TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - A Família Configurações Sociais

Por:   •  12/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

DESAFIO PROFISSIONAL

Poliana Marquiole Coelho Ra: 2861123889

Kelly Cristina de Souza Ra: 2862105941

Patrícia Fernandes Ra: 2807862903

Cláudia Marcia Ferreira Ra: 2868954596

RELATÓRIO APRESENTADO PELOS ALUNOS DO 1° PERÍODO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE. DISCIPLINAS: Família e sociedade E Serviço Social Contemporâneo

Belo Horizonte/MG

A Família Configurações Sociais

 

A família e um começo essencial na vida de todos e onde se aprende as primeiras convivências para o mundo exterior. Não importa qual a seja e sim a convivência ao longo de toda a vida. A família compõe uma rede de complexo de significados, ela vem sofrendo inúmeras transformações expectativa de vida dos indivíduos os repercutem diretamente na vida familiar que propicia maior convívio entre as gerações.

  A solidariedade familiar de recursos potencializa para enfrentar as demandas sócias e econômicas, para encontrar saídas para as questões do seu cotidiano. Os avós ganham uma importância na familiar à inserção da mulher no mercado de trabalho a diminuição de números de filho e novas tecnologias.

A transformação da família contemporânea no Ocidente a partir da segunda metade do século XX. Vem aumentando o crescimento de netos e bisnetos em convívio com seus avós e bisavós.

Com isso vem alimentando a multiplicação das famílias monoparentais e mulheres chefe de família, divórcios, separações são também indicados das alterações pela qual passa a vida família e socorre nos laços familiares das ambiguidades e dos conflitos, que muda o ponto de vista sociocultural. Marcam suas histórias e trajetórias. As mudanças que induzem separação entre produção e sexualidade foram construídas a partir da década de (1960). Em 1980 com os efeitos das novas tecnologias reprodutivas, houve a divulgação do DNA para identificação de paternidade que interferiram nas relações de homem e mulher, pais e filhos, família pobres, empregos estáveis, trabalhadores precários, moradias ruins com essas condições se tornem vulneráveis, os clico de desenvolvimento do grupo doméstico sobre tudo pela criação dos filhos, sem rupturas.

A desigualdade social por um lado acaba excluindo família brasileira, jovens e crianças acabam não fazendo parte de suas famílias. A família nem sempre fez o seu papel de promover proteção e cuidados, Vimos muitos casos de abusos sexuais acontecendo nas famílias. Também aumentaram os desafios para manter a relação entre familiares. E com isso os obstáculos da vida contemporânea trouxeram longas jornadas de trabalho, fazendo com que o tempo com a família diminua, trazendo assim o enfraquecimento dos laços familiares.

MATRICIALIDADE SOCIO FAMILIAR

Os temos dos direitos sociais assegurados pelo Estado democrático de um lado e por outro a crise econômica, denominaram transformações fundamentais na esfera privada e no papel da família.

Pelas fortes pressões de exclusão sócio cultural nas famílias mostrando suas fragilidades e contradições como espaço privilegiado e insubstituível de proteção e socialização primaria provedora de cuidados aos seus membros que também precisa do mesmo, que tem direitos que o estatuto da criança e do adolescente da organização da Assistência social e o Estatuto do idoso. Independentemente dos formatos das famílias ela e mediadora das relações entre o publico e o privado. Não pode se desconsidera que ela se caracteriza como um espaço por ser marcado por conflitos e desigualdade¸ nas sociedades capitalistas a família e fundamental.

Podemos dizer que estamos diante de uma família, quando estamos diante de um conjunto de pessoas que se andam unidas por laços sanguíneos ¸afetivos da solidariedade com isso o conceito de família separou-se a referencia de tempo e de lugar ao conceito familiar.

A importância da família e quando nos reconhecemos que a família e a base da sociedade e que tem especial proteção do Estado. Ortigo 16 da declaração dos direitos humanos que traduz familiar como núcleo natural e fundamental da sociedade.

Hoje e muito discutido sobre a desproteção das famílias brasileiras e suas condições de vida¸ tornando-se as famílias cada vez menores, com essa transformação do aspecto positivo e negativo desencadeiam a fragilização dos vínculos.

A vulnerabilidade a pobreza esta relacionada não apenas aos fatores da economia e com isso aumenta a exigência aos fatores das famílias estratégias de relações entre seus membros para sobreviverem. Por isso a importância da politica de Assistência Social. Como direito a cidadania, além disso, a diversidade sócia cultural das famílias.

A centralidade da família e garantida à medida dá assistência Social, com base nas necessidades dos familiares. Além disso, a assistência Social interfere em outras politicas sociais as publica de saúde, educação, cultural esporte emprego habitação entre outras para que todos os indivíduos e famílias tenham um serviço de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com