TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os avanços e desafios da intervenção profissional do Serviço Social junto ao Hospital Regional

Por:   •  13/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.379 Palavras (14 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 14

TEMA Os avanços e desafios da intervenção profissional do Serviço Social junto ao Hospital Regional

DELIMITAÇÃO DO TEMA OU CONTEXTUALIZAÇÃO

O município de Paranaguá conta com uma população estimada de 150.000 habitantes. A população em 2010 era de 140.469 habitantes, segundo dados do IBGE/Cidades (Schemell,2015) Possui uma área de 826.675 km². O município caracteriza-se por ser uma área portuária, onde se localiza o Porto Dom Pedro II, inaugurado em 1935, que mudou o perfil econômico da região, sendo considerado o segundo maior em volume de exportações e o primeiro da América Latina em movimentação de grãos. O Indice de Desenvolvimento Humano do Municipio (IDHM) do município foi de 0,750 em 2010 ( Schemell, 2015) Paranaguá conta com 41 estabelecimentos de saúde, 25420 matrículas no ensino fundamental e 7.847 matrículas no ensino médio em 2012. População alfabetizada de 122.364 e uma incidência de pobreza de 46,29% (IBGE, 2015).

Nesse contexto, o Hospital Regional do Litoral (HRL), jurisdicionado à Secretaria de Estado da Saúde, possui uma área de 12.000 m² e uma área construída de 10.000 m² ( Schemell,2015) É o hospital de referência para o atendimento médico assistencial no Litoral do Paraná, atendendo os pacientes oriundos dos Municípios do Litoral (Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba), para os serviços de urgência e emergência; bem como todas as vítimas acidentadas na BR-277 no trajeto entre o pedágio e o litoral.

A natureza do atendimento é 100% SUS, o paciente recebe todos os atendimentos, desde a consulta inicial no Pronto Socorro, até os procedimentos cirúrgicos e internamento na UTI, caso seja necessário. Possui para esses atendimentos 181 leitos distribuídos em unidades.

A seguir, indicamos as unidades de atendimento do HRL:

O Pronto Socorro

O Pronto Socorro é a porta de entrada do usuário que procura por atendimento. Existem dois fluxos de atendimento no Pronto Socorro.

A primeira quando o usuário faz procura espontânea. Ele entra pela recepção do Pronto Socorro na qual faz uma ficha de atendimento e aguarda a triagem, que é realizada por um profissional enfermeiro. Em seguida, o profissional enfermeiro avisa o médico que está de plantão que tem uma avaliação. O médico faz a consulta e encaminha para exames e prescreve medicamentos. Após, o paciente é reavaliado pela clinica médica para avaliar se o paciente vai permanecer em observação médica no Pronto Socorro, se vai ter alta médica ou vai ficar internado para alguma especialidade.

Quanto ao atendimento prestado via central de regulação do Servico de Atendimento Movel o SAMUo médico do SAMU faz o contato com o médico que está no plantão de acordo com a enfermidade que o paciente apresenta. O caso é discutido via telefone e o médico de plantão decide se vai receber o paciente ou não. Quando recebe o paciente ele entra pela emergência do Pronto Socorro e o seu familiar é orientado pelo profissional enfermeiro para ir até a recepção do Pronto Socorro para fazer a ficha inicial do paciente.

Dependendo da situação clínica do paciente, havendo maior gravidade que necessite de oxigenoterapia e considerado graves é atendido na emergência e os pacientes de menor complexidade então e recebido pelo enfermeiro responsável do plantão e após aguarda no corredor pelo atendimento do profissional médico que o aceitou via regulação do SAMU ele recebe os primeiros atendimentos de suporte médico de acordo com a especialidade que o recebeu. São solicitados exames laboratoriais e de imagem. O paciente que necessitou ir para a emergência permanece nela até ter condições de ir para a enfermaria. (Schemell,2015)

O Centro Cirúrgico (CC)

Os pacientes que são encaminhados para o Centro Cirúrgico chegam ao Hospital e são avaliados pelo profissional médico cirurgião, na sala de emergência do Pronto Socorro.

Geralmente chegam ao Hospital pela Central de Regulação do SAMU,o primeiro atendimento é feito pela enfermagem até que o profissional médico que o aceitou possa avaliá-lo. Quando estão acompanhados de seus familiares, o profissional enfermeiro solicita que se dirijam até a recepção do Pronto Socorro para fazer a ficha de atendimento do paciente. Caso o paciente esteja sem acompanhante familiar são colhidas pelo profissional enfermeiro informações junto à equipe do SAMU que está trazendo o paciente. Os familiares são orientados a permanecer na recepção do Centro Cirúrgico para obterem notícias com profissional médico cirurgião. ( Schemell, 2015)

O posto de internamento cirúrgico (P3)

Os pacientes que deram entrada pelo Pronto Socorro e que necessitam de intervenções cirúrgicas são encaminhados para o atendimento no Posto 3. Eles podem vir do Pronto Socorro como também do Centro Cirúrgico. São pacientes que necessitam de acompanhantes pela situação de cuidados pós-cirúrgicos e permanecem por um tempo maior em internamento. Os familiares permanecem como acompanhantes (Schemmel,2015)

Unidades de Terapia Intensiva I e II

Os pacientes acometidos de acidentes e traumas ou com doenças infecto contagiosas são atendidos na UTI. Os pacientes são encaminhados da emergência do Pronto Socorro e das unidades de internamento como pediatria, posto 1(clinica médica),posto 3(pós-cirúrgico) e também do Centro Cirúrgico quando estes necessitam de cuidados intensivos. Os pacientes não ficam com acompanhantes e por esse motivo existem dois horários de visitas onde os familiares se revezam para receber informações. (Schemmel,2015)

O Posto de internamento clínico (P1)

O P1 é a enfermaria que recebe os pacientes que estavam no Pronto Socorro e que estão internados de acordo com as diferentes patologias clínicas. Os pacientes são encaminhados com a ajuda dos técnicos de enfermagem que alocam os pacientes nas enfermarias que são de três leitos. Os pacientes com idade acima de 60 anos precisam ter acompanhantes por orientação do Estatuto de Idoso (Lei nº. 10.741/2003) (Schemmel,Marlene), pacientes que são acamados também necessitam de acompanhantes, permanecendo como os próprios familiares que se revezam entre si. (Schemmel,2015)

Centro Obstétrico

O Hospital Regional do Litoral conta com um Centro Obstétrico onde as futuras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com