto qualitativos, que possam interferir no patrimônio das entidades (aziendas).

1.3 Objeto, campo de aplicação e usuários da contabilidade.

1.3.1 Objeto

Como citado anteriormente, a contabilidade registra e controla o quê? A resposta é o Patrimônio das aziendas, pois o objeto da Contabilidade é o Patrimônio das entidades, sejam elas com fins lucrativos ou não. Por patrimônio entende-se como o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade, conceito que será estudado mais adiante.

1.3.2 Campo de aplicação

O campo de atuação da contabilidade compreende todas as entidades que tenham um patrimônio a ser avaliado, que seriam as aziendas. A palavra azienda representa o sistema organizado que visa a atingir um fim qualquer sob gestão do homem. Sendo mais amplo que o conceito de empresa, a azienda engloba todos os tipos de entidades, comerciais ou filantrópicas, publicas ou privadas, de pessoas físicas ou jurídicas, legalmente constituídas ou não, isto é, as aziendas são as instituições e as empresas, enquanto que o conceito de empresa envolve apenas a atividade lucrativa.

São aziendas: a casa de comercio, a indústria, a prefeitura, as empresas de transporte, os hospitais, o governo, a pessoa natural e o seu patrimônio, o clube, a igreja etc., porque em todas elas há um patrimônio e uma finalidade a ser atingida, e, para isto, lá existem pessoas, gerindo as atividades, que se cercaram de elementos materiais próprios para que o fim seja atingido. Resumindo, o conceito de azienda compreende o patrimônio e a gestão das entidades.

1.3.3 Usuários

Os usuários da contabilidade são todas as pessoas (físicas ou jurídicas) interessadas em alguma forma nas informações prestadas por ela. Os usuários podem ser internos (sócios, acionistas e administradores) ou externos, dependendo do seu vínculo com a empresa. São eles:

• A pessoa física como você – estudantes, professores, profissionais liberais ou executivos – usam informações contábeis para administrar a conta bancária, investir suas economias, alugar ou comprar imóveis e administrar o próprio negócio. Quando você recebe o extrato de sua conta corrente ou de suas aplicações, está lidando com informações contábeis (ao menos para saber se o banco não está debitando indevidamente de sua conta algum valor. Se você possuir um negócio – uma loja ou um escritório de arquitetura, por exemplo, toma diariamente várias decisões: quanto comprar de mercadoria, qual o preço colocar em seu produto ou serviço, quanto dinheiro destinar ao pagamento das contas ( funcionários, encargos, impostos, fornecedores, aluguel) etc. Para tomar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com